InícioPós-graduaçãoEngenharia CivilPós-graduação em Engenharia de Estruturas e Fundações: conheça

Pós-graduação em Engenharia de Estruturas e Fundações: conheça

Sobretudo, o avanço científico e tecnológico no setor das construções permitiu que a humanidade desse grandes passos em termos de crescimento urbano e infraestrutura. Atualmente, diversas edificações imponentes têm sido construídas para as mais diversas finalidades, seja moradia, trabalho ou lazer. 

Contudo, para que essas construções tenham êxito e sejam utilizadas com segurança, diversas etapas de avaliação, planejamento e execução devem ser realizadas. Um dos pontos principais é o trabalho com estruturas e fundações.

Neste post, você irá descobrir o que fazem os engenheiros estruturais e como se preparar para se tornar um profissional especializado nesta área. Confira!

Como é a pós-graduação em Engenharia de Estruturas?

O curso de Engenharia de Estruturas pode ser realizado como forma de pós-graduação, situada na área da Engenharia Civil. A pós nesta área é considerada do tipo lato sensu, ou seja, funciona como uma preparação profissional para que o aluno se especialize na área de estruturas. 

Ao longo do curso, são abordados fundamentos teóricos e sobretudo práticos, onde os alunos analisam situações e desafios recorrentes na carreira de engenheiro de estruturas. Desta forma, os pós-graduandos ficam por dentro dos fundamentos da Engenharia Estrutural a partir de uma visão ampla, conectando aspectos econômicos, regionais, históricos e técnicos na sua atuação.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, você não precisa ser engenheiro de formação para realizar uma pós-graduação na área. Neste caso, a única exigência é que se tenha um diploma de Ensino Superior, seja ele referente a um bacharelado, a uma licenciatura ou a um tecnólogo..

Desta forma, engenheiros e outros profissionais, como geólogos, arquitetos, tecnólogos em construções e gestores, podem aproveitar os conteúdos do curso de Engenharia de Estruturas.

Como funciona o curso de Engenharia de Estruturas EAD?

Igualmente, a especialização em Engenharia de Estruturas a distância é uma ótima opção para quem não possui flexibilidade no dia a dia para frequentar cursos presencialmente. No EAD, você pode estudar os conteúdos através da internet, direto de sua casa. 

Vale destacar, que o fato de você estudar de casa não significa que estude sozinho, pois utilizando a plataforma de ensino da sua faculdade, você pode interagir com colegas e professores. Além disso, algumas instituições oferecem serviços personalizados de tutoria e biblioteca online. Ou seja, tem toda a estrutura possível

Ah, e a especialização EAD vale tanto quanto a presencial, ok? Só é necessário, sempre, certificar se a instituição de ensino e o curso são reconhecidos pelo MEC. Gostou? Tem interesse pela modalidade? Então, conheça as especializações de Engenharia de Estruturas EAD aqui na Voomp!

Quanto tempo dura a pós-graduação em Engenharia de Estruturas?

A pós-graduação em Engenharia de Estruturas não costuma ser longa, o que é uma ótima notícia para quem deseja se capacitar de forma rápida e objetiva. Sendo assim, o curso pode servir tanto para quem quer fortalecer conhecimentos, como para quem deseja entrar em um novo campo de atuação, sem que para isso, fique parado no mercado de trabalho. 

Desta forma, você encontra cursos de Engenharia de Estruturas que duram entre seis e dez meses. Ou seja, em menos de um ano você pode vir a se tornar um especialista na área de estruturas, com um ótimo currículo. Interessante, não é mesmo?

Engenharia de Estruturas: quais são as matérias estudadas?

As matérias do curso de Engenharia de Estruturas visam fornecer ao profissional o conhecimento prático para atuar no segmento de estruturas e construções. São estudos que permitem que o aluno adquira as habilidades necessárias para realizar análises e elaborar projetos que utilizem estruturas e fundações.

No corpo de matérias da especialização, estão inclusos fundamentos de tecnologia, segurança, solos, materiais, estruturas e fundações. São elementos que, conectados, constituem a dinâmica de trabalho de um engenheiro de estruturas. 

Confira como são as matérias da pós-graduação em Engenharia de Estruturas e Fundações, ofertado pela faculdade Anhanguera!

  • Caracterização, propriedades geotécnicas e exploração do solo
  • Análises de fundações rasas
  • Dinâmica, ações e segurança das estruturas
  • Análise dos sistemas construtivos
  • Introdução à análise estrutural
  • Tecnologias das estruturas
  • Análises de fundações profundas
  • Fundamentos do projeto estrutural
  • O método dos elementos finitos e o uso de softwares na engenharia civil
  • Ambientação

Quanto custa o curso de Engenharia de Estruturas?

De modo geral, as carreiras na área da Engenharia são bastante prestigiadas no mercado de trabalho. Essa condição faz com que muitas pessoas acreditem que os cursos da área possuem valores altos. No entanto, na prática, não é bem assim. É possível se capacitar neste campo sem cometer excessos financeiros.

Muitos fatores influenciam no preço final de uma especialização, entre eles, podemos considerar, especialmente, a modalidade de ensino e a estrutura da instituição que oferece o curso. Desta forma, o ideal é encontrar um equilíbrio entre qualidade e preços acessíveis.

Em instituições como Anhanguera, o preço das mensalidades na especialização em Engenharia de Estruturas e Fundações EAD custa na média de R$ 150 a R$ 200. Ou seja, valores que cabem no seu orçamento. Mais do que um gasto, esses valores são um investimento na sua carreira profissional!

Engenharia de Estruturas: como é o mercado de trabalho?

O ramo da construção civil representa um dos segmentos mais aquecidos da economia nos últimos anos. Apesar das crises econômicas, o setor tem se mantido em crescimento e oportunizado ótimas carreiras para profissionais da Engenharia. 

No entanto, o crescimento do setor exige cada vez mais profissionais qualificados e à altura dos desafios da área. Portanto, ao se tornar um especialista em Engenharia de Estruturas, você tem um acréscimo muito grande no seu currículo, e evidentemente, abrirá portas muito interessantes.

Desta forma, o engenheiro estrutural pode atuar em lugares como construtoras, empreiteiras e indústrias de pré-moldados. São espaços onde o profissional irá atuar com projetos e execução de obras, levando em conta toda a sua carga de conhecimento sobre estruturas. 

E aí, o que você achou dessa área? Não perca tempo e invista na sua formação! Conte com a gente para seguir crescendo e dê um Voomp na sua carreira. Até a próxima! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.