InícioGraduaçãoAgronegócioAgronegócios: como conseguir um estágio?

Agronegócios: como conseguir um estágio?

Estagiar é um desejo da maioria dos estudantes que pensa em ingressar em uma universidade. Alguns cursos obrigam os alunos a realizarem estágio, mas, normalmente, são eles que querem experiência na futura área de atuação. E quem quer trabalhar com agronegócios precisa fazer o que para conseguir um estágio?

Para tirar essa e outras dúvidas sobre estágios no agronegócio, a equipe da Voomp preparou este post especial. Aqui, vamos falar sobre por que buscar um estágio, possibilidades do setor para estudantes, quais cursos são mais indicados para estagiar na área, entre outras informações.

Então tire um tempinho pra essa leitura, concentre-se nos estudos como nunca e tenha uma excelente leitura!

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o curso de agronegócios

Por que fazer um estágio?

Esta é uma pergunta que não tem apenas uma resposta. Mas não é por isso que não vamos te apresentar diversos motivos para fazer um estágio. Principalmente, na área de agronegócios.

Muitos alunos buscam estagiar para sentir na pele o dia a dia de trabalho da profissão que escolheu. Porém, existem alunos que querem um estágio para tentar bolsa de estudos paga pela empresa.

Mas, em termos práticos, os estudantes buscam um estágio para:

Ganhar experiência profissional

Em geral, os estudantes que buscam um estágio sofrem com uma exigência impiedosa do mercado: ter experiência. E é nessa hora que você pensa: como ter experiência se acabei de entrar na faculdade?

Sim, você tem razão. E um estágio vai permitir que você ganhe experiência e conhecimento na prática. Essa vivência profissional em tempos de faculdade é fundamental para se colocar no mercado de trabalho após a conclusão do curso que você escolheu.

Além disso, as empresas valorizam muito mais quem já teve contato com as atividades diárias de determinada profissão. Ou seja, logo que entrar na faculdade, vá atrás de um estágio.

Conhecer a rotina de trabalho em agronegócios

Você pode ter entrado na faculdade dos sonhos e no curso que sempre desejou. Mas só a “mão na massa” te fará ter certeza da profissão escolhida. Assim, um estágio mostrará a realidade daquilo que te espera no futuro de sua carreira.

Assim, você pode levantar os prós e contras da rotina de trabalho e decidir se é isso que quer fazer da vida. Dessa forma, a satisfação profissional pode estar mais perto de você. Afinal, quem faz o que gosta não trabalha e, sim, se diverte e cresce ganhando dinheiro.

E nos agronegócios as possibilidades são inúmeras, assim como os cursos de graduação que permitem você trabalhar com os produtos do campo brasileiro.

Colocar a teoria em prática

Um dos benefícios do estágio é vivenciar situações reais, utilizando o conhecimento absorvido em sala de aula na prática. Dessa forma, além de desempenhar você contribui com os resultados da empresa.

E mais do que praticar a teoria aprendido, você também conhece como funciona o mundo corporativo. Essa experiência certamente será útil quando precisar enfrentar o mercado de trabalho.

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Agronegócios

Ampliar o networking

Ter um bom relacionamento com colegas de trabalho e de profissão é fundamental em todos os ramos de atividade. E se você fizer isso logo quando começar a estagiar, certamente aumentará suas oportunidades ao longo da carreira.

No estágio, o estudante tem contato com profissionais mais experientes, como gestores, clientes, fornecedores e colaboradores mais antigos. São essas pessoas que poderão fazer a diferença em sua vida profissional.

Então, sempre mostre interesse pelo trabalho e busque ter uma boa relação profissional, e pessoal, com quem trabalha com você.

Quebrar a barreira do primeiro emprego

Entrar no mercado de trabalho é um grande desafio para todos que estão na faculdade. Não ter experiência pode ser um fator complicador na conquista de um estágio.

Mas muitas empresas veem no estagiário uma oportunidade de investir em profissionais talentosos que podem trazer grandes resultados futuros. E, para isso, o estudante precisa demonstrar compromisso e vontade de crescer na carreira. Afinal, ele será cobrado por sua atuação.

Conquistar o primeiro salário

Conseguir um estágio representa demais para o estudante. Significa conquistar o primeiro emprego e, consequentemente, o primeiro salário da carreira, chamado de bolsa-auxílio.

Com seu próprio dinheiro, o estagiário pode planejar melhor seu crescimento profissional, realizando cursos de aperfeiçoamento. Além disso, dá maior liberdade para o estudante tocar sua vida com mais tranquilidade. Afinal, o dia a dia de um estagiário não se limita a estudar e trabalhar. É preciso momentos de diversão e entretenimento, não é verdade?

Ser efetivado

Conseguir um estágio mantendo a dedicação nos estudos e trabalho é meio caminho andado para um formando ser contratado efetivamente. Aliás, isso é uma prática comum no mercado e até uma preferência das empresas. Isso porque a empresa já conhece seu colaborador e vice-versa.

Ser contratado após o término do estágio garante um salário melhor, uma segurança maior e aumenta as chances de crescimento dentro da empresa. Mas, caso a efetivação não aconteça, o ex-estagiário estará preparado para encarar o mercado de trabalho como um profissional já experiente.

Considerações finais para quem busca estágio

Atualmente, os estagiários nutrem grande empatia por parte das empresas de agronegócios, independentemente de ramo de atuação ou porte. Aquela figura “folclórica” do estagiário que comete erros infantis e existe para fazer o trabalho que ninguém quer é coisa do passado.

Pensar em conseguir um estágio não deve criar mais dúvidas na cabeça do estudante. Pelo contrário. Um estágio é uma das decisões mais acertadas que você pode tomar.

Centenas de empresas e entidades do agronegócio têm programas de estágio muito vantajosos para os estudantes, como a Embrapa. Então faça sua pesquisa, corra atrás e aumente suas chances de sucesso na carreira profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.