InícioDicasEADFaculdade EAD tem formatura?

Faculdade EAD tem formatura?

Fazer faculdade EAD e presencial tem as suas diferenças. Então, é importante saber quais são para escolher a melhor opção.

A formatura pode ser um evento muito importante para muitos alunos e afetar nessa escolha. Por isso, descubra se ensino à distância também tem o evento no fim do curso.

O que é faculdade EAD

A sigla EAD é para Educação a Distância. Então, professores e alunos participam de aulas em ambientes diferentes. Por exemplo, cada um pode estar na própria casa.

Essas aulas acontecem por meio da tecnologia. Ou seja, computadores, celulares ou tablets. Além disso, pode ser através de vídeos ao vivo ou já gravados.

A faculdade EAD também tem trabalhos e provas como o modo presencial. Mas, o aluno pode organizar sua própria rotina e estudar quando e onde quiser.

Como o ensino à distância está crescendo vários cursos são oferecidos na modalidade. Por exemplo:

  • Graduação;
  • Pós-graduação;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres.

Como funciona o ensino à distância?

As faculdades precisam adaptar os cursos para o EAD. Afinal, é preciso considerar que aluno e professor não estão no mesmo ambiente. Por isso, saiba como funciona a educação a distância.

Como entrar na faculdade EAD?

Entrar no ensino à distância não é tão diferente de uma faculdade presencial comum. Mas, cada instituição tem suas opções para o ingresso. A prova presencial agendada é uma das opções da faculdade EAD. Assim, o aluno marca um dia e horário para realizar o vestibular.

Agendar a prova contribui com as vantagens do ensino à distância. Ou seja, você pode realizar a própria rotina até na hora do vestibular.

Outras optam pelo vestibular tradicional. A faculdade informa a data que acontecerá a prova e você deve se inscrever. Então, precisa estar no dia e horário certo para conseguir realizar o teste.

Em alguns casos também pode usar a nota obtida no ENEM. Então, é importante procurar a faculdade EAD para saber como eles realizam o processo seletivo.

Onde são feitas as aulas?

A plataforma em que são postados os conteúdos podem ser chamados AVA. Ou seja, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O aluno tem permissão para usar depois que efetua a matrícula. Assim, ele recebe um nome de usuário e senha. Depois, é preciso apenas internet para se conectar à plataforma de ensino a distância.

O AVA contém tudo o que o estudante precisa para aprender. Além disso, pode contar com áreas para interagir com professores, como chats ou fóruns. Então, a plataforma oferece:

  • Aulas, que podem ser nos formatos de textos, e-books ou vídeos;
  • Exercícios e trabalhos;
  • Calendário acadêmico com datas e prazos das atividades.

Cada faculdade EAD tem a sua plataforma. Elas diferem, ou seja, têm o próprio padrão para ordenar os conteúdos.

Polos de Apoio Presencial

As faculdades EAD têm o Polo de Apoio Presencial. São lugares que servem para os encontros presenciais. Por exemplo, em caso de apresentações, provas ou aulas práticas em laboratório.

Esses encontros acontecem mesmo que você tenha optado pelo curso EAD. É algo exigido pelo MEC. Por isso, veja antes se a instituição obriga que o aluno vá para esses eventos.

Diploma

O MEC avalia todos os cursos no Brasil com o mesmo método. Mesmo os que são a distância. Ou seja, uma faculdade EAD e outra presencial tem o mesmo peso.

Diplomas das modalidades EAD têm a mesma validade do presencial. O valor é o mesmo no mercado de trabalho. Então, quem fez curso a distância não é melhor ou pior que quem fez presencial.

A faculdade EAD tem formatura?

A notícia é boa se a cerimônia for algo importante para você, o curso à distância tem formatura. Mas, quem decide isso é a própria faculdade ou até mesmo o aluno.

Fazer uma cerimônia na modalidade EAD pode ser igual ao curso presencial. Ou seja, com professores, paraninfos, patrono e outras tradições de uma formatura comum.

Você também pode ter uma festa de formatura em uma faculdade EAD. Para isso, os alunos devem organizar uma comissão. Ou seja, a sala que escolhe se deve acontecer ou não.

Algumas turmas são pequenas demais para fazer uma cerimônia. Por isso, nesses casos pode ser feito o evento para mais de uma classe.

Pergunte para a instituição como é a formatura de cursos EAD. A cerimônia é um momento muito importante para o aluno. Por isso, não deixe de participar mesmo estudando a distância.

Pontos positivos do ensino à distância

Para escolher entre fazer faculdade EAD e presencial é preciso saber os benefícios. Afinal, deve entender porque valeria a pena escolher um curso a distância. Conheça o que faz a modalidade valer a pena:

  • Assistir as aulas quando quiser;
  • Não paga por transporte ou alimentação;
  • As mensalidades são mais baratas;
  • Pode estudar onde quiser.

Os benefícios não acabam. Além disso, o aluno também pode ganhar mais tempo para estudar. Afinal, não precisa gastar horas de transporte para ir até a faculdade.

As faculdades EAD tem a mesma qualidade que cursos presenciais. Então, você tem todas essas vantagens e ainda garante um bom aprendizado.

Onde fazer faculdade EAD

A faculdade que quer incluir o ensino a distância tem que ter autorização do MEC. Assim, eles avaliam se a instituição pode ofertar um bom ensino. São avaliados:

  • Professores;
  • Projetos pedagógicos;
  • Locais dos polos presenciais;
  • A base tecnológica para dar suporte aos alunos.

Quando a faculdade já tem opção EAD o MEC avalia a qualidade do curso. Depois, é criada uma lista com as melhores instituições.

Caso queira entrar em uma faculdade EAD é importante ver quais são as bem avaliadas. Portanto, as instituições com a melhor educação a distância são:

  • Universidade Federal de Lavras (UFLA);
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

As faculdades federais também estão em ótimas posições no ranking. Então, o que não falta é opção para escolher em qual entrar.

Fazer faculdade EAD vale a pena?

Muitos estudantes ainda pensam que o ensino presencial ainda é a melhor opção. Mas, os cursos EAD vem ganhando espaço.

A qualidade do ensino é ótima nas duas modalidades. Ou seja, você termina com as mesmas habilidades que alunos que fizeram presencial. Mas, é preciso avaliar se ela é boa para você.

É preciso organizar bem os seus estudos. Além disso, é fácil se distrair com as aulas da faculdade EAD em casa. Afinal, você pode parar de estudar para realizar outra atividade a qualquer momento.

Veja como é o seu tipo de aprendizado e avalie se consegue acompanhar as aulas. Então, comece a pesquisar sobre os cursos e instituições. Assim, você pode encontrar o melhor ensino.

Lembre-se: para escolher entre EAD e presencial é preciso avaliar a si próprio. A qualidade das faculdades a distância não é pior, ou melhor que as presenciais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.