InícioGraduaçãoAgronomiaCurso de Viticultura e Enologia: saiba tudo sobre

Curso de Viticultura e Enologia: saiba tudo sobre

A cultura e o consumo de uvas e seus derivados, como vinhos, é uma das mais antigas e tradicionais da humanidade. Aliás, o vinho chegou a ser considerado uma bebida destinada à nobreza na sociedade egípcia na antiguidade. 

Com tanta história e tradição, a cultura de uvas e a produção de seus derivados carregam milênios de desenvolvimento. Apreciados por boa parte da população, os produtos que têm origem na uva, passam por diversos processos e cuidados, desde o plantio até o processamento. 

Neste post, você irá conhecer a faculdade que reúne boa parte dos conhecimentos necessários para atuar neste ramo produtivo. Entenda mais sobre o curso de Viticultura e Enologia!

Viticultura e Enologia: como é a faculdade?

A faculdade de Viticultura e Enologia tem como objetivo preparar profissionais que irão atuar na cadeia produtiva de uvas e seus derivados, como sucos, bebidas alcoólicas, uva-passa, entre outros tipos de alimentos. O vinho, um dos produtos mais valorizados e que têm origem na uva, é o principal objeto de estudo na área da Enologia.

Neste curso, você irá mergulhar nas técnicas e nos conceitos mais práticos da Viticultura e da Enologia. Afinal, a formação é do tipo tecnólogo, cujo principal objetivo é a formação para prática profissional. Cursos tecnólogos são considerados de nível superior, o que permite que você possa seguir estudando até a pós-graduação.

Com o curso da faculdade de Viticultura e Enologia, você irá se preparar para atuar em diversas etapas da produção de uva. Dentre as habilidades adquiridas no curso, estão a capacidade de gerir negócios no ramo, realizar planejamento de produção e controlar a qualidade, desde o plantio até os processos industriais. 

Além disso, vale destacar as habilidades sensoriais que são aprimoradas. A uva é uma das culturas mais sensíveis às diferentes técnicas de produção, que altera significamente sabores, aromas e texturas. O que para muitos é um hobby e uma paixão, para você pode ser uma profissão!

Como é o curso de Viticultura e Enologia a distância?

A faculdade de Viticultura e Enologia pode ser cursada diretamente da sua casa. Na modalidade de ensino a distância (EAD), você realiza todas as matérias de forma online, nos horários que tiver disponibilidade.

Na modalidade EAD, a tecnologia é a sua principal aliada no processo de aprendizagem. Além das aulas, você tem acesso a materiais didáticos e realiza as atividades propostas na plataforma da sua instituição de ensino. 

Os cursos EAD têm sido uma ótima opção para quem busca por mais independência, autonomia e flexibilidade para fazer uma graduação. Aqui na Voomp, você confere ótimas faculdades que oferecem o curso de Viticultura e Enologia a distância!

Viticultura e Enologia: o que se estuda no curso?

Como já mencionamos, no tecnólogo em Viticultura e Enologia você irá estudar matérias que darão suporte à prática profissional no ramo da viticultura. Desta forma, o curso engloba matérias sobre práticas de produção, processos químicos e biológicos e estudo de uvas e suas diversas espécies

Apesar de ser um curso voltado a um tipo de cultura específica, diversas matérias fazem parte do campo de conhecimento da Agronomia. Sendo assim, o curso promove estudos sobre solos, altitudes e técnicas de plantio de uvas. 

O curso também oferece matérias sobre gestão de negócios no ramo da viticultura. Desta forma, o profissional é capacitado para atuar em cargos de gerenciamento e planejamento estratégico, com conhecimentos de mercado, marketing e economia.

Confira algumas das principais matérias presentes no curso tecnólogo em Viticultura e Enologia!

  • Análise Sensorial
  • Controle de Qualidade
  • Enoturismo
  • Gestão Organizacional
  • Introdução à Viticultura e Enologia
  • Manejo e Conservação do Solo
  • Maturação e Qualidade da Uva
  • Microbiologia
  • Química Orgânica
  • Topografia

Qual a duração do curso de Viticultura e Enologia?

O curso de Viticultura e Enologia tem duração média de cinco a seis semestres. Ou seja, um tempo relativamente curto de formação. No entanto, você pode ficar tranquilo, é o tempo necessário para que você aprenda todo o conhecimento exigido para atuar no setor da viticultura. 

O tempo do curso pode variar de instituição para instituição. Em algumas faculdades, as matérias são distribuídas ao longo de dois anos e meio. Em outras, o curso pode ser realizado em até três anos. 

De qualquer forma, em ambos os casos você pode concluir rapidamente a formação e entrar no mercado de trabalho, inclusive por meio de estágio na graduação. 

Quanto custa o curso de Viticultura e Enologia?

Você tem interesse em fazer o tecnólogo em Viticultura e Enologia, mas teme que os valores sejam muito altos? Temos uma boa notícia: a formação na área está longe de ser um dos cursos mais caros. 

Nos cursos disponíveis na Voomp, você encontra diversas opções de tecnólogo em ótimas faculdades, com mensalidades que custam menos de R$ 200. Estudando online, você ainda poupa uma boa quantia com custos extras, como transporte e alimentação. 

Viticultura e Enologia: quais são as oportunidades de emprego?

Hoje, cada vez mais exigentes estão os consumidores. Para atender essa demanda crescente de qualidade, especialmente em produtos como o vinho, a indústria da viticultura precisa contar com profissionais capacitados para atuar no setor. 

Desta forma, ao concluir o tecnólogo, você se credencia para atuar como viticultor ou enólogo em diversos espaços. Seja na produção de uvas, onde tudo começa, ou como degustador – uma profissão desejada por muitos – avaliando o resultado final dos produtos. 

O ramo ainda permite que se explore um espírito empreendedor. Diversos vinhedos oferecem serviços de enoturismo, em que apaixonados por vinhos podem conhecer vinícolas e suas estruturas. Outro empreendimento, de amplo campo, é atuar no comércio de vinhos, tanto em lojas físicas como no e-commerce.

Enfim, quando falamos das profissões de viticultor e enólogo, falamos de profissões bastante prestigiadas e que podem render ótimos salários. Diz aí, não vale a pena investir nessa carreira? Seja qual for seu objetivo profissional, a Voomp está aqui para impulsionar seus sonhos. Conte conosco para dar o próximo passo na sua carreira e siga acompanhando nossos conteúdos. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.