InícioPós-graduaçãoAgronegócioCurso de Agricultura de Precisão: saiba como é a pós-graduação

Curso de Agricultura de Precisão: saiba como é a pós-graduação

O agronegócio é uma das atividades econômicas mais importantes do país atualmente. Seja para o mercado interno ou para exportação, o trabalho agrícola movimenta a economia, gera empregos e vem se desenvolvendo ano após ano, com muita tecnologia e inovação.

Neste cenário, a chamada Agricultura de Precisão tem desempenhado um papel decisivo no desenvolvimento econômico no campo. Além de a tecnologia proporcionar a otimização de recursos, ela também auxilia na implementação de práticas de sustentabilidade, alinhando crescimento e respeito ao meio ambiente.

Em suma, a Agricultura de Precisão é uma tecnologia de monitoramento do espaço produtivo a partir da coleta e da análise de dados em espaços georreferenciados. Com sua utilização, é possível ter uma visão ampliada sobre o ecossistema produtivo e obter diversas vantagens, como a detecção de pragas e o monitoramento das áreas de irrigação

Então, que tal saber um pouco mais sobre o curso que auxilia profissionais a se prepararem para atuar neste mercado que está em alta? Acompanhe com a gente!  

Agricultura de Precisão: como é a pós-graduação na área?

Considerado uma pós-graduação lato sensu, o curso de Agricultura de Precisão busca preparar seus alunos para encarar os principais desafios que o mercado agrícola apresenta e torná-los aptos para implementarem as técnicas de gestão e monitoramento do espaço produtivo. 

Desta forma, os alunos aprendem no curso a manejar ferramentas, softwares e equipamentos que coletam dados e apresentam informações e resultados. Assim, além do conhecimento em agricultura, o profissional recebe uma formação complementar sobre a utilização de ferramentas de tecnologia

Algumas dessas ferramentas das quais os profissionais devem se familiarizar no curso são mecanismos de inteligência artificial e machine learning aplicados à chamada Agricultura 4.0. São tecnologias integradas que visam auxiliar na eficiência da produtividade agrícola, desde o plantio até o momento da colheita.

Resumindo, a pós-graduação em Agricultura de Precisão é um curso que forma profissionais para atuar no agronegócio, oferecendo uma visão técnica e também estratégica sobre gestão e economia. Assim, podemos considerar um curso completo para profissionais que tenham afinidade com negócios, agricultura, tecnologia e inovação

EAD: saiba como é a pós em Agricultura de Precisão nesta modalidade

Embora muita gente tenha dúvidas sobre como funcionam os cursos de pós-graduação na modalidade EAD, atualmente o ensino a distância representa uma alternativa viável para quem busca aprimorar currículo e seguir aprendendo ao longo da carreira.

Neste sistema de ensino, as aulas ocorrem de forma totalmente online, possibilitando que os alunos estudem com mais flexibilidade de horários e lugares. Assim, o curso de Agricultura de Precisão a distância é uma ótima oportunidade para quem busca conciliar capacitação profissional com rotinas concorridas.

Através da plataforma da sua instituição, você acessa suas aulas, atividades avaliativas, materiais didáticos e também pode compartilhar ideias e experiências com professores. E vale lembrar que o curso tem o mesmo valor da modalidade presencial, o que é uma dúvida comum de muitos estudantes.

E aí, achou interessante? Confira nossa plataforma de cursos e expanda seu horizonte!

Quais são as matérias da pós em Agricultura de Precisão?

No curso de Agricultura de Precisão, você irá encontrar matérias que buscam oferecer uma formação completa e atualizada para os alunos. São conteúdos que, além de discutir os principais desafios do mercado, buscam construir protagonismo dos profissionais a partir de experiências e análises práticas

Desta forma, você irá se deparar na grade curricular do curso, matérias sobre temas como utilização de tecnologia no sistema produtivo agrícola, noções de política e economia, boas práticas de gestão e ferramentas e equipamentos de monitoramento e análise da produção.

Que tal conhecer um pouco melhor as matérias do curso? Confira como é a grade curricular do curso de Agricultura de Precisão da faculdade Anhanguera!

  • Inteligência artificial e aprendizado de máquinas
  • Gestão de carreira
  • Equipamentos utilizados na agricultura de precisão
  • Sistemas de produção agrícola
  • Geotecnologias aplicadas à área ambiental
  • Agrometeorologia e topografia na agricultura de precisão
  • Fundamentos da agricultura de precisão
  • Políticas econômicas aplicadas ao Agronegócio
  • Tecnologia de máquinas agrícolas de precisão

Qual a duração do curso de Agricultura de Precisão?

Embora o curso de Agricultura de Precisão apresente um repertório amplo de matérias a serem estudadas, o tempo de duração da especialização não costuma ser longo. Essa é uma característica comum de cursos lato sensu, onde o objetivo é preparar os profissionais de forma rápida para o mercado de trabalho.

Desta forma, é possível concluir a pós em Agricultura de Precisão em aproximadamente um semestre, tempo que pode variar de acordo com a grade curricular da sua instituição de ensino. Neste período, é necessário ser aprovado nas matérias para obter o certificado, não sendo obrigatório realizar o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC.

Quanto custa o curso de Agricultura de Precisão?

Organizar suas finanças antes de iniciar a pós-graduação é um passo bastante importante. Além disso, pesquisar instituições, oportunidades e projeto pedagógico são ações importantes para escolher o curso que mais tem a ver com você e com seus objetivos.

Contudo, mais do que um gasto, a pós-graduação pode ser encarada como um investimento profissional. Em nossa plataforma, você pode se especializar em Agricultura de Precisão com parcelas de menos de R$ 150 por mês. Interessante não?

Então, se gostou de conhecer o curso com a gente, temos uma boa notícia: estamos falando de um mercado bastante aquecido, em constante desenvolvimento e com muitas oportunidades. Afinal, trata-se de uma área que conta com profissionais especializados e que cada vez mais tem ganhado espaço no agronegócio. 

Obrigado por acompanhar a leitura e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.