InícioGraduaçãoCiências ContábeisFaculdade de Ciências Contábeis: saiba tudo sobre!

Faculdade de Ciências Contábeis: saiba tudo sobre!

Planejar e gerenciar as finanças é algo essencial, tanto para a organização pessoal quanto para empresas e instituições. Você sabia que o controle e gerenciamento de contas é uma das especialidades de quem cursa Ciências Contábeis?

Para saber mais e como é a formação desses profissionais, acompanhe o conteúdo que preparamos para você! 

Como é a faculdade de Ciências Contábeis?

A faculdade de Ciências Contábeis, apesar de trabalhar com muitos números e cálculos, está situada no campo das Ciências Sociais Aplicadas. Essa classificação ocorre em razão dos diversos aspectos sociais que estudantes e profissionais de contabilidade devem levar em conta no seu trabalho, como o funcionamento do mercado e a situação política.

Sendo assim, o perfil do formando de Ciências Contábeis deve ser de alguém com boa organização, que consiga se atualizar e dominar novas ferramentas de trabalho, com interesse em trabalhar com números e com uma visão ampla, que permita analisar contextos.

Ao longo da graduação, o estudante irá receber uma formação geral sobre conceitos e teorias contábeis, que são aplicadas em diversas práticas e avaliações. Há também a possibilidade de se especializar em algum ramo da contabilidade, tanto com o direcionamento dos estudos em projetos de pesquisa como em uma eventual especialização. 

A conclusão do curso confere o grau de bacharelado em Ciências Contábeis, podendo ser realizado nas modalidades presencial, semipresencial e ensino a distância (EAD).

Quanto tempo dura a faculdade de Ciências Contábeis?

A formação de um profissional contador tem duração de aproximadamente oito  semestres, ou seja, quatro anos. Neste período, o estudante cursa as matérias obrigatórias e pode participar de outras atividades, como congressos acadêmicos, grupos de pesquisa, ensino e extensão. 

O estágio também é uma etapa importante, na qual o aluno começa a se familiarizar com o mercado de trabalho e a rotina de sua futura profissão. O estágio é obrigatório, deve ser supervisionado por um professor e permite que desde cedo você construa sua rede de relacionamentos de trabalho.

Já no Trabalho de Conclusão de Curso, que também é obrigatório no final da graduação, o aluno tem três possibilidades. Pode ser uma monografia, sobre algum tema de interesse das Ciências Contábeis, um relato de pesquisa em projeto de iniciação científica ou a apresentação de experiências em atividades desenvolvidas no curso.

O que é estudado na faculdade de Ciências Contábeis? 

Na faculdade de Ciências Contábeis, você encontrará estudos sobre temas próprios da área, mas também com muita interdisciplinaridade. Neste curso, você encontrará tópicos sobre Direito, Administração, Ciências Sociais e Matemática. São temas que garantem uma formação geral e completa para o estudante. 

Ao se aprofundar na área da contabilidade, o estudante lidará com conteúdos teóricos e técnicos sobre a prática do contador, que envolve o conhecimento de leis, elaboração de relatórios e pareceres e o gerenciamento de informações contábeis. O currículo é dividido em três etapas: 

Formação Básica: trata do estudo de temas introdutórios, interdisciplinares, que garantirão ao estudante a base para o aprofundamento no serviço contábil. São temas como Introdução à Contabilidade, Economia e Estatística. 

Formação Profissional: nesta categoria, estão incluídos estudos específicos sobre as diversas teorias e metodologias da contabilidade. É o momento em que os alunos se aprofundam em questões financeiras, gerenciamento, patrimônios e auditorias. 

Formação Teórico-Prática: trata-se da parte prática da graduação, o que engloba o estágio e as atividades avaliativas em laboratórios, nas quais o graduando deve demonstrar domínio com softwares que auxiliam no trabalho contábil.

Quanto custa a faculdade de Ciências Contábeis? 

Cursos de graduação podem ser realizados em turnos diurno e noturno, em modalidades presencial, semipresencial e EaD, em faculdades do interior ou de capitais. Portanto, há muitos fatores que influenciam no preço de uma graduação. 

A boa notícia é que a faculdade de Ciências Contábeis não é das mais caras para o bolso. Na modalidade presencial, o valor tem média pouco maior de R$ 750. Já nas ofertas de cursos a distância, o valor cai consideravelmente, uma vez que você não utiliza a estrutura física da universidade. Com menos de R$ 200 por mês, você pode começar a realizar seu sonho de cursar esta graduação em boas faculdades. 

Ainda vale ficar de olho em oportunidades como o FIES, onde você pode pagar sua faculdade após a formatura, e o PROUNI, que oferece bolsas parciais e integrais para alunos de baixa renda. Se você mandar bem no ENEM ou no vestibular, pode conseguir alguns descontos também. 🙂

Graduação concluída: onde posso trabalhar como contador?

O trabalho desenvolvido pelo contador é necessário em muitos setores da sociedade. Afinal, a organização de recursos é fundamental em instituições de diversos gêneros, bem como para indivíduos com obrigações financeiras. 

Tanto em empresas privadas quanto públicas, contadores podem atuar em setores administrativos e financeiros. Atividades de tesouraria, planejamento corporativo e auditorias fazem parte da rotina. No serviço público, especialmente, os contadores são essenciais para atuar com destinação de recursos e prestação de contas. 

O leque de empresas é bem amplo. Contadores encontram oportunidades em instituições financeiras, na indústria, no comércio e na prestação de serviços. A formação ainda permite que você empreenda e monte seu próprio escritório de contabilidade, prestando serviços tanto para instituições como para pessoas físicas. Deste modo, o contador pode prestar serviços de consultoria, orientando seus clientes, corrigindo contas e organizando obrigações financeiras. E aí, curtiu nosso conteúdo? Esperamos que você tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre a formação em Ciências Contábeis! Aqui na Voomp, queremos fazer parte da sua (R)evolução! Até breve. 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.