InícioGraduaçãoEngenharia de ProduçãoInovação e Engenharia de Produção: qual é a relação?

Inovação e Engenharia de Produção: qual é a relação?

Inovação e Engenharia de Produção são áreas de estudos próximas, que colaboram entre si para avançar. O objetivo desses campos é melhorar a produtividade das indústrias e empresas, de modo a movimentar o mercado.

Os engenheiros precisam trabalhar para adotar novas modalidades de tecnologia e recursos, para serem excelentes no setor. Então, acompanhe o artigo para saber mais sobre essa relação.

Inovação e Engenharia de Produção: qual é a relação?

A capacidade de inovar é essencial para que o engenheiro de produção possa criar produtos, porque a indústria precisa oferecer soluções para os problemas das pessoas.

Aliás, ideias inovadoras que visam as tendências do futuro e consideram os avanços tecnológicos, ganham destaque.

Então, se o seu plano é ingressar no setor de Inovação e Engenharia de Produção, saiba que as principais características do profissional são:

  • Capacidade criativa para desenvolver projetos;
  • Iniciativa e proatividade.

O que é a inovação?

Pode haver confusão na hora de entender do que se trata, de fato, uma inovação. Portanto, é preciso diferenciar alguns processos que são parecidos ao ato de inovar. Assim, são eles:

  • Descobrir: identificar ou notar algo por meio da ciência;
  • Inventar: criar algo novo e desenvolver um modelo.

Então, a inovação é nada mais que o resultado de uma invenção que gerou negócios. Ou seja, quando um projeto criado começa a movimentar dinheiro e atender a um certo público, se trata de algo inovador.

Agora que você entendeu o conceito de inovação, acompanhe o artigo para saber mais sobre como a Engenharia de Produção aplica esse processo.

Como a inovação é ligada à Engenharia de Produção

O engenheiro de produção está sempre preocupado em melhorar o processo de produtividade das empresas. Por isso, precisa trazer inovação no seu trabalho.

Para isso, ele precisa manter os custos do produto num valor baixo, como estratégia de economia para a corporação. Mas, há meios para que o profissional adapte invenção e Engenharia de Produção. Veja a seguir quais são.

Tipos de inovação na Engenharia de Produção

O engenheiro de produção pode inovar de várias formas. Os serviços e produtos são algumas delas. Visto que satisfazem a vontade do cliente e geram lucro para as empresas.

Ainda mais, outra maneira de inovar é através de processos produtivos, por exemplo, os aparelhos dentários. Isso porque eles servem para diversos objetivos do consumidor.

Além disso, outra maneira de inovação é o modelo de negócios, como a música. Afinal, o mercado musical começou com a criação de discos de vinil e CDs e, no decorrer do avanço da tecnologia, inovou com plataformas online.

Por fim, o engenheiro de produção pode criar modelos variados de vendas, para inovar. Isto é, em tempos passados, as compras eram realizadas em lojas físicas, mas hoje existem comércios digitais que realizam o varejo virtualmente.

Inovação e Engenharia de Produção: por quê inovar?

Existem algumas razões que fazem a inovação ser necessária na Engenharia de Produção. Assim, são elas:

  • Avanço da tecnologia;
  • Novas formas de consumo;
  • Aumento da competição;
  • Alteração no ambiente de negócios.

A seguir entenda como esses motivos impactam a vida do engenheiro de produção.

Tecnologia

Hoje, as empresas buscam produtos que sejam modernos e entreguem mais segurança e satisfação aos clientes. Por exemplo, um alarme de segurança que dispara ao identificar um ladrão que invade uma casa.

A renovação do consumo

Sabemos que com os celulares, pode-se fazer tudo. Pode-se conseguir se locomover usando um aplicativo que conecta motoristas e passageiros.

Isso mostra que as pessoas mudaram sua forma de consumir. Então, o engenheiro de produção precisa inovar com os meios de consumo.

Competição na produção

Há países, como a China, que possuem um valor de produção muito baixo. Assim, as empresas chinesas competem com as brasileiras com valores elevados. Aliás, competir é um motivo para ligar invenção e Engenharia de Produção.

Mudanças nos negócios

Há novas necessidades para manter um serviço diariamente. Ou seja, as empresas sempre irão colocar novas condições para que o engenheiro trabalhe.

É importante que o profissional inove e saiba adaptar seu trabalho às novidades e às exigências.

Inovação é importante na Engenharia de Produção

Acima de tudo, a inovação é um processo importante na Engenharia de Produção, porque permite:

  • Mais lucro com os produtos e serviços;
  • Opção de exportar os itens;
  • Geração de empregos com salários maiores;
  • Resultados e respostas para a sociedade.

Por meio da inovação, é possível que se ganhe benefícios para todas as partes, tanto para as empresas e gestores, como para os engenheiros de produção e até para os clientes.

Afinal, existem setores no conjunto social que precisam de soluções para os problemas que enfrentam. Por exemplo, os hospitais podem adquirir produtos que facilitem o tratamento dos pacientes, assim como ajudam no trabalho dos médicos e enfermeiros.

A tecnologia na inovação e Engenharia de Produção

O avanço da tecnologia está muito ligado à inovação e Engenharia de Produção. Portanto, veja alguns pontos cruciais dessa evolução.

Era digital nas operações

Há muito tempo, a informática tem crescido e dominado os escritórios. Assim, o aspecto inovador foi o fato das anotações no papel terem sido substituídas pelos computadores e programas.

Os dados como moeda de troca

Por meio dos dados, o engenheiro de produção consegue saber sobre os gostos e tendências de um público. Então, as inovações no setor produtivo foram:

  • Novas formas de identificar informações;
  • Modernizar os processos;
  • Aumentar a produtividade.

Por fim, é possível usar os dados na hora de entender o que dá certo ou errado nos setores de produtos e serviços.

Inteligência artificial

Atualmente, é possível facilitar a compra e venda de mercadorias por meio da inteligência artificial, que pode produzir lucro de forma mais rápida e atender mais clientes.

Inovação e Engenharia de Produção: quais são as tendências?

Sem dúvidas, o mercado da Engenharia de Produção está em constante crescimento. Sendo assim, acompanhe as tendências que você pode ver durante seu plano de estudos.

Internet das Coisas

Ligar ambientes físicos com espaços digitais é a tarefa da Internet das Coisas. Ou seja, é possível interligar aparelhos de produção às novas tecnologias.

Por exemplo, hoje existem máquinas que são operadas à distância, de modo a produzir produtos por meio do uso remoto. Então, as empresas utilizam essas ferramentas a fim de automatizar a produção e tornar menos desgastante o processo.

Machine Learning

Atualmente, os profissionais em programação conseguem criar máquinas que corrigem seus erros e melhoram seu desempenho. É dessa forma que funciona a Machine Learning.

Robótica

Por meio dos robôs, é possível realizar operações complexas como atender clientes, realizar pagamentos e entre outros serviços. Aliás, há tempos atrás, era possível somente aos seres humanos.

No entanto, a robótica não para sua inovação por aí. Há robôs que tomam conta de linhas de produção extensas, permitindo que as indústrias renovem seu mix de produtos com mais rapidez e automação.

Prepare-se para o futuro

Neste artigo você pode entender a relação entre inovação e Engenharia de Produção e os impactos dessas áreas nos setores industrial e empresarial. Então, agora já pode decidir se essa é a profissão que você deseja alcançar e começar sua carreira.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.