InícioPós-graduaçãoContabilidadeGestão Financeira ou Contabilidade: qual é a melhor opção de carreira?

Gestão Financeira ou Contabilidade: qual é a melhor opção de carreira?

Muitos estudantes ficam na dúvida para escolher entre Gestão Financeira ou Contabilidade. Na verdade, a maioria deles ainda não entende a diferença entre essas duas formações. Confira uma análise sobre esse assunto e tire suas próprias conclusões.

Gestão Financeira ou Contabilidade: principais diferenças

Várias pessoas hoje têm desejo de ingressar no mercado financeiro. Portanto, elas precisam conhecer as diferenças entre as profissões em questão. Primeiro de tudo, saiba que essas são áreas que se completam.

Dentro desse cenário, a Contabilidade é vista como uma ferramenta dentro da Gestão Financeira. Assim, ela oferece dados que tornam possível a avaliação de uma empresa.

É por isso que o profissional em Contabilidade é essencial dentro de uma instituição. Dessa forma, é ele quem garante que a companhia funcione de maneira correta, legal e organizada.

Profissionais que trabalham juntos em prol de um companhia

Quem trabalha com contabilidade precisa realizar muitas funções importantes. Então, dentre elas está a análise e manuseio de dinheiro. Portanto, o contador e o gestor devem trabalhar juntos.

Isso porque o primeiro está sempre preocupado com o capital da empresa e com a criação de estratégias. Logo, ele tem a função de controlar tudo, de modo que a companhia cresça.

Perceba que mesmo sendo áreas que se completam, cada um tem uma série de funções específicas. Nos próximos tópicos você vai conhecer mais detalhes sobre isso.

O mercado de trabalho para essas profissões

Antes de escolher qual profissão é mais interessante para você, é necessário entender sobre o mercado de trabalho. Afinal, isso vai ser essencial após a conclusão do curso. Isso sem contar que esse conhecimento influencia muito na construção da sua carreira profissional.

1 – Contabilidade

No caso dessa formação, o mercado é bem amplo e dá ótimas oportunidades para o contador. Portanto, o profissional consegue trabalhar em setores bem diversos. Assim, é possível atuar em uma companhia de tecidos, alimentos, eletrônicos, entre outros ramos.

Vale ressaltar que quem é formado em Contabilidade tem total liberdade para ser autônomo. Inclusive, essa é a meta de muitos estudantes que começam no curso.

2 – Gestão Financeira

Um gestor financeiro contribui muito para manter uma empresa estável e crescendo. Dessa forma, ele também consegue atuar em diversos setores diferentes. Além disso, em situações de crise, essa profissão se torna ainda mais popular.

Em resumo, o mercado de trabalho para essas duas profissões é bem promissor. Então, na hora de pensar na sua carreira, isso não precisa ser uma grande preocupação.

Gestão Financeira ou Contabilidade: áreas de atuação

Como você viu, essas profissões são bem versáteis e te permitem trabalhar em vários setores. Veja logo abaixo como isso é aplicado na prática dentro do mercado financeiro. Isso vai ajudar na escolha entre Gestão Financeira ou Contabilidade.

1 – Contabilidade

Pessoas formadas em Contabilidade têm um leque de opções de trabalhos. Assim, você atua em várias funções diferentes. Veja alguns exemplos de papéis que o profissional pode desempenhar.

  • Analista fiscal;
  • Auditor.

No caso do primeiro exemplo, o profissional fica responsável por levantar dados sobre a empresa. Assim, o analista fiscal precisa garantir que tudo está na mais perfeita ordem.

Isso é essencial na hora de pensar em estratégias de gestão dentro da companhia. No entanto, no segundo, o contador vai cuidar de todas as tarefas e impostos do negócio. Ainda, quem trabalha no departamento, paga os funcionários todo mês.

Já o auditor tem a função de estudar sobre as práticas que são feitas na empresa. Assim, ele analisa se elas estão de fato em acordo com as normas e os padrões de contabilidade.

2 – Gestão Financeira

No caso do gestor, os atributos também são diversos e exigem muito do profissional. Dessa forma, o mesmo atua como consultor e analista de mercado. Além disso, é possível trabalhar como auditor dentro dessa área.

Principais disciplinas desses cursos

Como você percebeu pelas atribuições, a formação desse profissional é bem extensa. Isso significa que ambos os cursos demandam muito esforço do estudante. Confira aqui um guia geral das disciplinas abordadas nas áreas em questão.

1 – Contabilidade

A matriz do curso de Contabilidade é grande, o que pode deixar muitos alunos assustados. No entanto, todo o conteúdo é mostrado de maneira prática. Veja algumas matérias importantes do curso.

  • Análise de custos;
  • Direito comercial;
  • Legislação tributária;
  • Matemática financeira;
  • Estatística;
  • Planejamento estratégico.

2 – Gestão Financeira

Essa graduação também segue a mesma lógica da primeira. Então, o aluno precisa se dedicar muito nas duas. Dessa forma, veja algumas disciplinas que são exigidas na formação em Gestão Financeira.

  • Direito empresarial;
  • Contabilidade;
  • Controladoria;
  • Mercado financeiro;
  • Gestão de riscos;
  • Gestão de projetos;
  • Administração.

Lembre-se de que de acordo com a faculdade escolhida, essa matriz pode variar. Porém, as possíveis mudanças não são tão grandes. Então, esses exemplos são uma boa base.

Gestão Financeira ou Contabilidade: o perfil profissional ideal

Gostar da profissão sempre deve ser importante para sua escolha final. No entanto, é interessante levar em conta o perfil que cada curso exige dos seus alunos.

Isso permite que você tenha uma noção se de fato sua decisão é a certa. Dessa forma, confira o perfil profissional para os cursos. Ao final de tudo, veja se você se encaixa em algum deles.

1 – Contabilidade

Esse profissional precisa ter uma visão analítica e um ótimo pensamento crítico. Além disso, é necessário ser capaz de tomar decisões importantes. Assim, suas funções serão desempenhadas ao máximo.

2 – Gestão Financeira

O gestor financeiro tem que saber lidar com situações difíceis e conseguir atuar sob pressão. Ainda, é interessante ter um espírito de liderança e ser capaz de comandar grupos de trabalho.

Faça o curso e siga na sua carreira profissional

Você agora conhece todas as diferenças entre esses cursos, de modo que é sua vez de dar o próximo passo. Analise e refletia qual profissão se encaixa no seu perfil: Gestão Financeira ou Contabilidade.

Com isso, tomar uma decisão acertada será algo mais fácil, pode acreditar. Além disso, não esqueça da importância de escolher uma boa instituição de ensino. Assim, você garante que o curso será oferecido usando recursos de qualidade.

Dito isso, foque toda sua atenção nos estudos e boa sorte na construção da sua carreira. Então, independentemente da profissão escolhida, a sua jornada tem tudo para ser um sucesso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.