Curso de Especialização em Administração Escolar: conheça!

Wagner
Colaborador do Voomp
Curso de Especialização em Administração Escolar

Para que uma escola ofereça educação de qualidade, é preciso muita organização. Planejamento financeiro, busca por resultados e harmonia entre funcionários da escola são elementos que fazem toda a diferença.

A seguir, você irá conferir como é a pós-graduação que forma profissionais para atuar nesta área. Vem com a Voomp e descubra como é a especialização em Administração Escolar. 

Como é o curso de especialização em Administração Escolar?

A especialização em Administração Escolar é um curso de pós-graduação do tipo lato sensu, inserido nas áreas de Gestão e Educação, cujo principal objetivo é aprimorar os conhecimentos para a atuação profissional. 

Dividida em módulos temáticos, a especialização trabalha práticas e conceitos que dizem respeito às atividades de direção e gestão financeira, educacional e patrimonial de instituições escolares. O curso serve para quem deseja ocupar cargos de coordenação tanto em escolas públicas como escolas privadas. 

Desta forma, são estimulados debates e discussões sobre abordagens pedagógicas, uso de tecnologias em ambiente escolar, administração pública, entre outros temas que competem à gestão de um espaço educacional. 

Resumidamente, o trabalho do gestor educacional é garantir as condições necessárias para o pleno desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, é preciso compreender noções de gerenciamento, logística e gestão de pessoas. Temas que são latentes nesta especialização. 

A pós-graduação em Administração Escolar pode ser cursada nas modalidades presencial e à distância (EaD). Já a duração pode variar entre 6 e 12 meses.

Administração Escolar EAD: como é a especialização

É muito comum que profissionais em atividade desejem investir na sua formação e cursar uma pós-graduação. Especialmente na área da Administração Escolar, a especialização é visada por quem já atua na área da educação. No entanto, pode acontecer de o sonho esbarrar na pouca disponibilidade de tempo.

Neste cenário, a pós-graduação à distância é uma excelente alternativa. Na modalidade EAD, os alunos possuem maior liberdade para assistir às aulas e realizar as avaliações em horários flexíveis. Além disso, você pode acessar bibliotecas virtuais e tutores que irão te auxiliar. Uma estrutura completa para que você se especialize diretamente da sua casa. 

Qual o público-alvo da especialização em Administração Escolar?

De forma geral, a especialização é voltada para profissionais que atuam com gestão ou em espaço escolar. O curso serve tanto para quem já atua em cargos de coordenação e direção como também serve para aqueles que desejam adquirir as habilidades necessárias para atuar nesta área.

Desta forma, profissionais licenciados em qualquer área do conhecimento, pedagogos e educadores infantis podem fazer bom proveito da especialização. O perfil adequado para esta especialização é de boa articulação, que inspire equipes através da liderança e possua visão estratégica

O que se estuda no curso de especialização em Administração Escolar?

Assim como ocorre em diversos cursos de Gestão e Administração, sejam eles voltados à negócios ou escolas, existem conhecimentos que são praticamente universais à prática administrativa. Desta forma, boa parte dos estudos na especialização em Administração Escolar são sobre gestão de recursos, de pessoas e de resultados.

No entanto, também existem os conhecimentos específicos da Administração Escolar e que são abordados ao longo do curso. São questões relativas às abordagens pedagógicas, uso de tecnologias para o ensino, formação docente, políticas públicas de educação, entre outros temas que fazem parte deste universo.

Logo abaixo, você confere outros temas que são muito frequentes na especialização em Administração Escolar.

  • Fundamentos da Gestão Escolar
  • Direito Educacional e Políticas Públicas em Educação
  • Plano Nacional de Educação
  • Formação Continuada do Corpo Docente
  • Contabilidade e Administração Pública
  • A Gestão Escolar de Pessoas e de Processos Administrativos 
  • Planejamento e Execução de Projetos
  • Planejamento Estratégico
  • Previsão Orçamentária e a Gestão Escolar

Quanto custa a especialização em Administração Escolar?

O preço de uma especialização em Administração Escolar pode sofrer alterações de acordo com a instituição de ensino que oferece a pós-graduação. Dependendo da cidade onde você pretende cursar e da modalidade de ensino, os valores podem ficar mais altos ou mais baixos. No entanto, podemos estimar um preço médio.

Boa parte das especializações em Administração Escolar são ofertadas na modalidade EaD. Neste sistema de ensino, as mensalidades tendem a ser mais em conta e ficam na faixa dos R$ 200 mensais. Neste caso, vale a pena fazer uma boa pesquisa e avaliar qual instituição combina mais com você.

Na Ampli, instituição que possui nota máxima nas avaliações do MEC, a pós-graduação em Administração Escolar fica na média de preços do mercado. Ou seja, você pode investir na sua carreira com valores acessíveis!

Administração Escolar: quais as possibilidades de atuação profissional?

De modo geral, a formação em Administração Escolar direciona os profissionais para atuação em instituições de ensino de diferentes níveis, mas especialmente do ensino básico. Seja em escola pública ou privada, o profissional especializado reúne as condições que o trabalho de gestão em espaços educativos requer. 

Desta forma, profissionais com credenciais de gestão escolar podem atuar em cargos como Diretor de Escola, Vice-Diretor, Chefe de Departamento, Coordenador Pedagógico, entre outros espaços que demandem planejamento financeiro e estratégico. 

No serviço público, o profissional ainda pode atuar contribuindo para a elaboração de políticas públicas voltadas para a educação. É o que ocorre em Secretarias de Educação, seja através de concurso público ou cargos comissionados. Enfim, esperamos que você tenha gostado do conteúdo que preparamos para ajudá-lo a dar um Voomp na sua carreira em Administração Escolar. Obrigado por nos acompanhar e até a próxima!


Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.