Agronegócio: descubra como é a faculdade!

Wagner
Colaborador do Voomp
Faculdade de Agronegócio: descubra como é

A agricultura e a pecuária representam uma parte fundamental do desenvolvimento humano. Através delas são produzidos alimentos, geradas oportunidades de trabalho e a tecnologia se desenvolve buscando refinar os processos de produção.

No entanto, para gerir os negócios envolvendo o setor agrícola e otimizar a produção, é preciso de bastante estudo e conhecimento na área. Sendo assim, que tal ficar por dentro de como funciona a faculdade de Agronegócio? Acompanhe com a Voomp!

Como é a faculdade de Agronegócio?

A faculdade de Agronegócio costuma ser ofertada em caráter de curso tecnólogo. Na prática, isso significa que os estudos são direcionados para uma aplicação mais técnica, sem tanto apelo à pesquisa científica. Ainda assim, é considerado como um curso de ensino superior, voltado ao mercado e ao mundo dos negócios.

Nesta faculdade, os alunos são formados para que se tornem profissionais capacitados para compreender as dinâmicas produtivas da agricultura, o que envolve conhecer cada uma das etapas, desde o plantio até a colheita. Além disso, o profissional deve sempre estar atento às inovações tecnológicas que propiciem melhorias no campo.

Este é um curso que envolve conhecimentos diversificados. Ao mesmo tempo que possui muitos elementos da Agronomia, o que engloba conhecimentos de química, geografia e biologia, também se relaciona diretamente com o mercado. Ou seja, o curso oferece uma visão sobre fundamentos econômicos e sociais.

A faculdade pode ser cursada presencialmente, com todas as atividades sendo realizadas no polo educacional, ou então cursada à distância, realizando somente as práticas necessárias de forma presencial. São os cursos semipresenciais.

Faculdade de Agronegócio EAD: como funciona?

Você sabia que pode se tornar um grande profissional do Agronegócio estudando de sua casa? Pois é! Ao cursar a faculdade à distância, você pode acessar todos os materiais através da plataforma da sua instituição de ensino. Apostilas, vídeos, chamadas ao vivo, tira-dúvidas, acesso a tutores e fóruns para discutir com os colegas são alguns dos recursos disponíveis neste modelo de ensino.

Se você não possui muito tempo disponível no seu dia a dia, a faculdade de Agronegócio à distância pode se encaixar nos seus planos. É um curso ideal para quem não consegue frequentar aulas presenciais, mas não quer deixar de se aprimorar e entrar com tudo no mercado de trabalho.

O que se estuda na faculdade de Agronegócio?

No curso de Agronegócio, a grade curricular é planejada de modo que os alunos obtenham uma formação completa sobre administração de negócios relacionados à agricultura e pecuária. Para adquirir habilidade de gestão, no entanto, é preciso dominar a parte técnica de produção, o que inclui estudos sobre cadeias produtivas, técnicas de cultivo e conhecimento sobre produtos agrícolas.

Na faculdade de Agronegócio, para que o profissional adquira uma visão ampla do mercado do agro, são estudados temas como planejamento, logística e contabilidade. Ou seja, é preciso ter uma boa visão para gerir os recursos disponíveis.

Confira algumas das matérias presentes na grade curricular da faculdade de Agronegócio da Unopar!

  • Análise Das Cadeias Agroindustriais Animais
  • Associativismo E Gestão De Cooperativas
  • Consultoria No Agronegócios
  • Economia E Administração Rural
  • Estratégia Empresarial E Negociação
  • Fruticultura
  • Geografia Agrária
  • Gestão De Qualidade Na Agroindústria
  • Legislação Aplicada Ao Agronegócio
  • Logística Agroindustrial
  • Logística E Gestão Da Qualidade
  • Planejamento E Inteligência De Marketing

Qual a duração da faculdade de Agronegócio?

A graduação no curso tecnólogo de Agronegócio tem duração média de 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio. Como se pode perceber, a duração de cursos do tipo tecnólogo é mais breve em relação às graduações de bacharelado. 

Embora seja mais curto, o curso de Agronegócio possui tempo o suficiente para você adquirir os conhecimentos que irão lhe credenciar para atuar nesta área com sucesso. Aliás, é uma excelente oportunidade para adentrar em um mercado movimentado em pouco tempo!

Qual o preço da faculdade de Agronegócio?

Se você pesquisar pelo preço de uma faculdade de Agronegócio, logo perceberá que não existe um valor exato e que a variação é grande. Isso ocorre porque existem diferentes modalidades de ensino, diferenças entre universidades, estruturas e qualidade do curso.

Neste cenário, o ideal é encontrar o equilíbrio entre preço bom e qualidade. Cursos de caráter presencial possuem preços maiores se comparados aos cursos EaD. Neste caso, a faixa de preços fica na média de R$ 600. No EaD, ótimas faculdades como Pitágoras, Unopar, Unic, Unime e Anhanguera oferecem o curso com preços acessíveis, na faixa dos R$ 200.

Ou seja, reserve um tempinho e confira o que as instituições oferecem, o que você está buscando e quais as condições de pagamento. Muitas delas oferecem bolsas (integrais ou parciais), financiamento e parcelamentos de mensalidades. 

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Agronegócio?

O setor do agronegócio tem se consolidado como um dos ramos mais sólidos da economia, mesmo em momentos de instabilidade. Trata-se de um dos setores mais fortes da economia no Brasil, movimentando bastante dinheiro e gerando bastante emprego, tanto no campo quanto nas cidades.

Após formado na faculdade de Agronegócio, o profissional se credencia para atuar em diversas frentes deste setor. Desde o planejamento financeiro da produção agrícola até o acompanhamento das cadeias produtivas, tecnólogos em Agronegócio são preparados para administrar negócios rurais.

O mercado também é fértil na agroindústria, no comércio e no marketing rural, áreas relativamente distintas e que demandam a atuação do profissional do Agronegócio. No serviço público, há a possibilidade de atuar na formulação de políticas públicas para a produção agrícola e pecuária.

Vale destacar que a remuneração para quem atua neste ramo costuma ser bem interessante. Isso significa que você pode fazer um curso de pouca duração, entrar no mercado de trabalho e logo estar trilhando sua carreira de sucesso com ótimos ganhos! A gente espera que você tenha aproveitado nosso conteúdo para conhecer um pouco mais sobre o curso de Agronegócio. Ficamos felizes em ter você aqui conosco! Até mais.


Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.