InícioGraduaçãoCiências ContábeisContabilidade digital: nova área de atuação do contador

Contabilidade digital: nova área de atuação do contador

A internet tem revolucionado a forma como fazemos muitas coisas. E a contabilidade é uma delas. Assim, a contabilidade digital já é realidade para muitas empresas. Pode ser chamada de a nova área de atuação do contador, porém não é necessariamente um trabalho novo.

O contador continua sendo responsável por todas as tarefas de antes, a única diferença agora é a internet. Sendo assim, o profissional conta com a agilidade, facilidade e praticidade de utilizar a web.

O profissional de contabilidade pode trabalhar em grandes empresas como contador da casa. Em outros casos, pode trabalhar em empresas de contabilidade apenas. Pode, também, atuar como consultor ou montar a sua própria empresa. Além disso, o contador pode buscar uma carreira no setor público ou trabalhar como freelancer.

Os ramos de trabalho são vários. Quem escolhe se o modelo de contabilidade será digital, tradicional ou híbrido é a empresa. Portanto, o profissional precisa estar preparado para se adaptar a qualquer um deles.

Curso de Ciências Contábeis

Primeiramente, o principal ponto quem busca pela faculdade de Contabilidade é preciso gostar de número. Não existe alternativa ou outro jeito. Um profissional desse ramo vai trabalhar sempre com números, fazendo contas. Criando relatórios, avaliando planilhas financeiras.

Portanto, se você tem afinidade e gosta de matemática, cálculos e projeções, essa pode ser a faculdade certa para você. Dentre as principais matérias do curso estão as de análises, contabilidade e projeções.

Você pode fazer o bacharelado em Ciência Contábeis em diversas faculdades. Dentre as instituições do grupo Kroton que oferecem o curso queremos destacar 3:

O curso de Ciências Contábeis prepara o aluno para atuar como contador, entendendo profundamente de todas as legislações e particularidades desse ramo de trabalho.

É muito comum encontrar pessoas que nem ao menos conhecem os termos utilizados na contabilidade. E isso porque são, sim, termos extremamente técnicos e únicos desse segmento. Além disso, a grande maioria das legislações relacionadas a esse nicho de trabalho são de difícil entendimento. 

Nesse sentido, sem um contador, que estudou e sabe como interpretar todas as regras, é muito complicado uma pessoa de fora da área conseguir manter sua contabilidade em dia.

Como era antigamente?

Primeiramente, pense que a contabilidade é um serviço que envolve muitos papéis. Notas Fiscais, relatórios de vendas, pró-labore, folhas de pagamento, balanço patrimonial, balancete, impostos, relatórios governamentais, a lista é imensa e não acaba.  

O empresário que buscava uma empresa de contabilidade tinha que ir até o escritório do contador carregando um monte de papel, e saía de lá com mais outro monte de papel. Além disso, eram horas perdidas em deslocamento e trânsito.

Ainda existe quem utilize esse método? Sim! Na verdade, a contabilidade tradicional ainda é muito utilizada. Muitos profissionais aprenderam a trabalhar assim e preferem assim. Outros simplesmente não confiam muito nos modelos digitais e, por isso, optam por continuar no modo analógico de fazer as coisas.

Existe alguma vantagem de continuar fora da internet? Bom, as pessoas que se mantém assim com certeza vêem alguma vantagem nisso, caso contrário não continuariam, certo? Pois é, um dos principais pontos que mantém muitas pessoas nesse modelo de contabilidade é o excesso de zelo, digamos assim. 

Pense num dia de muita chuva, que a energia acaba. Sem energia, você não tem como acessar a internet e, portanto, não tem acesso aos seus documentos. Ou não tem como falar com o seu contador para tirar alguma dúvida.

A contabilidade digital: a nova área de atuação do contador

Mais do que apenas uma ideia, a contabilidade digital já é realidade para muitas empresas. São negócios de todas as áreas e empresas de todos os portes que têm escolhido esse novo método de se manter em dia com as suas obrigações fiscais e contábeis.

A maioria das empresas que oferecem o serviço de contabilidade digital trabalham com armazenamento de documentos na nuvem. Isso significa que você tem acesso a todos os seus documentos, de onde estiver, sempre que quiser. Só o que precisa fazer é acessar a internet. Não precisa carregar um monte de papéis com você para onde for.

Assim, muitos dos serviços que hoje uma empresa utiliza e que precisam de um contador já estão digitais. Como, por exemplo, a emissão de notas fiscais. Atualmente todas as notas fiscais são emitidas em um sistema digital.

Outro ponto que tem se mostrado muito vantajoso da contabilidade digital é que o serviço consegue ser mais barato que o tradicional. O escritório de contabilidade não precisa mais ter um espaço físico. Além disso, economiza com funcionários e despesas como impressões. Assim, é possível ganhar o mesmo que um contador tradicional, mas cobrar menos do cliente, sem perder na qualidade do serviço.

Híbrido de digital e tradicional

Muitas empresas tradicionais já estão, na verdade, trabalhando há algum tempo com um modelo meio híbrido de contabilidade. Nem totalmente analógico, nem totalmente digital. Os documentos são feitos e enviados pela web. Porém, são mantidas cópias impressas para arquivo ou segurança.

Além disso, ainda existe um escritório onde o empresário vai para se encontrar com seu contador. Porém, muitas coisas podem ser resolvidas por telefone ou email. Aos poucos são encontradas formas de se utilizar a internet e aproveitar a facilidade e agilidade que ela traz, mantendo os clientes e contadores com a segurança de possuirem cópias em papel de documentos.

Um ponto muito importante é que, mesmo com a internet facilitando muitas coisas, o contador ainda é uma presença indispensável dentro dessa área. Afinal, todos os serviços que prestados continuam existindo. Uma empresa para se manter em dia com as suas obrigações fiscais e contábeis precisa enviar periodicamente relatórios para o governo. As obrigações acessórias, por exemplo, são relatórios que o profissional de contabilidade envia para o governo, para que a empresa possa continuar operando, sem problemas.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o curso de Ciências Contábeis, e tudo o que um contador pode fazer, não deixe de ler nossas outras matérias sobre o assunto:

Qual o preço do curso de Ciências Contábeis?

O que faz o profissional de ciências contábeis?

Contabilidade 4.0? Entenda o que é

Como empreender em Ciências Contábeis?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.