InícioGraduaçãoAgronegócioAgronegócio: as tendências tecnológicas que estão revolucionando o setor

Agronegócio: as tendências tecnológicas que estão revolucionando o setor

Não podemos negar o avanço das tecnologias digitais. A cada dia ele garante mais eficiência, sustentabilidade e praticidade. Essa realidade se aplica à vários setores da economia – e o agronegócio não poderia ficar para trás. É preciso que ele continue sempre se modernizando para mostrar a importância da agricultura na economia brasileira. Por isso, nesse artigo, vamos falar mais sobre as principais inovações tecnológicas no campo.

A inovação no agronegócio

Quando pensamos em agricultura o que nos vem na cabeça é uma imagem simples, do homem com a sua plantação. Afinal, ela é uma das formas mais rudimentares que o ser humano possui de conseguir alimentos. Foi graças a ela que passamos de seres caçadores e nômades a sedentários e cultivadores. Mas essa não é uma visão que retrata a atualidade.

A modernização dos meios de produção foi muito acelerada ao longo dos últimos anos. As inovações são guiadas por fatores como sustentabilidade, profissionalização, gestão baseada em dados e uso de novas técnicas de produção.

O campo precisou se modernizar para atender as demandas cada vez mais exigentes de cidades cada vez maiores e mais populosas.

Vantagens do uso de novas tecnologias

O uso de novas tecnologias beneficia não só os produtores, mas também os empresários e o consumidor final. A principal vantagem foi o impacto nos resultados das safras. Em outras palavras, a produtividade aumento enquanto se busca minimizar ao máximo as perdas no campo.

Atualmente há uma alta demanda de rendimento agrícola, o que pode ser perigoso se for feito de forma indiscriminada. A população mundial aumentou nas últimas décadas, com pessoas vivendo mais e ficando mais exigentes com os alimentos. Por isso, é preciso consciência para que a produção agrícola acompanhe esse crescimento, mas de forma sustentável.

Além disso, foram abertas novas oportunidades. Antigamente, achava-se que as grandes empresas iam engolir pequenas cooperativas, concessionárias, revendas e outras organizações do agronegócio. A realidade é que esses empreendimentos estão sendo de grande ajuda e apoio e começam a fazer parte do jogo quando recorrem às novas tecnologias.

Quais as tendências tecnológicas para o agronegócio?

A seguir, vamos destacar algumas das principais tendências que estão se destacando no campo.

Uso de sensores

A instalação de sensores é uma realidade cada vez mais presente nas plantações e cultivos. Eles estão sendo usados para obter diversas informações importantes sobre a plantação, o solo e outros elementos fundamentais. Seu principal objetivo é potencializar e agilizar a coleta de dados, detectando possíveis problemas de forma mais rápida e efetiva.

Através dos sensores é possível fazer a automação de comandos, em tempo real, para serem executadas tarefas à distância. Quanto mais rápido e em maior quantidade a informação chega, mais fácil para o agricultor interpretar essas informações e tomar decisões mais rápidas e acertadas – o que reduz custos e aumenta a produtividade.

Drones

O uso de drones nas plantações pode ser feito de diversas formas e exercendo diversas funções. Na mais comum delas, são usados para captar imagens áreas, monitorando áreas maiores com mais praticidade e rapidez. Após processar as imagens em alta resolução, elas podem ser analisadas com mais detalhes. Assim, o produtor pode ganhar tempo identificando áreas com pagas, doenças ou estresse hídrico, por exemplo.

Softwares de gestão

Os softwares e aplicativos de gestão possibilitam que os produtores possam organizar melhor sua produção. Eles podem ter, na palma da mão, todas as operações de um processo organizadas da melhor forma. Esse auxílio é valioso para o empreendedor principalmente no que diz respeito aos custos de produção. Com as contas organizadas, é possível otimizar e reduzir grande parte dos custos. Além disso, esses softwares também facilitam o dia a dia e o gerenciamento de todo tipo de tarefa.

Maquinários autônomos

Muitas empresas do agronegócio recorrem ao maquinário autônomo, sem a operação direta do ser humano. A principal vantagem é que ele pode ser operado à distância, evitando riscos aos funcionários. Além disso, reduzem a quantidade de erro humano. São usados sempre em conjunto com aplicativos de monitoramento, para otimizar suas funções.

Outra função importante no uso de maquinários autônomos é a implantação da agricultura de precisão. Em outras palavras, a agricultura de precisão é o ato de fazer o controle inteligente do cultivo. Assim, ele respeita as necessidades da plantação, aproveitando cada espaço da propriedade sem desperdício.

Agricultura vertical

Muitos investidores possuem o dinheiro, mas não o espaço para grades produções. Para eles, a melhor solução é a produção em camadas verticais. Sua principal vantagem é que pode ser instalada em espaços menores, como nos centros urbanos. Essa nova forma de plantar é considerada pelos especialistas como o futuro da alimentação das próximas gerações.

No entanto, esse tipo de plantio exige uma série de cuidados. Por ser instalada em um local menor, é preciso que se tenha controle ambiental sobre todos os fatores. Umidade, luz artificial, temperatura e controle de gases são só alguns exemplos desses fatores.

Apesar de precisar de um alto investimento, gera um impacto ambiental bem menor que no cultivo tradicional.

Marketplace

Com a chegada do e-commerce as barreiras geográficas começaram a ser quebradas. Através dos marketplaces, vendedores e compradores têm um espaço virtual para efetuar transações à distância de forma segura. Além disso, vários aplicativos abrem um caminho direto entre o consumidor final e pequenos produtores. Assim, mais produtores podem ter contato com o mercado, aumentando sua lucratividade.

Quais os principais desafios na implantação de novas tecnologias no agronegócio?

Infelizmente, precisamos ressaltar que nem tudo são flores. Em pesquisa realizada pelo Summit Agronegócio Brasil, em 2019, foram divulgados dados preocupantes. Segundo esses dados, a internet não é acessível em cerca de 50 milhões de hectares da área rural brasileira.

Somada a essa dificuldade de acesso, temos a falta de investimentos, por parte do governo, em pesquisa de novas tecnologias. Esse é um fator que, infelizmente, afeta não só o agronegócio, mas todas as outras áreas da economia e da sociedade brasileira.

Além disso, a agricultura tradicional ainda é muito conservadora, o que dificulta a entrada de novas ideias e tecnologias.

Podemos concluir, de forma geral, que esses avanços estão ganhando cada vez mais espaço nos campos. Quanto mais investimento for feito nessa área, maior será o aumento da produtividade, da qualidade e da lucratividade, diminuindo os custos e os riscos.

E se você quer saber mais sobre agronegócios, visite nosso artigo: O que faz o profissional de agronegócios?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.