InícioGraduaçãoOrador e juramentista de formatura: quais as diferenças entre eles?

Orador e juramentista de formatura: quais as diferenças entre eles?

É comum encontrar pessoas que não saibam a diferença entre orador e juramentista. Na verdade, essas são duas funções importantes no dia da colação de grau. Entenda mais sobre isso neste post completo.

A importância dessas figuras no dia da formatura

Pode ter certeza que em qualquer formatura que você frequentar terá um orador. Ele é um aluno selecionado para realizar um discurso coletivo, de modo a representar o seu curso perante os presentes.

É o orador que impactará a abertura do evento espalhando emoção para os familiares e amigos dos outros alunos. No entanto, esse não é o único momento importante desse tipo de solenidade.

O juramento também tem uma influência enorme na cerimônia. Afinal, é ele que marca o início de cada aluno na sua nova profissão. Assim, o texto propõe que o trabalho deles seja realizado com ética, competência e dedicação sempre.

Um evento desse nível, como a colação de grau, não acontece sem um juramento ou um orador. Dessa forma, só esses elementos tornam a comemoração tão especial quanto ela deve ser.

Diferenças entre orador e juramentista

Definir que estudante desempenhará o papel de orador e de juramentista não é uma tarefa simples. Isso porque o aluno precisa ter um perfil bem específico e comunicativo para desempenhar bem essas funções.

Também, não é possível fazer essa seleção sem ter uma noção clara da diferença entre estes termos. Logo, o orador é quem fará o discurso de abertura da formatura. Assim, a fala deve ser curta ao mesmo tempo, em que conta a jornada dos estudantes até ali.

Um discurso repleto de sensibilidade

Isso inclui alegrias, desafios e experiências em geral. Então, é uma maneira de mostrar tudo o que a turma passou desde o início do curso. Portanto, para ser um bom orador é necessário ter uma boa desenvoltura e conseguir falar em público.

Agora, esse não é o único requisito, de modo que é essencial ter uma boa escrita. Dessa forma, é possível pegar toda a vivência de uma turma e colocar em palavras. Ainda, é interessante que o grupo veja e aprove o discurso antes do dia da formatura.

A fala do orador não deve durar muito tempo, 10 minutos no máximo. Por último, o discurso termina com o requerimento de colação de grau.

O que faz o juramentista?

Esse é o estudante que faz o juramento no momento seguinte. Para selecionar o aluno que irá desempenhar essa missão, é interessante ter a ajuda da comissão de formatura. Então, o escolhido deve falar de forma séria e com muito compromisso.

Como é um discurso mais formal, é importante uma leitura firme e compassada. Assim, o texto será lido com a devida importância que tem para os formandos.

Muitos se perguntam qual é a parte mais importante, o discurso ou o juramento. Na verdade, ambos os momentos são muito especiais para os alunos em geral. Um traz memórias de uma jornada vivida em equipe, enquanto o outro, firma um pacto entre eles.

Faça um discurso que gere impacto

Criar um discurso que represente toda a trajetória de uma turma no curso não é uma tarefa nada simples. É necessário pensar em tudo o que o grupo de estudantes viveu durante todo o curso.

Isso para conseguir escrever um texto que remete de fato o sentimento que a turma terá na formatura. Então, sem dúvidas o aluno responsável tem um trabalho muito importante pela frente.

Um dia para deixar o discurso mais emocionante é lembrar de pessoas que marcaram a turma como um todo. Professores, coordenadores, entre outros membros que participaram da história do grupo.

Muitos alunos gostam de adicionar uma pitada de humor nos seus discursos. Assim, é possível descontrair em algum momento da solenidade. Diferente do juramento, essa fala é menos formal ainda que leve uma alta carga de emoção para os presentes.

Faça um bom juramento

Aqui o aluno não precisa criar nenhum texto, pois o juramento já está pronto. No entanto, é necessário ter muita atenção na hora de recitá-lo para toda a plateia. O escolhido precisa de uma voz firme para que toda sua fala possa ser ouvida com o máximo de clareza possível.

Outro ponto importante é que o aluno deve fazer uma leitura pausada. Afinal, os outros colegas terão que repetir cada palavra do que está sendo dito no momento. Além disso, a diferença entre o orador e juramentista é que o segundo não tem espaços para improviso.

Um momento sério e formal com orador e juramentista

Tudo é feito seguindo o texto já existente e não deve haver interrupções. Ainda, o juramento não deve trazer nenhuma referência a história da turma. Isso porque ele marca o pacto dos alunos com relação a sua carreira profissional.

Por último, o juramento deve ser feito por todos os estudantes de pé e com a mão direita estendida. Perceba que os momentos citados aqui diferem ao mesmo tempo, em que ambos são impactantes.

Dicas para fazer um bom juramento e para ser um bom orador

Até aqui você já sabe muito bem a diferença entre essas duas funções e como desempenhá-las. Então, confira agora um panorama das dicas para realizar um bom trabalho em qualquer um desses cargos.

1- Seja um bom orador

Primeiro de tudo, sempre pense bem no seu discurso. O ideal é que você prepare o seu texto com muita antecedência. Lembre-se que seus colegas precisam aprová-lo também. Ainda, escrever o que está no mundo das ideias na maioria das vezes é complicado.

Por isso, invista um tempo pensando em como realizar isso da melhor maneira possível. Além disso, não tenha medo de praticar seu discurso inúmeras vezes. É dessa forma que você garante a excelência no dia da colação de grau.

2- Seja um bom juramentista

Como o juramento está pronto, você não precisa pensar no que escrever. Então, a parte mais difícil é a prática do texto. Portanto, a dica é não deixar tudo para última hora e se preparar com muita antecedência.

  • Prepare-se com antecedência;
  • Mostre seu discurso para um amigo;
  • Treine várias vezes.

Faça um bom trabalho como orador e juramentista

Pronto, agora você sabe a diferença entre orador e juramentista e é sua vez de montar um bom discurso ou de treinar seu juramento. Siga as orientações dadas aqui e você sem dúvidas será bem-sucedido, pode acreditar.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.