InícioGraduaçãoCiências Biológicas5 filmes que todo estudante de Ciências Biológicas deveria ver

5 filmes que todo estudante de Ciências Biológicas deveria ver

O cinema é fonte de inspiração para muitos de nós. Em um mesmo filme, podemos nos inspirar tanto nas atitudes de um personagem quanto na moda ou paisagens que desejamos conhecer. Além disso, o cinema é um poço de conhecimentos que estão entrelaçados com a arte. Portanto, confira nosso artigo sobre os 5 filmes que todo estudante de Ciências Biológicas deveria ver.

A partir de agora, seja você entusiasta da Biologia (ou não), certamente os filmes listados te agradarão. Assim, coloque a mão no catálogo e o olhinho na tela para a leitura.

Vamos lá?

O Professor Polvo

Antes de mais, te darei um conselho: separe o lencinho, porque você vai chorar.

O Professor Polvo é um filme documentário relativamente recente da Netflix. Ele retrata uma expedição em uma floresta de Algas na África do Sul, realizada pelo biólogo Craig Foster.

Durante a expedição, Craig se depara com um polvo, e passa a ficar fascinado com o seu comportamento. Neste contexto, biólogo e também mergulhador passa a acompanhar todos os movimentos do polvo por meses a fio e, assim, vários aprendizados surgem.

Por fim, esse filme além de relatar aspectos biológicos, trata dos sentimentos humanos mais palpáveis que temos. E, além disso, tem uma fotografia lindíssima e inspiradora.

A Era do Gelo

Essa clássica animação da Fox já está em seu quinto filme e, mesmo assim, não para de nos ensinar. O primeiro A Era do Gelo surgiu em 2002 e foi um sucesso total, atingindo os corações de todas as faixas etárias.

O filme se passa na Era Glacial Paleolítica e retrata aventuras de mamíferos sobreviventes. Ainda, para além dos aspectos técnicos sobre esse período geológico e sobre animais que existiram de verdade, o filme serve como crítica para as atuais circunstâncias climáticas em que vivemos.

Por fim, diversas perspectivas do aspecto biológico podem ser levantadas, além de muita diversão e entretenimento. Pode-se olhar a partir da questão cíclica da terra, da extinção, da relação entre os animais para com a natureza e muito mais.

Assim, vale à pena conferir. No mais, independentemente da área, essa obra entra na lista de filmes que todo estudante deveria ver

A Lei da Água

A Lei da Água é um documentário brasileiro extremamente esclarecedor. Foi realizado sem fins lucrativos e com financiamento coletivo de instituições como a WWF – Brasil e a S.O.S Mata Atlântica.

Apesar de pouco conhecido, é um documentário que se encontra disponível de forma gratuita em várias plataformas populares, como o YouTube. Neste contexto, o documentário visa esclarecer questões envolvendo a área agrária no Brasil e, em especial, o novo Código Florestal, desde a elaboração até a implantação.

Ainda, o documentário aponta, de forma crítica, como as leis impactam a floresta e, consequentemente, a vida humana. A obra foi baseada em entrevistas com diferentes grupos, mostrando não ser tendenciosa em sua criação, mas realista.

Percebe-se no documentário um cuidado e uma escuta ativa diante das informações. A lista de entrevistados é extensa e inclui ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Também inclui o destaque de importantes trechos do novo e do antigo Código Florestal, assim como cenas de discursos políticos.

Por fim, apesar de ser um filme de 2014, segue bastante atual em suas problemáticas. Continua sendo, portanto, fundamental a sua apreciação.

Divertidamente

Esse lindíssimo filme da Pixar, ou seja, dos criadores de Toy Story e Monstros S.A, por exemplo, fornece muito pano para manga na perspectiva biológica.

O filme retrata a vida da Riley, uma garotinha de 11 anos. Mas, para além da vida externa da Riley, o filme fala profundamente sobre as suas emoções. E essas emoções tomam uma forma personificada e até recebem nomes!

Sentimentos personificados em forma dos personagens Nojinho, Raiva e Alegria nos contam de forma lúdica sobre o funcionamento do nosso cérebro. Ainda, há um líder, o Alegria, que motiva a Riley em vários acontecimentos.

Desse modo, por tratar de tantos aspectos fundamentais da experiência humana, a Veja fez uma reportagem só para este filme. Confira alguns dos aprendizados, levantados pela reportagem da Veja, com os ensinamentos trazidos por Divertidamente:

  • As memórias são fixadas pelas emoções;
  • Não existe sentimento melhor ou pior;
  • A tristeza é necessária;
  • O medo nos faz sobreviver – assim como o nojo;
  • A raiva impede injustiças;
  • Há memórias que acabam apagadas – e esquecer pode ser algo bom;
  • A memória define (e influencia) a sua personalidade.

Os demais tópicos estão disponíveis clicando aqui, na matéria em questão.

Agora, os demais links devem ser feitos por você. Tenho certeza de que muito conhecimento biológico – e de vida, será extraído dessa obra.

O Veneno Está na Mesa

O filme documentário é também uma obra brasileira que retrata a questão dos agrotóxicos. Além disso, destaca uma pauta importantíssima do período pós-guerra, chamado Revolução Verde, que segue com suas marcas no cenário agrícola atual.

Ainda, o filme enfatiza as categorias de agrotóxicos e pesticidas mais utilizados pelo agronegócio brasileiro e mundial. E destaca ainda que o Brasil é um dos países que mais utilizam agrotóxicos no mundo, com uma média de 5,2 litros/ano por habitante.

Além disso, há um retrato da vida de quem é atingido diretamente pela literal chuva de veneno disposta nos grandes latifúndios. Sendo assim, mostra a realidade de famílias que adoeceram por morar em regiões em que o agronegócio impera.

A obra também mostra como são articuladas as dinâmicas legais e até incentivos fiscais para o uso de agrotóxicos. Sendo, portanto, um filme denso, porém, bastante necessário. E é interdisciplinar, com disciplinas como Química e Geografia.

Por fim, vale à pena conferir, principalmente considerando que o mesmo encontra-se disponível em várias plataformas gratuitas de vídeo.

Por hoje, são essas as dicas que temos sobre alguns dos filmes que todo estudante deveria ver. Mas indicaremos mais uma leitura muito legal para que você possa continuar nos acompanhando. Clique aqui e veja mais uma matéria.

Até logo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.