InícioGraduaçãoAdministração5 cursos ideais para quem gosta de educação financeira

5 cursos ideais para quem gosta de educação financeira

A educação financeira é um assunto que chama atenção de muitos estudantes. Mas, grande parte deles não sabem que carreira seguir dentro dessa área. Então, confira aqui um guia com 5 profissões que tem tudo para ser perfeitas para você.

Agora você ficará por dentro de 5 opções perfeitas para quem curte o tema finanças. Aliás, perceba que apesar de similares, cada uma delas tem suas próprias características.

  1. Gestão financeira;
  2. Engenharia de produção;
  3. Ciências contábeis ou contabilidade;
  4. Ciências econômicas ou economia;
  5. Administração.

Nos próximos tópicos, conheça mais a fundo cada uma dessas opções. Portanto, ao final dessa leitura, você será um expert no assunto e poderá escolher que carreira deseja seguir.

1- Gestão financeira

O foco deste curso são os conceitos e técnicas. Diante disso, o profissional termina a graduação sabendo sobre elementos contábeis e fiscais. Então, é por essa razão que quem se forma em gestão financeira pode atuar em empresas de diversos ramos.

A grade curricular desse curso é bem extensa, de modo que precisa de muita dedicação. Dentre as principais disciplinas, tem-se Análise de custos e Matemática financeira.

O curso dura em média 3 anos e é ofertado por inúmeras faculdades. Além disso, em algumas delas você tem a opção de estudar EAD. Então, se gosta desse ramo de finanças, pode ter certeza que vai se apaixonar por essa profissão.

Habilidades em Educação Financeira

Quem atua nessa área precisa ter algumas características. Assim, desempenhar um bom trabalho fica ainda mais fácil, confira só.

  • Espírito de liderança, afinal é um curso de gestão;
  • Organização e planejamento;
  • Visão empreendedora;
  • Boa comunicação, tanto oral quanto escrita;
  • Pensamento estratégico e raciocínio lógico;
  • Habilidade de calcular riscos.

As opções de trabalho para quem segue essa área são muitas. Dessa forma, o profissional tem uma flexibilidade muito legal dentro do mercado. Então, há alguns cargos aptos para os formados neste curso.

  • Gerente de contas;
  • Consultor financeiro;
  • Analista de crédito;
  • Analista de mercado financeiro;
  • Controller;
  • Supervisor de operações financeiras.

2- Engenharia de produção para os amantes de educação financeira

Qualquer empresa que tenha algum processo produtivo precisa desse tipo de profissional. Por mais que alguns estranhem, a engenharia de produção tem muito a ver com educação financeira.

A principal função do profissional dessa área é gerenciar esses processos. Dessa forma, é necessário dominar conceitos técnicos como administração e economia.

É por isso que o formado em engenharia de produção atua em várias vertentes. Assim, ao optar por esse curso você gerencia uma companhia. Ou então, trabalha organizando as finanças, custos e aplicação de recursos.

Habilidades em Educação Financeira

Primeiro de tudo, é necessário gostar muito de ciências exatas. Além disso, o aluno precisa ter um perfil bem estabelecido, veja abaixo.

  • Capacidade de resolver problemas;
  • Ter um bom raciocínio lógico.
  • Gostar de educação financeira.

3- Ciências contábeis

A formação em ciências contábeis te permite trabalhar com registro e controle de receitas. Além disso, você toma conta da legislação do setor empresarial. Então, grande parte do curso conta com uma série de disciplinas de exatas.

Matemática e estatística são apenas alguns exemplos. Portanto, é muito importante gostar desses assuntos antes de escolher essa profissão.

O legal dessa formação é que qualquer empresa precisa de um especialista na área. Isso implica em um mercado bem concorrido, mas cheio de oportunidades ao mesmo tempo.

É uma área muito interessante para quem curte finanças e legislação. Portanto, se esse é o seu caso, vale a pena considerar fazer esse curso.

4- Economia

Essa é uma formação mais ampla que aborda a produção de bens e serviços. A formação em economia prepara o profissional para o mercado de maneira bem avançada e completa.

O curso oferece conhecimentos técnicos e matemáticos com uma visão analítica sobre o mundo da economia. Confira logo a seguir o que o profissional formado na área consegue fazer.

  • Garantir a saúde financeira das companhias;
  • Fazer leituras de mercado;
  • Projetar o crescimento de uma empresa;
  • Analisar a fundo o mercado econômico.

Caso se identifique com o perfil já sabe em qual área seguir. Portanto, se tiver interesse converse com pessoas que atuam no setor. Dessa forma, entende mais o mercado atual.

Um curso bem exigente na área de Educação Financeira

Perceba que de fato essa é uma profissão bem ampla e demanda muito. Assim, não é à toa que a formação é bem puxada.

Diante disso, o profissional trabalha em diversas áreas. Então, ele escolhe entre seguir a carreira de pesquisa, docência, análise, planejamento estratégico, entre outras.

5- Administração trabalha bastante com educação financeira

Uma das opções mais versáteis dessa lista de modo que o mercado está sempre demandando profissionais em administração. Hoje, quem é formado na área atua em diversos setores.

Farmácias, livrarias, clubes, restaurantes, indústrias e academias são só alguns dos poucos exemplos. Logo, a função de um administrador é gerenciar um negócio e fazê-lo crescer. Isso requer uma visão de mercado muito ampla e profunda.

Versatilidade é uma grande vantagem da formação

Outro ponto interessante é que o formado na área consegue trabalhar em vários setores de uma mesma companhia. Então, é possível fazer parte do RH, do time de marketing, de logística, de vendas, entre outros.

O fato de ser uma profissão ampla e versátil reflete muito na grade curricular do curso. Assim, confira alguns conteúdos que todo formado precisa dominar.

  • Contabilidade;
  • Direito empresarial;
  • Estatística;
  • Mercado de trabalho;
  • Matemática financeira;
  • Orçamentos.

Caso goste deles, esse é o curso ideal para você. Afinal, estudará o que gosta e poderá desenvolver seus pontos fortes.

Escolha o curso ideal para você que gosta de Educação Financeira

Pronto, agora você já conhece 5 das profissões perfeitas para quem curte educação financeira. Portanto, é hora de começar a construir a sua carreira no mercado de trabalho, boa sorte.

É importante ressaltar que como toda a faculdade é preciso dedicação. Então, após escolher o curso ideal já inicie uma rotina de estudos. Assim, você garante que está aprendendo e se desenvolvendo.

Vale lembrar que está área oferece muitas vagas. Ou seja, ao concluir os estudos as oportunidades de ter um emprego são maiores. Comece logo e agarre essa oportunidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.