InícioGraduaçãoEngenharia de ProduçãoFaculdade de Engenharia de Produção: conheça esta faculdade!

Faculdade de Engenharia de Produção: conheça esta faculdade!

Com o desenvolvimento da tecnologia industrial, o consumo mundial acelerou bastante! Neste processo de crescimento, foi necessário estabelecer estratégias para que o setor seguisse em ascensão e com aumento de qualidade. Muitos destes profissionais responsáveis pelo setor  são engenheiros de produção. Mas, como se tornar um engenheiro de produção?

Que tal conhecer um pouco mais sobre a formação e a carreira de quem atua nesta área? Vamos descobrir hoje sobre a faculdade de Engenharia de Produção!

Tudo passa pela Engenharia de Produção

Boa parte dos objetos que nos cercam em nosso dia a dia possivelmente passaram pelo trabalho de engenheiros de produção. Desde a mesa em que tomamos café da manhã até os eletrodomésticos que nos auxiliam nas tarefas diárias. Isso ocorre, pois, a faculdade de Engenharia de Produção visa formar profissionais que atuam na organização e otimização dos sistemas produtivos

De um modo geral, Engenheiros de Produção têm a missão de formular estratégias para o amplo setor produtivo, o que engloba o trabalho com linhas de produção, planejamento financeiro e a administração de recursos humanos

Assim, o perfil que as faculdades buscam formar é de um profissional com espírito empreendedor, que seja apto para ser um líder e gerir equipes. Além disso, um perfil que preze pela inovação e tenha uma boa capacidade de interpretar a conjuntura econômica e produtiva. Se você é inquieto, busca se desafiar e atingir objetivos, a faculdade de Engenharia de Produção pode ter tudo a ver com você!

No decorrer da graduação, você recebe uma formação geral sobre os processos produtivos. No entanto, você pode se especializar em alguma área através de projetos de pesquisa ou estágios. Com um mercado de trabalho promissor, você pode sair da faculdade trilhando seu sucesso profissional.  

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia de Produção?

Cinco anos é o tempo total de curso, dividido em 10 semestres. Neste tempo, os graduandos cumprem com as atividades obrigatórias: cursar todas as disciplinas, participar de atividades complementares, realizar estágio e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso.

Outras atividades de caráter opcional podem ser realizadas neste tempo de faculdade. Participação em projetos de pesquisa, monitorias, intercâmbios e disciplinas optativas. Existem diversas oportunidades para aproveitar o tempo de faculdade da melhor forma possível. Cinco anos pode parecer muito tempo, mas o tempo passa voando quando você faz o que gosta! 

Faculdade de Engenharia de Produção: o que se estuda?

Nas aulas de Engenharia de Produção, especialmente nos quatro primeiros semestres, os conteúdos estudados são introdutórios e fornecem o conhecimento básico para o aprofundamento ao longo do curso. Assim como ocorre em todas as engenharias, nos primeiros semestres o foco está no domínio dos conceitos matemáticos, físicos e químicos. Neste momento, os exercícios com cálculos e fórmulas matemáticas são muito frequentes.

O curso ainda possui um caráter multidisciplinar, no qual os alunos estudam disciplinas de outras engenharias. São tópicos como elétrica e eletrônica, fundamentos de engenharia mecânica, automação e engenharia civil. Afinal, para conceber uma estrutura de produção, é necessário ter conhecimentos em todas essas áreas. 

De modo geral, estudantes de Engenharia de Produção se dedicam a pesquisar temas relacionados aos processos produtivos, passando pela operação dos equipamentos, gerenciamento de equipes de trabalho, análises financeiras e desenvolvimento tecnológico. Os temas são bem amplos e diversificados. 

A seguir, mostramos algumas disciplinas presentes no currículo da faculdade Unopar:

  • Gestão da Qualidade
  • Gestão da Produção
  • Gestão de Operações e Serviços
  • Comportamento Organizacional
  • Planejamento, Programação e Controle da Produção
  • Gestão de Projetos
  • Ciência dos Materiais
  • Desenvolvimento de Produto

Vale destacar que é comum que nas engenharias sejam realizadas muitas práticas em laboratórios. Ou seja, você se forma colocando a mão na massa de verdade!

Quanto custa cursar a faculdade de Engenharia de Produção?

O curso de Engenharia de Produção pode ser encontrado em diversas faculdades do país, localizadas em todas as regiões. Além disso, é encontrada nas modalidades presencial e semipresencial, onde as atividades práticas são realizadas em laboratórios. 

Levando em conta esse leque de possibilidades, os custos com mensalidade, moradia, transporte e tudo que envolve a faculdade podem ser muito variáveis. A média de mensalidades nas faculdades privadas, no entanto, custa pouco mais de R$ 1.000. Para cursos semipresenciais, você consegue encontrar ofertas por menos de R$ 700 mensais!

Algumas faculdades bem conceituadas oferecem o curso com um bom custo benefício na modalidade semipresencial, como Unime, Pitágoras, Anhanguera, Unopar e Unic. Você pode conferir a estrutura e os valores dos cursos clicando aqui.

Me formei em Engenharia de Produção: como é o mercado de trabalho?

Graduados em Engenharia de Produção encontram uma grande flexibilidade de ramos para atuar profissionalmente, o que é um ponto muito positivo nesta formação. Uma vez que o principal objeto de trabalho é o sistema produtivo, o profissional da área pode trabalhar em diversos nichos industriais, como no setor alimentício, automobilístico e têxtil. Afinal, se há produção, há demanda por engenheiros!

Oportunidades podem ser encontradas também em instituições financeiras, como bancos e corretoras de valores. A procura por Engenheiros de Produção se dá pela habilidade que os profissionais têm para analisar o mercado, planejar o lançamento de produtos e trabalhar com finanças.

No serviço público, grandes empresas de setores estratégicos contratam Engenheiros de Produção. A atuação ocorre em instituições de logística, de produção e em setores como o petroquímico e naval, por exemplo. 

Por fim, engenheiros de produção podem atuar como consultores para diversas instituições. São serviços prestados com análise de dados, planejamento financeiro e organização de processos de criação de produtos. 

Um mercado cada vez mais competitivo exige profissionais que possam garantir serviços de qualidade. Portanto, o mercado de trabalho para Engenheiros de Produção está em constante movimento e com boas oportunidades de crescimento. 
O nosso post termina aqui, mas você pode dar uma olhada nas instituições que oferecem este curso e seguir acompanhando nossos conteúdos. Pode contar com a Voomp para conhecer a formação que você sempre quis fazer. Estaremos sempre juntos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.