O cuidado com os cabelos, antes mesmo de ser uma questão de vaidade, pode ser considerado uma questão de saúde, qualidade de vida e autoestima. Os cabelos representam uma parte muito importante da imagem das pessoas, podendo alterar completamente o visual e a identidade de cada um.
Neste momento, nada melhor do que contar com a ajuda de profissionais com conhecimentos na área da Terapia Capilar e da Tricologia, ciência que estuda a composição dos pelos e cabelos do corpo humano.
Por meio da formação em Terapia Capilar, os profissionais habilitam-se para atender aos diversos tipos de cuidados que o couro cabeludo e os fios de cabelo necessitam. São cuidados para tratar ressecamentos, irritações e alergias.
Que tal conhecer um pouco mais sobre o curso que forma os profissionais desta área? Fique por dentro de tudo sobre o curso de Terapia Capilar!
O que você verá neste artigo:
Terapia Capilar: como é a faculdade?
A faculdade de Terapia Capilar é considerada um curso do tipo superior tecnólogo. Mas, afinal, o que isso quer dizer? Significa que o projeto pedagógico do curso é totalmente voltado às questões práticas da profissão, focando em situações concretas da atuação profissional.
Muitas pessoas confundem cursos técnicos com tecnólogos, no entanto, existem algumas diferenças. Apesar de terem tempos de duração semelhantes, os cursos tecnólogos são considerados de nível superior, o que permite que você faça uma pós-graduação ou concorra em concursos públicos de nível superior.
No curso de Terapia Capilar, você irá encontrar conteúdos teóricos e práticos sobre cuidados com a estrutura capilar do corpo humano. Ou seja, terá contato com assuntos como patologias, tratamentos, utilização de químicos e procedimentos estéticos.
De forma geral, o curso é voltado para pessoas que desejam atuar com cuidados estéticos e contribuir com a autoestima de seus clientes. Além disso, profissionais esteticistas e cosmetólogos que desejam aprimorar os conhecimentos na parte capilar podem aproveitar bastante essa faculdade. Uma ótima maneira de refinar os serviços oferecidos e se destacar no mercado!
Como é o curso de Terapia Capilar a distância?
A faculdade de Terapia Capilar a distância permite a especialização nesta área de atuação de uma forma totalmente flexível e com bastante autonomia. São características do curso EAD que têm despertado a curiosidade de muitas pessoas que buscam conciliar compromissos profissionais e familiares com a sua formação.
Mas, afinal, como isso ocorre? Acessando a plataforma de ensino desenvolvida pela sua instituição, você terá os conteúdos propostos pelo curso de forma remota, totalmente online.
Ou seja, através de dispositivos como tablets, celulares e computadores, você realiza as avaliações, acompanha as aulas, exercícios e tudo o que precisa saber para se tornar um bom profissional em Terapia Capilar.
Vale destacar que no curso de Terapia Capilar EAD, você pode acompanhar as aulas em horários alternativos. Desta forma, consegue encaixar a sua formação na rotina sem comprometer aquelas tarefas diárias.
Ficou interessado? Confira as opções de curso de Terapia Capilar disponíveis aqui na Voomp!
Terapia Capilar: o que se estuda no curso?
As matérias que compõem a grade curricular do curso de Terapia Capilar reúnem conhecimentos de gênero teórico e prático sobre diversas competências necessárias para atuar no ramo da Beleza e Estética.
Nos primeiros períodos da faculdade, você irá encontrar temas introdutórios, que serão fundamentais para que possa compreender assuntos mais específicos no decorrer do curso. São temas como anatomia, fisiologia e estrutura de células, folículos, fios e couro cabeludo.
Também estão presentes no corpo de matérias da faculdade de Terapia Capilar assuntos como disfunções do couro cabeludo, higienização e cuidados com saúde capilar. Visando prevenir e tratar patologias, os profissionais em formação também estudam diferentes formas de terapia capilar, onde irão utilizar ferramentas como cosméticos e produtos químicos.
Por fim, a faculdade de Terapia Capilar oferece matérias voltadas ao mercado de trabalho, como gestão de negócios e marketing, duas matérias essenciais para quem deseja investir no seu próprio negócio em Terapia Capilar.
Confira algumas das principais matérias da grade curricular de Terapia Capilar!
- Biossegurança em Centros de Beleza
- Colorimétrica Capilar
- Cosmetologia
- Estrutura Humana Básica
- Processos Biológicos Básicos
- Química Capilar
- Técnicas de Cortes
- Terapia Capilar
- Texturização Capilar
- Tricologia
- Visagismo e Práticas Capilares
Qual a duração do curso de Terapia Capilar?
O curso de Terapia Capilar dura em média de dois a três anos, dependendo da instituição em que você irá cursar. Esta é uma característica dos cursos superiores do tipo tecnólogo. Em pouco tempo de formação, você está pronto para traçar sua caminhada de sucesso no mercado.
Em alguns casos, você pode iniciar sua trajetória durante a graduação, por conta da realização de estágio. Esta é uma ótima forma de ir aprendendo aos poucos e, quando se formar, já possuir uma boa experiência na área.
Quanto custa o curso de Terapia Capilar?
O preço da faculdade de Terapia Capilar pode oscilar bastante de acordo com alguns fatores. Afinal, ele pode ser realizado em diferentes instituições e modalidades de ensino. No entanto, você pode encontrar cursos de Terapia Capilar que reúnem qualidade e preço acessível.
Em faculdades como Pitágoras, Anhanguera, Unopar, Unic e Unime, o curso de Terapia Capilar EAD é ofertado por menos de R$ 200 por mês. E vale destacar que, nessas instituições, a primeira mensalidade possui valor reduzido. Ou seja, o curso de Terapia Capilar está longe de ser uma graduação cara.
Quais são as oportunidades de emprego para quem realiza o curso de Terapia Capilar?
Os serviços de beleza nunca saem de moda, pelo contrário, só crescem a cada dia. Com o tempo, mudam-se as técnicas, as tendências estéticas e se descobrem novas formas de cuidar do corpo, o que faz com que os trabalhos da área estejam sempre em constante evolução.
O mercado da Terapia Capilar pode ser considerado parte dessa evolução. Por ser uma formação moderna e com conhecimentos atualizados, os profissionais recém-formados encontram um mercado bastante consolidado e possuem conhecimentos atualizados para se destacarem profissionalmente.
Seja em clínicas estéticas, clínicas capilares ou salões de beleza, a tendência é que a demanda por serviços de cuidados com o corpo e com os cabelos continue em alta por muito tempo. E aí, que tal aproveitar esse mercado aquecido e investir na sua formação?
Siga acompanhando nosso blog e conte com a gente para dar o próximo passo na sua carreira! Até a próxima. Vem junto com a Voomp!