InícioGraduaçãoCiências BiológicasSaiba como funciona a faculdade de Ciências Biológicas!

Saiba como funciona a faculdade de Ciências Biológicas!

Atualmente, existem mais de 8 milhões de seres vivos no planeta, de diversos gêneros. São animais, plantas, bactérias e uma variedade muito grande de espécies. Boa parte delas são estudadas por biólogos, que as investigam sob diversas óticas. Interessante, não?

Acompanhe o conteúdo que nós preparamos para você e fique por dentro de como é a faculdade de Ciências Biológicas! 

Como é a faculdade de Ciências Biológicas?

O curso de Ciências Biológicas tem a missão de formar biólogos, pesquisadores e professores para atuar no estudo de organismos vivos na natureza. O curso oferece uma visão geral sobre as diversas áreas da biologia, como a alimentação, reprodução e desenvolvimento de espécies. 

Estudantes de Ciências Biológicas, além de estudarem a parte prática, realizam muitos trabalhos de campo. Nestas práticas, entram em contato direto com seus objetos de estudo, seja ele da terra, da água ou do ar. 

Além de trabalhar com os diversos tipos de seres vivos, biólogos atuam com questões ambientais, como a biodiversidade, na biossegurança e na formulação de políticas de proteção ambiental. Trata-se de um curso que tem tudo a ver com quem curte explorar elementos da natureza e realizar novas descobertas. Muito interessante, não acha?

Ah, e a faculdade de Ciências Biológicas pode ser cursada tanto em nível de bacharelado como de licenciatura, para atuar no Ensino Básico e Ensino Profissionalizante. Quanto às modalidades, o curso é ofertado de forma  presencial e semipresencial. 

Quanto tempo dura a faculdade de Ciências Biológicas?

O curso de Ciências Biológicas pode durar de 4 a 5 anos no total. Isso depende do turno em que o curso é ofertado, se é bacharelado ou licenciatura. Cursos de licenciatura tendem a ser mais longos, uma vez que estão incluídos conteúdos sobre educação, didática e gestão escolar. Esses conteúdos auxiliam a formar os futuros professores de Biologia! 🙂

Durante a graduação, os alunos são incentivados a participar de eventos acadêmicos, palestras, grupos de pesquisa e ensino. São muitas atividades que o biólogo em formação pode explorar. Algumas, no entanto, são obrigatórias, como a realização de estágio e a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, na reta final da graduação. 

O que se estuda na faculdade de Ciências Biológicas?

O conteúdo estudado na faculdade de Ciências Biológicas é dividido em 5 categorias. Vamos conhecê-las?

Biologia Celular, Molecular e Evolução: são temas relacionados à organização biológica e fisiológica de células, moléculas e partículas virais. São incluídos também estudos sobre genética, bioquímica e biofísica.

Diversidade Biológica: dentro desta categoria estão os conhecimentos sobre classificação dos seres vivos de modo geral. São aprofundados os estudos sobre organização das espécies, suas adaptações, fisiologias e estratégias de sobrevivência.

Ecologia: aqui, são tratados assuntos sobre a relação entre seres vivos e meio ambiente ao longo do tempo. São estudos sobre ecossistemas, fauna, flora e meio ambiente. 

Fundamentos das Ciências Exatas e da Terra: nesta categoria estão localizados os estudos multidisciplinares, que contam com conhecimentos de áreas como química, física, geologia e matemática.  São ciências que servem como suporte para o entendimento completo da biologia.

Fundamentos Filosóficos e Sociais: Compreendem estudos sobre aspectos históricos, sociológicos e filosóficos sobre o conhecimento biológicos. Dentre os temas tratados, estão a atuação profissional do biólogo, seu papel na sociedade e aspectos éticos. 

Além das disciplinas do curso de bacharelado em Ciências Biológicas, no curso de licenciatura os graduandos estudam teorias e metodologias referentes à prática docente.  

É muito comum que nas faculdades existam matérias específicas com base na região em que estão situadas. Por exemplo, uma faculdade de Ciências Biológicas situada no norte do Brasil pode ofertar conteúdos que dialoguem com a realidade local de fauna e flora. Já na região sul do país, os conteúdos seriam diferentes, uma vez que a paisagem da natureza também muda.   

Como é o mercado de trabalho para biólogos?

Por estudar de forma generalista uma vasta quantidade de seres vivos e espécies, biólogos podem atuar em diversas frentes e com diversas especialidades. Tanto na carreira acadêmica como em empresas, biólogos podem desenvolver pesquisas e atuar em laboratórios. Criadouros, Zoológicos e projetos de resgate de animais também oferecem oportunidades para biólogos. 

Em relação ao meio ambiente, há vagas de trabalho muito interessantes. Profissionais das Ciências Biológicas podem atuar com projetos de arborização urbana e com ecoturismo, uma atividade que cresceu muito nos últimos anos. 

Tanto no ensino privado como no ensino público, formados no curso de licenciatura podem atuar como professores, ministrando aulas de biologia para turmas de ensino fundamental, médio e EJA. 

Ainda existem outras atividades profissionais, como a prestação de consultorias ambientais para empresas e instituições, o trabalho com paisagismo e saneamento ambiental. Resumindo: não são poucas as opções para os formados em Ciências Biológicas. Com uma boa formação e investimento em si mesmo, você estará apto para se destacar no mercado de trabalho.

E quanto custa a faculdade de Ciências Biológicas?

Se você tem o sonho de cursar uma faculdade de Ciências Biológicas, mas teme valores altos, pode ficar tranquilo. A faculdade não é das mais caras do mercado. É verdade que os preços podem oscilar de acordo com a instituição de ensino, mas a média das mensalidades fica abaixo de R$ 800 na modalidade presencial.

Nos cursos semipresenciais, você encontra ofertas de cursos por menos de R$ 400. Uma boa opção para quem busca reduzir custos e deseja estudar de casa. Apesar da diferença de preço, isso não significa que as faculdades semipresenciais tenham pior qualidade. Hoje em dia, muitas delas possuem metodologias de ensino on-line bastante avançadas e disponibilizam toda a estrutura necessária para a aprendizagem. 

Faculdades reconhecidas como a Unopar, Anhanguera, Unic e Unime oferecem o curso de Ciências Biológicas nas modalidades presencial e semipresencial, tanto em nível de bacharelado como de licenciatura. São opções que podem caber no seu bolso e que sugerem uma boa relação custo-benefício.

Hoje a gente fica por aqui! Mas esperamos que você tenha curtido e aprendido tudo sobre a faculdade de Ciências Biológicas. De cá, seguimos torcendo por você e acreditando no seu sucesso profissional. Pode contar com a Voomp! 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.