InícioGraduaçãoAgronomiaCurso de Agronegócio: saiba tudo sobre!

Curso de Agronegócio: saiba tudo sobre!

O Agronegócio está por toda parte. É por meio do Agronegócio que são produzidas matérias-primas e produtos utilizados na fabricação de roupas, objetos e, principalmente, alimentos. Com tamanha importância, o Agro representa uma fatia significativa da economia e gera diversas oportunidades de emprego.

Neste post, descubra tudo sobre a faculdade de Agronegócio e como você pode entrar nesse mercado superaquecido. Vem com a Voomp!

Agronegócio: como é a faculdade?

O curso superior de Agronegócio tem como principal objetivo formar profissionais que irão atuar nas diversas frentes do mercado agrícola e agropecuário. Nesta faculdade, os alunos trabalham especialmente com questões relacionadas à produção no campo, o que inclui sua gestão, as inovações tecnológicas e o funcionamento do mercado do Agro.

A faculdade de Agronegócio é do tipo tecnólogo. Na prática, isso significa que o curso prioriza assuntos que farão parte da futura rotina profissional do estudante, não tendo tanto caráter acadêmico e de pesquisa.

Apesar de ser um curso voltado aos negócios, a formação nesta faculdade é bastante ampla e garante aos alunos uma visão geral e completa sobre as atividades rurais. Sendo assim, os estudos contemplam as diversas possibilidades de culturas, as legislações que regem o agronegócio e os aspectos sociais e ambientais da profissão.

O perfil dos estudantes costuma ser de gosto por inovação, negócios e empreendedorismo. Certamente, esta é uma ótima faculdade para quem curte trabalhar em busca de metas e resultados! 

Como é o curso de Agronegócio a distância?

Atualmente, muitos estudantes têm procurado saber como funcionam as faculdades a distância. Afinal, nem sempre é uma tarefa fácil estar presente na instituição de ensino para acompanhar as aulas. Conciliar estudos com compromissos familiares ou de trabalho requer certa flexibilidade, não é mesmo?

É justamente neste sentido que a modalidade EAD pode ajudar você a se formar no curso superior de Agronegócio. Você irá estudar as mesmas matérias do curso presencial, no entanto, a tecnologia será a sua grande aliada nos estudos.

No seu celular ou computador é só acessar as aulas, tarefas e materiais didáticos de forma online. E claro, você pode estudar no horário que melhor se encaixar com a sua rotina! E aí, achou interessante?

Conheça os cursos de Agronegócio EAD disponíveis aqui na Voomp!

O que se estuda na faculdade de Agronegócio?

O curso superior de Agronegócio, por ser do tipo tecnólogo, prioriza os estudos sobre questões práticas da profissão. Ou seja, durante a faculdade, as matérias abordam elementos mais técnicos em detrimento de pesquisas, como ocorre nas faculdades de bacharelado.

Desta forma, no curso de Agronegócio os estudos são direcionados para temas gerais como gestão, administração de negócios e planejamento. São assuntos que perpassam por toda a faculdade através de matérias como marketing, logística, economia, contabilidade e conhecimentos gerais sobre culturas do Agronegócio. 

Com estas matérias, os futuros profissionais recebem uma formação completa para atuarem em qualquer esfera do Agronegócio, seja com finanças, planejamento de produção ou consultoria de negócios. 

Confira as matérias que compõem a grade curricular do curso de Agronegócio da Faculdade Anhanguera!

  • Análise das Cadeias Agroindustriais Animais
  • Associativismo e Gestão de Cooperativas
  • Bovinocultura, Suinocultura e Avicultura
  • Comercialização de Produtos Agrícolas
  • Contabilidade do Agronegócio
  • Economia e Administração Rural
  • Estratégia Empresarial e Negociação
  • Fruticultura
  • Gestão de Qualidade na Agroindústria
  • Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas
  • Legislação Aplicada ao Agronegócio
  • Logística Agroindustrial
  • Logística e Gestão da Qualidade
  • Planejamento e Inteligência de Marketing
  • Política Agrícola
  • Processos Logísticos

Quantos anos dura a faculdade de Agronegócio?

O curso superior de Agronegócio tem duração de aproximadamente cinco ou seis semestres, dependendo da instituição de ensino. Esta é uma característica dos cursos do tipo tecnólogo, em que o aluno se capacita para atuar no mercado em um tempo menor de graduação. 

Em dois anos e meio, você deverá concluir todas as matérias obrigatórias da grade curricular, podendo realizar estágio e participar de diversas atividades, como palestras, workshops e oficinas. 

Dependendo da faculdade, você ainda deverá fazer o Trabalho de Conclusão de Curso nos últimos semestres, apresentando algum relato de experiência ou trabalho desenvolvido com as matérias aprendidas no curso durante a sua formação.

Quanto custa o curso de Agronegócio?

Muitas pessoas costumam achar que carreiras promissoras exigem uma formação em faculdades que custam altos valores, o que é um engano. O curso de Agronegócio é uma ótima prova disso.

Você sabia que pode se formar no curso superior de Agronegócio pagando mensalidades com preços menores que R$ 200? Em faculdades de ótima qualidade como Anhanguera, Unime, Unopar, Pitágoras e Unic, você encontra mensalidades que cabem no seu bolso e se prepara para trabalhar num dos setores mais aquecidos da economia. Interessante, não é mesmo?

Nem sempre valores baixos estão associados com má qualidade, assim como valores altos não são obrigatoriamente sinônimos de cursos melhores. Cursar Agronegócio em faculdades de ótimo custo-benefício é perfeitamente possível!

Me formei em Agronegócio: o que esperar do mercado de trabalho?

Um dos pontos positivos da faculdade de Agronegócio é que ela prepara os profissionais para atuarem nos mais diversos cargos e segmentos do Agro. Ou seja, você pode trabalhar com gestão de pessoas, administração de propriedades rurais, planejamento de logística, gestão financeira, entre outras funções. A lista é grande e não termina por aí!

Marketing, pesquisa, inovação, empreendedorismo… oportunidade é o que não falta nesta área! Outro aspecto interessante é que a formação permite que você atue tanto em pequenos negócios como em grandes agroindústrias. No fim, a melhor oportunidade será aquela que mais combina com o seu perfil profissional.

Ah, e você também pode fazer uma pós-graduação como um MBA em Agronegócio. É uma ótima maneira de você prosperar na carreira, aumentar suas chances de promoção e conseguir os melhores salários. 

E aí, que tal dar o próximo passo na sua carreira? Acreditamos no seu potencial e somos parceiros da sua (r)evolução. Conte com a Voomp para expandir seus horizontes, até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.