InícioGraduaçãoEngenhariaQuanto ganha um engenheiro?

Quanto ganha um engenheiro?

Como formação e área de atuação, a Engenharia é uma das ciências mais diversas possíveis. Pensando rapidamente, é possível lembrar de diversos ramos da Engenharia: acústica, civil, química, mecânica, de produção. É verdade, algumas são bastante distintas umas das outras, no entanto, muitas se aproximam e dividem conhecimentos e habilidades em comum.

De forma geral, a Engenharia é um grande campo de conhecimento destinado à resolução de problemas matemáticos e tecnológicos que possibilitam o desenvolvimento da sociedade. Seja no ramo da computação ou na construção civil, as Engenharias proporcionaram diversos avanços em termos de segurança, eficiência e tecnologia

Tanto a faculdade como a profissão de engenheiro possuem uma longa trajetória, no Brasil e no mundo, ou seja, trata-se de uma das formações e carreiras mais tradicionais e valorizadas na sociedade. 

Para que você conheça um pouco mais sobre as carreiras na engenharia, preparamos esse conteúdo. A seguir, você descobrirá o que fazem os engenheiros, como construir uma carreira na área e qual a média de ganhos desses profissionais. Vamos lá conferir?

Quanto ganha um engenheiro?

Ao escolher a futura carreira, é comum que muitas pessoas levem em conta a remuneração que poderão conquistar no futuro. Esse é um dos principais incentivos que levam muitas pessoas a desejarem as Engenheiras, tornando os vestibulares na área bastante concorridos. 

O raciocínio não é errado, a carreira de engenheiro possui ótimas remunerações, independente de qual Engenharia você fizer. Obviamente, há diversas faixas salariais no segmento, que são influenciadas por fatores como jornada de trabalho, área de atuação e porte da empresa onde o profissional trabalha.

De acordo com a Lei 4.950-A, sancionada em 1966, o salário mínimo para profissionais egressos das Escolas de Engenharia são:

  • Para jornadas de 6h/dia: 6 salários mínimos;
  • Para jornadas de 7h/dia: 7,25 salários mínimos;
  • Para jornadas de 8h/dia: 8,5 salários mínimos.

No entanto, um ponto muito positivo da carreira é que os profissionais costumam receber acima do mínimo estipulado. Em áreas como Engenharia Naval, Elétrica e Industrial, a faixa salarial média fica em torno de R$ 10.000.

Resumindo, as diversas áreas da engenharia propiciam excelentes oportunidades profissionais, com ganhos que fazem jus a todo o seu esforço. 

Como é a profissão de engenheiro?

Utilizar soluções matemáticas, físicas e tecnológicas para resolver problemas do dia a dia na sociedade. Embora seja verdade, essa descrição não dá conta da complexidade da profissão de engenheiro. Aliás, das profissões. 

Em muitas ocasiões, além de trabalhar com questões práticas da engenharia, desenvolvendo soluções, a profissão exige que o engenheiro disponha de outras habilidades. Não são raros os momentos em que engenheiros devem exercer papel de liderança em cargos de gestão. Coordenar equipes e conduzi-las em busca de resultados é uma das principais atribuições.

Outro aspecto importante da profissão de engenheiro é o trabalho com projetos. Desde a realização de um planejamento, passando pela execução e acompanhamento das tarefas. O profissional da engenharia é responsável por garantir que um projeto obtenha sucesso, seja ele uma construção civil ou um projeto voltado ao setor industrial.

Enfim, a profissão de engenheiro pode ser considerada ao mesmo tempo desafiadora e recompensadora. Ela exige que o profissional mantenha-se atualizado, domine outras línguas, seja proativo e goste de alcançar resultados

Como se tornar um engenheiro?

O primeiro passo para você se tornar um engenheiro, independente da área, é realizar um curso de bacharelado em Engenharia. De forma geral, os cursos de Engenharia duram em média cinco anos e você ainda pode investir em algum curso de pós-graduação após a conclusão.

Além de obter o diploma, algumas especializações da área exigem que o profissional esteja registrado no Conselho Regional de Engenharia. Na área de Engenharia Civil, por exemplo, o cadastro é feito junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Cumprindo as exigências legais, são as suas habilidades que irão tornar você um engenheiro. O caminho até lá não é fácil e requer bastante empenho na busca pelos objetivos. Ter uma frequência de estudos para seguir aprendendo e se atualizando, assim como construir redes de relacionamento profissional são algumas das atitudes que você pode tomar. 

Outro ponto muito importante é investir no domínio da língua inglesa. Nas diversas Engenharias, o inglês é um idioma fundamental para aprender conceitos e realizar trabalhos. Da Engenharia Florestal à Engenharia de Software, o inglês estará sempre com você.

Invista em uma pós-graduação em Engenharia!

Cursos de Engenharia costumam dispor de ótimas estruturas, equipamentos e laboratórios. No entanto, é comum que na graduação a formação seja generalista, para que os alunos conheçam todas as áreas dessa ciência. Desta forma, a pós-graduação pode servir como uma forma de você se especializar ou então atualizar seus conhecimentos em uma nova área. 

Engenharia de Software, Engenharia de Qualidade e Engenharia de Transportes são algumas das especializações possíveis entre centenas de áreas de atuação. Com uma pós-graduação concluída, seu currículo fica muito mais atrativo e você se destaca no mercado de trabalho.

Ah, e você pode se especializar sem precisar sair de casa. Sabia que é possível cursar pós-graduação em Engenharia a distância? Aqui na Voomp, você confere diversas opções de pós-graduação EAD!

Engenharia: como é o mercado de trabalho?

Como demonstramos ao longo de todo o texto, existem diversas possibilidades de formação em Engenharia. Consequentemente, também existem diversos nichos de mercado para que os profissionais se insiram. Setores industriais, navais, petroquímicos e de tecnologia são alguns dos principais destinos, atualmente, de engenheiros.

Falando em tecnologia, algumas das áreas da Engenharia são consideradas muito promissoras e, com frequência, são mencionadas como profissões do futuro. Neste sentido, o mercado de trabalho para engenheiros que trabalham com computação, softwares e dados têm crescido cada vez mais.

De forma geral, as diversas profissões da engenharia encontram-se bastante consolidadas, com bons salários e possibilidades de ascensão na carreira. Com tantas opções para se especializar e espaços para trabalhar, agora é com você.

Qual área combina mais com o seu perfil? Siga acompanhando o blog da Voomp e fique por dentro de tudo sobre Engenharias, carreiras e mercado de trabalho.  Vamos crescer juntos! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.