InícioPós-graduaçãoCurso de Cloud Computing: conheça a pós!

Curso de Cloud Computing: conheça a pós!

Você já ouviu falar em Computação na Nuvem? A tecnologia, também conhecida como Cloud Computing tem causado uma verdadeira revolução no meio digital. Isso porque é a tecnologia que permite que você acesse softwares e arquivos de qualquer lugar, bastando apenas estar conectado à internet.

A utilização dos serviços em nuvem vem se popularizando cada vez mais a partir das vantagens que ela oferece. Ao armazenar seus dados em serviços de Cloud Computing, servidores remotos os mantêm seguros e acessíveis a qualquer momento. Isso significa que você não precisa lotar seu HD ou cartão de memória do celular com arquivos desnecessários.

Com a popularização e o crescimento do serviço, o mercado tem proporcionado ótimas oportunidades para profissionais que se aventuram nesta área da tecnologia da informação. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para você conhecer como é o curso de Cloud Computing, o que se estuda e quais são as oportunidades profissionais. Acompanhe! 

Como é o curso de Cloud Computing?

O curso de Cloud Computing é uma especialização na área de Tecnologia da Informação. Ou seja, uma pós-graduação do tipo lato sensu, que visa capacitar o profissional para que atue com domínio e segurança no mercado de trabalho.

Apesar de ter uma área bem delimitada, que é a da tecnologia, o curso de Cloud Computing pode ser considerado multidisciplinar. Afinal, os alunos adquirem conhecimentos técnicos sobre gestão de projetos, custos e negócios

Os alunos que realizam essa especialização são preparados especialmente para o meio organizacional, onde irão atender às demandas das empresas e desenvolver soluções de TI

Por ser um curso de pós-graduação, para cursar a especialização em Cloud Computing é necessário possuir diploma de Ensino Superior. Apesar de não ser uma exigência, o curso é voltado para profissionais que atuam nas áreas de tecnologia, computação e tenham interesse em se especializar no serviço de armazenamento em nuvem.

Cloud Computing EAD: saiba como é o curso

Atualmente, muitos estudantes têm optado por realizar faculdades na modalidade de ensino a distância. Afinal, estar presente em sala de aula pode ser uma tarefa difícil, especialmente quando se precisa conciliar com trabalho e outros compromissos. Desta forma, a graduação exige um pouco mais de flexibilidade

No curso de Cloud Computing EAD, você terá como base temas relacionados à tecnologia, e a própria tecnologia será sua aliada durante o curso. Isso porque, o acompanhamento das aulas se dá por meio de celulares ou computadores de forma online.

Na plataforma de ensino da sua instituição,  você conseguirá acompanhar os conteúdos, tarefas propostas e ainda discutir temas com seus colegas. E claro, pode estudar no horário que melhor se encaixar com a sua rotina! E aí, achou interessante?

Confira as opções de curso de Cloud Computing EAD aqui na Voomp!

Qual a duração do curso de Cloud Computing?

Como geralmente ocorre em cursos de pós-graduação lato sensu, a duração da especialização em Cloud Computing não é muito extensa. Afinal, o principal objetivo é fornecer conhecimentos práticos para que o profissional atue mais rapidamente no mercado de trabalho.

Vale destacar que a duração pode variar de acordo com a instituição de ensino, no entanto, a imensa maioria tem duração de no máximo 12 meses. Na média, as especializações em Cloud Computing duram entre seis e dez meses.

Quais são as matérias estudadas no curso de Cloud Computing?

A especialização em Cloud Computing oferece ao estudante uma formação dinâmica e prática nos principais conceitos desta área da Tecnologia da Informação. Inicialmente, são trabalhados no curso matérias mais teóricas, como fundamentos básicos da computação em nuvem e o funcionamento de redes de computadores.

No decorrer da especialização, os tópicos são aprofundados a partir de temas como segurança, modelagem e infraestrutura em nuvem. Conheça algumas das matérias presentes nas grades curriculares das principais especializações em Cloud Computing!

  • Modelagem e arquitetura do DW (Data Warehouse) 
  • Ambientação Governança em TI 
  • Automação e provisionamento de serviços em nuvem 
  • Estratégia executiva 
  • Integração e fluxo de dados (ETL) 
  • Interações entre big data e cloud computing 
  • Gestão ágil de projetos 
  • Arquiteturas e infraestruturas em nuvem 
  • Segurança em cloud computing

Quanto custa a especialização em Cloud Computing?

Antes de ser considerado um gasto, fazer uma especialização pode ser encarado como investimento. Afinal, você faz um acréscimo ao seu currículo e se prepara para ocupar ótimos cargos no mercado de trabalho. 

O preço da especialização, no entanto, pode variar de acordo com alguns fatores. Entre eles, estão principalmente a instituição de ensino e a modalidade em que o curso é ofertado. Com uma boa pesquisa, você consegue encontrar ótimas opções que conciliam qualidade com valores acessíveis.

Em instituições como Anhanguera e Unopar, especializações em Cloud Computing custam entre R$ 150 e R$ 250 mensais. Ou seja, opções viáveis para você incrementar sua formação com um bom custo-benefício.

Cloud Computing: como é o mercado de trabalho nesta área?

Como mencionamos lá no início do post, a tecnologia de computação em nuvem causou uma grande revolução no meio digital. Com ela, é possível reduzir custos com armazenamento físico, facilitar o acesso à informação e aprimorar sistemas de trabalho remoto

Com tantas vantagens, o serviço é cada vez mais valorizado por usuários e corporações. No entanto, para que a tecnologia siga em constante aperfeiçoamento, o mercado tem demandado profissionais especializados nesta área de atuação. 

De forma geral, o número de pessoas com domínio nesta temática ainda é pequeno, fazendo com que os especialistas sejam bastante valorizados. São profissionais que irão atuar na aprimoração dos sistemas de segurança, na manutenção de servidores e no desenvolvimento de softwares

Ah, e vale destacar: profissionais da área da Tecnologia da Informação têm encontrado vagas com remunerações muito atrativas, fruto da valorização do segmento tecnológico. E aí, que tal você investir em si mesmo e tornar-se um especialista em Cloud Computing?

Aqui na Voomp a gente acredita no seu potencial para dar o próximo passo em direção ao sucesso. Obrigado por acompanhar nosso post até aqui e te esperamos no  próximo! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.