InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoCursos para quem gosta muito de Matemática

Cursos para quem gosta muito de Matemática

Caso você seja uma pessoa que gosta muito de matemática, existem diversos cursos de graduação para seu perfil. Mesmo que a matéria não seja a preferida dos brasileiros.

Profissões que envolvem muitos cálculos precisam de pessoas que tenham paixão pela área. Então, a seguir, saiba quais são os cursos que envolvem a Matemática.

Como é um curso para quem gosta muito de Matemática?

Essa graduação é indicada para quem gosta muito de Matemática e, por sua vez, possui curiosidade sobre a Ciência. Ou seja, não se contenta apenas em chegar ao fim do problema, e sim entender a fundo o sentido de cada fórmula e seus resultados.

Estrutura do curso de Matemática

Há dois tipos de títulos para o curso de Matemática. Então, são eles:

  • Licenciatura – que prepara o professor;
  • Bacharelado – para quem deseja atuar em outras áreas.

Para os licenciados, a carga horária é maior, por incluir matérias ligadas ao ensino e áreas humanas. Além disso, tem os estágios obrigatórios em escolas. Já o bacharel tem foco maior em disciplinas únicas da Matemática.

Perfil do aluno que gosta muito de matemática

Em geral, quem gosta muito de Matemática resolve problemas e entende conceitos de forma fácil. Além disso, aplica as técnicas e meios envolvidos para essa resolução. Com isso, constrói argumentos com base na lógica.

A maioria dos alunos que se forma opta pela carreira docente, tornando-se professores. Enquanto a minoria segue a acadêmica, que envolve dar aula e fazer pesquisas em faculdades.

Dificuldades

Não basta resolver cálculos de forma fácil para ter sucesso no curso de Matemática. Isso porque, expressar, organizar e justificar suas ideias com base em traços e conceitos são essenciais. Na maioria das vezes, isso não é visto no ensino médio.

Disciplinas básicas para gosta muito de matemática

As disciplinas são aplicadas tanto para os licenciados quanto para o bacharel. Então, se você gosta muito de Matemática, as principais são:

  • Introdução à Teoria dos Números;
  • Vetores e Geometria;
  • Cálculo Diferencial e Integral.

Elas são a base de saber do curso, seja qual for a carreira que você irá seguir depois da sua conclusão.

Confira, a seguir, um pouco sobre as atividades práticas e o trabalho de conclusão. Confira também os estágios para cumprir toda a carga horária do curso.

Atividades práticas para quem gosta muito de Matemática

Quem decide ingressar no estudo da Matemática como licenciado deve cumprir um estágio com supervisão. Por exemplo, em escolas de educação básica. Além disso, deve ajudar os colegas com mais dificuldade durante o curso.

Por outro lado, quem opta por ser bacharel, costuma ajudar alunos mais novos e participar de programas como o Programa Especial de Treinamento (PET). No entanto, o estágio não é obrigatório nesse formato de graduação.

Trabalho de conclusão do curso

O TCC pode ser apresentado em diversos modelos. Assim, veja os principais formatos para você que gosta muito de Matemática:

  • Monografia;
  • Vídeo;
  • Software;
  • Material didático.

Apesar dos diferentes modelos, o conceito é o mesmo para todos os alunos. Ou seja, criar uma pesquisa voltada para a área da Matemática com a ajuda de um docente. Aliás, pode ser um produto acadêmico ou técnico.

Áreas de atuação para quem gosta muito de Matemática

Licenciados atuam como professor de Matemática da educação básica, como ensino fundamental e médio. Atuam ainda em escolas técnicas ou ensino para jovens e adultos. Além de continuar os estudos na pós-graduação.

Já o bacharel atua em mercados de trabalho como o financeiro ou de serviços na área de informática, por exemplo. São setores, portanto, para quem gosta muito de Matemática.

6 profissões para gosta muito de Matemática

Agora que você já sabe como é o curso e suas principais disciplinas, confira, a seguir, as 6 principais profissões que você pode exercer depois de formado.

Ciências Contábeis

Uma opção para quem se interessa por cálculos complexos, que são usados nas áreas da Economia, Administração e Finanças.

O profissional é responsável por gerir dados financeiros das empresas em que atua. Além disso, ter ética e compromisso para atender às demandas dentro das leis vigentes. Portanto, é um curso para quem gosta muito de Matemática.

Ciência da Computação

Caso o seu interesse, além dos números, seja entender como funcionam hardwares e softwares, esse curso é uma ótima opção. Afinal, nele você irá contar com disciplinas como:

  • Métodos dos Números;
  • Modelo de Dados;
  • Inteligência Artificial.

Devido ao avanço da tecnologia é um mercado em crescimento e que atende a diversas áreas da sociedade. Então, o profissional dessa área é muito concorrido.

Matemática

Estudar a natureza dos números, bases matemáticas e suas teorias são, portanto, os principais pontos do curso de Matemática. Nesse sentido, esse profissional pode atuar como professor ou pesquisar na área, e aprende algumas disciplinas como:

  • Lógica Matemática;
  • Teoria dos Números;
  • Física Geral.

Para quem gosta muito de Matemática, ao concluir os estudos, pode cursar um mestrado ou doutorado. Assim, pode dar aulas, por exemplo, em instituições de ensino superior.

Arquitetura e Urbanismo

Não é um curso da área de exatas, mas usa a base Matemática em várias disciplinas na sua grade. Então, entre elas estão:

  • Desenho;
  • Mecânica;
  • Gestão de Projetos.

É uma profissão muito criativa e trabalha como desenhos técnicos e exige, portanto, muito saber na área de Geometria. Além disso, atua com projetos e construções voltadas para as questões ambientais.

Automação Industrial

Robótica e elementos de automação são os principais meios para quem ingressar nessa carreira. Com isso, o profissional aprende a projetar máquinas úteis para a indústria e precisa de disciplinas como:

  • Robótica;
  • Eletrônica Digital e Industrial;
  • Desenho Técnico.

Conceitos de Física e TI fazem parte da rotina desse profissional que gosta muito de Matemática. Portanto, é obrigatório saber fórmulas nesse tipo de carreira.

Engenharia Mecânica

Uma das carreiras mais bem pagas do mercado. Isso porque trabalha com a criação de máquinas, gestão de setores de produção, vendas e pesquisas. Então, nessa área precisa estudar:

  • Química Geral;
  • Metrologia;
  • Termodinâmica.

Capacidade de raciocínio lógico, liderança e habilidade de pensar de forma 3D são características de quem atua nesse setor.

Áreas para quem gosta muito de Matemática

Há contradições no Brasil quando falamos de Matemática, isso porque, temos grandes nomes que se tornam referência internacional na área. Enquanto isso, os jovens terminam a escola sem saber as operações básicas.

De qualquer forma, se gosta muito de Matemática e quer ingressar na área, tem que se dedicar ao setor. A pessoa deve lembrar que, além dos números, desperte o seu interesse no aprendizado contínuo e te motive a crescer na carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.