InícioGraduaçãoCiências ContábeisO que é o curso de Ciências Contábeis?

O que é o curso de Ciências Contábeis?

De maneira geral, o curso de Ciências Contábeis busca formar profissionais com capacidade de planejamento e gerência contábil. E, ao final da graduação, o aluno será capaz de gerenciar contas de empresas e de pessoas físicas. Tudo por meio do controle e registro das receitas, lucros e despesas.

Mas, antes de mais nada, é preciso entender os princípios das Ciências Contábeis. Basicamente, é o processo pelo quais informações financeiras sobre uma empresa, organização ou indivíduo são registradas. Além de serem classificadas, resumidas, interpretadas e comunicadas.

Isso acontece com base em campos como Tecnologia da Informação, Direito, Estatística e Economia. Dessa forma, o curso de Ciências Contáveis procura tratar de assuntos multidisciplinares, juntamente com o foco nas atividades econômicas de um indivíduo ou empresa.

Logo, os alunos do Curso de Ciências Contábeis irão adquirir conhecimentos teóricos e ópticos avançados em contabilidade e finanças, para que possam dominar habilidades e técnicas computacionais e de cálculo.

Essas habilidades serão usadas na prática profissional de contabilidade. Para que isso ocorra de uma forma otimizada, os alunos aprendem como usar um software de contabilidade especializado, que pode permitir que você obtenha uma maior compreensão dos setores contábeis. Isso o torna, basicamente, o setor financeiro e comercial de qualquer organização.

Portanto, o curso de Ciências Contábeis é bem indicado para aquelas pessoas que se interessam por administração de empresas e são boas com números. Isso porque a prática dessa profissão inclui o registro de contabilidade sistemático e abrangente de todas as transações financeiras pertencentes a uma empresa.

Nesse sentido, ter algum interesse genuíno nessa área vai te ajudar bastante em seu futuro profissional. Durante a graduação serão ensinados conceitos teóricos e práticos, para que os estudantes estejam capacitados durante e depois da aquisição do diploma.

O que é estudado durante o curso de Ciências Contábeis?

Inicialmente, o curso de Ciências Contábeis busca fazer de tudo para preparar o aluno em diversos aspectos. Desse modo, é criada uma espécie de responsabilidade financeira, contábil e tributária que será usada durante toda a carreira futura no segmento. Por essa razão, o curso buscará especializar o aluno nas áreas mais importantes para uma atuação completa no mercado de trabalho.

Então, o início do curso de Ciências Contábeis é recheado com disciplinas básicas que podem ser muito parecidas com outros cursos de áreas correlatas, como Administração, Direito, Economia, Língua Portuguesa, Sociologia, Planejamento Tributário e Contabilidade Financeira. Podemos dizer que essas disciplinas-base possuem uma extrema relevância para a continuidade dos estudos no curso de Ciências Contábeis.

Depois do começo da graduação, o estudante irá se aprofundar um pouco mais nos conhecimentos inerentes à profissão. Como exemplos, podemos citar Comunicação, Matemática, Economia, Ética e Tecnologia da Informação. Desta forma, esses conhecimentos poderão ser usados como uma forma de base.

Nesse sentido, podemos dizer que a formação é separada em dois ciclos, com a formação básica e a profissional. O primeiro ciclo trata de oferecer ao aluno uma formação mais generalista, que busque dar suporte ao exercício da profissão como contador. Já no segundo ciclo, a formação é um pouco mais profissional. Nele, são disponibilizados aos alunos técnicas e conhecimentos do estudo de todas as áreas possíveis do curso de Ciências Contábeis.

Isso quer dizer que o aluno aprenderá como realizar atividades, auditoria, perícias, arbitragens e controladoria. Dentre os campos de conhecimento que mais se destacam nesse ciclo, podemos destacar três deles: o Ciclo Contábil; Gestão, finanças e controladoria e a èrísia, arbitragem e auditoria. Em média, o curso de Ciências Contábeis tem a duração de quatro anos no nível de Bacharelado.

Quais são as principais matérias do curso de Ciências Contábeis?

Hoje em dia, após passar pela formação básica e a profissionalizante, o estudante do curso de Ciências Contábeis terá aulas de matérias essenciais para a profissão. Nas disciplinas mais específicas e técnicas, é bem comum que a grade curricular seja diferente, dependendo bastante da faculdade em que se faz o curso.

Além do mais, a graduação em Ciências Contábeis também conta com disciplinas optativas e especiais. Elas, por sua vez, proporcionam ao aluno a oportunidade de escolher como compor o curso de acordo com as suas necessidades. Da mesma forma, podemos citar algumas das disciplinas especiais e optativas a seguir. Acompanhe:

  • Contabilidade no Setor Imobiliário
  • Controladoria, Pesquisa em Contabilidade
  • Contabilidade de Instituições Financeiras
  • Fusões
  • Aquisições e Reestruturações
  • Planejamento Tributário, Reporting
  • Relações com Investidores

Além de tudo isso, em certas universidades também existe a chance do ensino de LIBRAS se encontrar dentre as disciplinas optativas. Isso ocorre porque ela acaba sendo muito importante para quem pretende desenvolver um atendimento contábil de forma mais inclusiva. Então, acompanhe agora as principais matérias que você vai encontrar durante o curso de Ciências Contábeis.

Principais matérias da grade curricular

  • Teoria Geral da Contabilidade Financeira: De forma simples, um curso procura ensinar conceitos, normas , princípios e práticas contábeis nessa matéria. A ideia é abordar cada um dos serviços entregues por esse setor, com o objetivo de mostrar a real situação financeira e econômica de uma empresa.
  • Orçamento empresarial: Nessa disciplina o aluno é condicionado a entender a projeção do uso de recursos empresariais e a estimar a variação de patrimônios. Ou seja, além de avaliar o passado, o contador auxiliará no trabalho de planejamento da empresa.
  • Perícia Contábil: Na realidade, essa matéria possui uma conexão com o Direito, na medida em que procura fundamentar decisões e requerimentos em termos de perícia contábil. Aqui, o objetivo é aprender a desenvolver um laudo técnico capaz de servir de prova. Seja para provar alguma fraude em documentos ou comprovar pagamentos em excesso aos Fisco.
  • Legislação Tributária: Como o Brasil possui uma legislação complexa e os tributos são a principal despesa de muitas empresas, a área fiscal acaba recebendo bastante destaque durante o curso de Ciências Contábeis. E, normalmente, os estudantes desse curso se aprofundam tanto nessa matéria, quanto os estudantes de Direito.

Por fim, como você pôde perceber, a graduação no curso de Ciências Contábeis proporciona uma ampla variedade de ensinamentos. Unidas, elas podem ser aproveitadas de diferentes formas no mercado de trabalho. Nesse sentido, durante a realização dos estudos, você poderá notar as áreas de conhecimentos que têm mais afinidade.

Há diversas universidades que disponibilizam este curso para formação em várias modalidades. Aproveite a oportunidade e comece seus estudos no setor. A cada dia as condições e métodos de estudo estão cada vez mais flexíveis, então essa é sua hora de aproveitar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.