Quanto ganha um contador?

No Brasil, com exceção de Microempreendedores Individuais (MEI), qualquer empresa que possua um CNPJ deve contar com os serviços de um contador. Neste momento, muitos empreendedores podem se perguntar: afinal, por que devo ter um contador?

Muito mais do que uma obrigação, os serviços contábeis são peças fundamentais no gerenciamento financeiro de uma organização, desde a sua criação. Organizar orçamentos, realizar balanços patrimoniais e acompanhar as movimentações tributárias são algumas das tarefas de um contador no meio empresarial.  

Sem o devido serviço de contabilidade, uma empresa pode encontrar diversos problemas no seu funcionamento, assumindo riscos indesejáveis para a saúde financeira. Ou seja, podemos perceber que o cargo de contador é realmente importante, não é mesmo?

Vamos conhecer um pouco mais sobre como é o trabalho de um contador? Continue a leitura aqui no blog da Voomp e descubra o que faz um contador, qual o salário médio e como entrar nesta carreira!

Qual o salário médio de um contador?

Existem diversos cargos da área da contabilidade no mercado de trabalho, destinados a diferentes especificidades e níveis de experiências. Desta forma, antes mesmo de você se tornar um contador, é possível que atue em outros cargos, como auditor ou perito contador.

Assim, como costuma ocorrer em diversas carreiras, a tendência é que os profissionais recebam salários maiores à medida que adquirem experiências na profissão. Além disso, a realização de pós-graduações também é um fator que conta para que o profissional conquiste salários maiores.

Vale destacar que cada Estado é responsável por definir o piso salarial dos contadores, ou seja, o salário mínimo que o profissional registrado no Conselho Regional de Contabilidade deve receber. Em São Paulo, por exemplo, o piso salarial em 2022 é de R$ 5.158,18. A média de salários, no entanto, chega à faixa de R$ 5.500.

Como mencionamos, essas são apenas algumas médias. É possível obter ganhos extras conforme o bom desempenho particular e da empresa. Muitas organizações possuem metas e objetivos que, quando alcançados, significam recompensas financeiras para os profissionais. Interessante, não?

O que faz um contador?

O contador é o profissional que lida com movimentações e obrigações financeiras, sejam elas de pessoas físicas ou de organizações. Com seus conhecimentos especializados, o profissional da contabilidade é responsável por, entre outras coisas, controlar o fluxo de caixa, realizar a escrituração de livros contábeis e gerenciar o cumprimento de obrigações fiscais e tributárias.

Na prática, o profissional atua garantindo a saúde financeira e a eficiência no uso de recursos. Justamente por lidar com a parte financeira, é muito comum que contadores participem de espaços de análise e tomada de decisão no meio corporativo. São momentos em que o contador possivelmente irá atuar em conjunto com gestores.

Com o trabalho contábil bem feito, o profissional evita diversos transtornos para as empresas. Por exemplo, o aumento de burocracia para realizar procedimentos, o endividamento por falta de planejamento, ou então, problemas de ordem tributária

Além de atuar no meio organizacional, os contadores prestam diversos serviços para pessoas físicas. Afinal, pessoas comuns também possuem obrigações e demandam organização nas suas finanças. 

Como se tornar um contador?

Para que o profissional se torne apto para desempenhar as funções que demonstramos aqui, é necessário investir especialmente na sua formação. Afinal, tratando-se de um cargo com tamanha importância, o mercado tem valorizado profissionais com bons currículos.

Antes de chegar ao cargo de contador, o primeiro passo é obter um diploma de bacharelado em Ciências Contábeis, onde você já pode entrar neste mercado através de estágio. Outro ponto importante é adquirir experiências profissionais. Existem diversos cargos na área da contabilidade que podem impulsionar os profissionais ao cargo de contador.

Por fim, ainda existem as exigências legais para que o profissional possa exercer a função de contador. Desta forma, é necessário realizar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e adquirir registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

E claro, também é interessante que você tenha gosto pela área e valores que a carreira exige, como organização, proatividade e responsabilidade. Fique à vontade para conhecer os cursos de graduação em Contabilidade aqui na Voomp e dar o primeiro passo para se tornar um contador!

Como é o mercado de trabalho na área da Contabilidade?

O mercado de trabalho para contadores é bastante amplo e com diversas possibilidades de atuação profissional. Além de prestar serviços de contabilidade de forma geral, o profissional pode se dedicar a uma área exclusiva da carreira, como contabilidade de custos, auditorias ou contabilidade tributária.

A obrigatoriedade dos serviços contábeis nas empresas faz com que o mercado seja bastante movimentado e com muita demanda pelos profissionais da área. Neste caso, é possível atuar tanto em uma empresa, de forma direta, ou prestar serviços a partir do seu próprio escritório de contabilidade.

Além do setor empresarial, há uma boa demanda de contadores por parte de pessoas físicas, o que representa uma grande parcela interessante do mercado de trabalho. Outra possibilidade é atuar em instituições públicas. Hospitais, universidades, bancos, enfim, são muitos os órgãos públicos que contam com profissionais da contabilidade. E você, onde deseja atuar? Comece agora mesmo a sua jornada para entrar nessa carreira! Conte com a Voomp e vamos caminhar juntos em direção ao seu sucesso profissional. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.