InícioGraduaçãoAgronegócioAs profissões mais promissoras do Agronegócio

As profissões mais promissoras do Agronegócio

Atualmente, o movimento de jovens que buscam profissões que os levem a trabalhar no campo é muito grande. Por isso, as profissões e os cursos do Agronegócio tem se tornado cada vez mais procurados e estão em alta. Porém, muitos jovens têm o desejo de trabalhar nesse ramo, mas não sabem quais são os cursos que permitem essa migração para o campo.

Fizemos uma lista com as profissões mais promissoras do Agronegócio. Além disso, também vamos te explicar um pouco mais sobre cada uma delas, além de explicar como seguir cada uma dessas carreiras.

Sendo assim, as principais profissões do Agronegócio que tem demonstrado grande potencial de crescimento, e por isso são consideradas muito promissoras, são:

  • Agronegócio
  • Agronomia
  • Engenharia de Produção
  • Médico Veterinário
  • Zootecnista

Agronegócio

Engana-se quem pensa que não existe um curso específico para o Agronegócio. A faculdade Anhanguera, uma das instituições que compõem o grupo Kroton, oferece o curso de Tecnólogo em Agronegócio. O curso é dividido em seis semestres, ou três anos. Além disso, oferece matérias que vão capacitar o aluno a atuar nas mais diversas áreas do agronegócio.

As principais disciplinas do curso são:

  •  Análise Das Cadeias Agroindustriais Animais
  •  Bovinocultura, Suinocultura E Avicultura
  •  Cadeias Produtivas
  •  Comercialização De Produtos Agrícolas
  •  Contabilidade Do Agronegócio
  •  Economia E Administração Rural
  •  Fruticultura
  •  Geografia Agrária
  •  Gestão De Recursos Hídricos E Bacias Hidrográficas
  •  Gestão De Resíduos Sólidos
  •  Política Agrícola

Sendo assim, para o jovem que deseja trabalhar em empresas de agropecuária, o curso oferece todas as ferramentas que ele necessita para aprender a lidar com os aspectos administrativos, financeiros, econômicos e sociais da produção agrícola e pecuária.

O curso prepara o profissional para ajudar as empresas da área a crescerem, melhorarem seus processos e gerar crescimento para o negócio. Por se tratar de uma área muito dinâmica, o profissional precisa estar sempre se atualizando e buscando novidades, para implementar melhorias em sua produção.

Agronomia

O curso de Agronomia é oferecido na modalidade de Bacharelado. Na graduação, você vai adquirir conhecimentos para as mais diversas atividades agrícolas e agropecuárias. Entre elas podemos destacar:

  •  Fazer o planejamento das safras e criações, 
  • Manejar recursos naturais, lavouras e rebanhos, 
  • Desenvolver pesquisas para melhoramento do solo, dos processos e das espécies de animais e produtos agrícolas, 
  • Encontrar formas eficientes de lidar com recursos naturais e matérias-primas, 
  • Novas tecnologias, 
  • Mão-de-obra no campo.

Entre as opções de instituições que oferecem o curso, separamos três delas. Todas são cadastradas no MEC e autorizadas a oferecer o curso:

As matérias oferecidas pelas instituições visam cobrir tanto as disciplinas básicas, que são ligadas a ciências humanas, biológicas e conhecimentos gerais da área. Como também outras voltadas à profissionalização, como bioquímica, fitotecnia, ciência do solo, topografia, desenho técnico, agrometeorologia, controle de pragas e nutrição animal. 

Engenharia de Produção

O aluno do curso de Engenharia de Produção, tem também a oportunidade de trabalhar dentro do mercado do agronegócio. Durante os cinco anos de curso, o aluno vai aprender diversas competências necessárias para atuar nesse ramo.

Lembrando sempre que é imprescindível escolher instituições de ensino de qualidade. Para saber mais sobre o curso, e o que é ensinado nele, você pode visitar as páginas abaixo das instituições que oferecem esse curso.

O profissional de Engenharia de Produção, pode atuar nos mais diversos segmentos, alguns deles são:

  • Pesquisa operacional
  • Logística
  • Sustentabilidade
  • Projetos de qualidade
  • Engenharia organizacional
  • Engenharia econômica e do trabalho

E o mais importante é que independente de qual dessas áreas ele escolher, todas estão presentes em empresas do agronegócio. Além disso, uma ótima dica para quem estudar engenharia de produção, é se especializar. Busque cursos e pós graduações, que te permitam aumentar os seus conhecimentos do agronegócio e do ramo de trabalho escolhido.

Médico Veterinário

Primeiramente, é quase impossível falar de agronegócio, e não ligar o assunto a animais. Afinal, a bovinocultura, suinocultura e avicultura representam grande parte desse mercado. Assim, para garantir a saúde desses animais, é preciso de um Médico Veterinário. Sendo assim, essa profissão também tem grande participação no sucesso, ou fracasso de um negócio.

A boa notícia é que nas instituições listadas abaixo, os alunos terminam o curso com uma formação que os torna capazes de garantir sempre o melhor para os animais. Aprendendo a identificar doenças, prescrever tratamentos e cuidar de forma geral do bem estar dos animais, de sua saúde e garantir a melhor produção possível para o negócio.

Depois de formado, o médico veterinário pode trabalhar em diversas áreas como clínica, fazendas especializadas, laboratórios, cirurgias, e muito mais.

Zootecnista

Por fim, outra profissão que vamos apresentar aqui é a de zootecnista. Assim, sua presença no agronegócio é parecida com a do Médico Veterinário, afinal, esse profissional também vai trabalhar com os animais.

Nesse sentido, o profissional da Zootecnia vai trabalhar buscando o bem estar dos animais de fazendas. Sempre prezando por boas condições de vida para os animais. Sendo assim, o profissional precisa avaliar itens como a alimentação, peso e ambiente de todos os animais, para garantir que estejam sempre saudáveis.

Como trabalhar na área do Agronegócio?

A princípio, independente da área que você escolher para trabalhar, as dicas para conseguir um emprego são as mesmas. Assim, a primeira delas é a de buscar oportunidades de estágio. Lembrando, todas as escolas que citamos aqui tem apoio ao estudante, com indicações de instituições que oferecem estágios na área. Em alguns casos, a escola tem até mesmo parceria com instituições, para que os alunos possam aprender mais na prática.

Porém, você não precisa ficar dependente da escola. Afinal, você é o maior interessado em conseguir seu emprego dos sonhos, não? Por isso, busque instituições perto de você que ofereçam o trabalho na área que você busca. Entre em contato com profissionais através da internet, se informe sobre oportunidades de estágio.

Depois de formado, a busca continua, e o aprendizado também. Sendo assim, fazer especializações, aumentar o seu networking, conhecer novas pessoas da área. Tudo isso vai te ajudar a conquistar novas oportunidades, e conseguir o seu emprego dos sonhos.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.