InícioGraduaçãoEngenharia de ProduçãoEngenharia de Produção na área da saúde: como funciona?

Engenharia de Produção na área da saúde: como funciona?

Seguir a carreira em saúde após o curso de Engenharia de Produção não é comum. Afinal, muitos estudantes não sabem que essa é uma possibilidade.

Isso começou a mudar nos dias atuais. Agora, o mercado de trabalho para quem quer seguir a especialização aumentou. Então, veja como um engenheiro de produção pode se inserir nesse campo.

Engenharia de Produção: o que é

O engenheiro de produção é responsável pelos processos produtivos. Ou seja, ele garante a eficiência dos sistemas. Também cuida de tudo o que envolve o processo. Por exemplo, os materiais, equipamentos, recursos naturais, humanos e energéticos.

Mercado

Fazer Engenharia de Produção não significa trabalhar em fábricas e indústrias. Você pode atuar no setor de serviços ou varejo. Além disso, outras áreas são:

  • Engenharia de Operações e Processos da Produção;
  • Logística;
  • Engenharia da Sustentabilidade;
  • Pesquisa Operacional;
  • Engenharia Econômica.

É um campo muito grande e você pode trabalhar em diversos locais. Além disso, lembre-se que produção pode transformar algo de um estado para outro. Então, não é ligado somente à um bem físico.

Caso tenha gostado do campo saiba que na faculdade é preciso conhecimento de exatas. Afinal, é um curso de Engenharia. Algumas das matérias são:

  • Cálculo;
  • Física;
  • Gestão da Qualidade;
  • Algoritmo e Programação.

Como ligar Engenharia de Produção com a área da saúde?

Muitos não imaginam como um profissional da área pode trabalhar em lugares como hospitais. Mas, Engenharia de Produção e Saúde podem ser mais ligados do que pensam.

Um hospital tem operações internas como qualquer outro ambiente de trabalho. Afinal, é preciso de coisas como:

  • Gestão de medicamentos;
  • Organização dos médicos e enfermeiros;
  • Logística para entregar os exames.

Então, pode-se pensar no hospital ou clínica como uma indústria. Também é preciso lidar com custo, equipe e clientes. Agora, é mais fácil imaginar um engenheiro de produção atuando no meio.

O profissional deve se atentar aos processos e evitar falhas nas questões logísticas. Além disso, ele consegue desviar de possíveis urgências. Assim, o hospital ou clínica vai poder alcançar suas metas.

Como a Engenharia de Produção atua na saúde

Agora você sabe como um estudante de Engenharia de Produção entra na área da saúde. Então, conheça melhor tudo o que o profissional pode fazer nesse campo.

Manutenção das máquinas

Podem acontecer falhas em máquinas algumas vezes. Porém, essas falhas podem ser um pouco mais preocupantes ao se tratar de hospitais. Um engenheiro que vai trabalhar na área da saúde pode ajudar. Assim, ele reduz a chances de haver erros com manutenções.

O profissional que trabalha em um hospital ou clínica faz a manutenção de aparelhos hospitalares. Então, a segurança fica maior e os resultados são melhores.

Fazer a gestão de leitos

A ocupação dos leitos é algo que está muito falado nos dias atuais. Afinal, lidar com uma pandemia faz discussões como essa surgirem.

Um profissional de Engenharia de Produção pode cuidar dessas questões. A taxa de ocupação é um dos principais fatores usados na gestão. Então, o engenheiro analisa os fatores que definem o índice.

Ele pode, por exemplo, mapear o tempo dos pacientes no hospital. Além disso, também analisa os procedimentos que são feitos. Caso uma urgência apareça, os profissionais vão estar mais preparados.

Engenharia de Produção: tempo de espera

O fluxo de pacientes também pode ser analisado pelo engenheiro de produção. Assim, ele vê qual é o tempo médio até o atendimento. Depois, pega o volume de pessoas que conseguem ser atendidas.

Isso faz com que o profissional de Engenharia de Produção chegue a uma margem de segurança. Desse jeito, pode lidar de forma fácil com faltas, atrasos ou períodos extras de consultas. A chance de cometer erros é reduzida.

Ritmo de trabalho

Os médicos e enfermeiros têm um calendário com o ritmo de trabalho de cada um. Assim, o local funciona com maior qualidade e as equipes trabalham melhor.

Trabalhar na área da saúde desse jeito pode parecer simples. Mas, existem muitos desafios nessa parte. Por exemplo, é preciso respeitar as exigências legais de trabalho.

Essa área é ligada com a logística do local. O profissional deve pensar de acordo com demandas e equipes, então, cada lugar é diferente. Por isso, quem faz Engenharia de Produção é ótimo para o papel.

Engenharia de Produção: cargos na área da saúde

Você sabe com quais campos do hospital um engenheiro de produção pode lidar. Agora, descubra quais são os cargos que esse profissional pode ocupar em um hospital ou clínica.

Coordenador de planejamento

Esse cargo é responsável por criar metas a longo prazo. Além disso, é ele quem vê quais são as ameaças e oportunidades na rotina hospitalar.

O engenheiro de produção que atua nesse local deve fazer relatórios de progresso. Assim, faz a análise da produtividade das equipes e dos resultados.

Engenharia de Produção: Gerente de qualidade

Um gestor de qualidade deve cuidar das regras que são dadas às suas equipes. Portanto, garante a segurança e qualidade do serviço.

O cargo é ótimo para quem faz Engenharia de Produção. Além disso, ele tem um papel de muita importância no meio hospitalar. Afinal, é preciso cuidado com a satisfação dos pacientes.

Gestor de projetos

O gestor de projetos cuida, como o próprio nome diz, dos projetos da empresa. Assim, ele garante que tudo fique dentro do que foi planejado pela gestão. Algumas das suas tarefas são:

  • Monitoramento de indicadores de desempenho;
  • Liderar a equipe que é responsável.

Matérias de Engenharia de Produção ligadas à área

A grade curricular do curso tem conteúdos que se ligam com a área da saúde. Então, descubra quais são. Assim, você já sabe em que matéria focar mais no período da faculdade.

Estimar a demanda

Um profissional de Engenharia de Produção deve fazer a previsão da demanda. Ou seja, quantos pacientes o hospital pode receber em um dia. Não é algo fácil de fazer. Afinal, pode acontecer imprevistos e muitos pacientes chegam ao mesmo tempo.

O engenheiro de produção deve se organizar para isso. Ele prevê a demanda e, ainda, pensa em possíveis emergências e como deve aplicar recursos.

Gerenciar a cadeia de suprimentos

O hospital precisa de remédios e equipamentos médicos. Então, em algum momento os objetos vão acabar e é preciso pedir mais

Um profissional de Engenharia de Produção ajuda nesse processo. Além disso, ele evita perder medicamentos por validades vencidas e economiza na compra. Afinal, precisa estar sempre atento ao estoque.

Engenharia de Produção: Lean manufacturing

Conhecida por fazer parte do sistema Toyota de Produção. Então, por meio dela é criado um sistema para melhorar os processos de forma constante. Assim, fazem técnicas que reduzem falhas e gerenciam o estoque.

Siga carreira na Engenharia de Produção

Você se interessou pela área? Então, agora sabe como pode trabalhar em hospitais sendo formado em Engenharia de Produção. Pesquise mais sobre esse campo quando estiver na faculdade. Assim, vai estar mais preparado quando for a hora de decidir sua atuação.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.