InícioDicasMercado de trabalhoDescubra quais as principais tendências no mercado de trabalho

Descubra quais as principais tendências no mercado de trabalho

Pode parecer clichê dizer que a globalização é um fator importante no gerenciamento de qualquer empresa. Mas, a verdade é que toda empresa, atualmente, tem o potencial para se tornar global. Por isso, é natural que as empresas acompanhem as tendências buscando estar mais alinhadas com o mercado de trabalho.

Estar atualizado é mais que uma recomendação, é uma necessidade imposta pelo mercado. Por isso, trazemos neste artigo algumas das principais tendências do mercado de trabalho.

Por que é importante acompanhar as tendências?

O mercado de trabalho está em constante transformação. O que antigamente demorava décadas para acontecer, hoje em dia acontece em questão de anos ou meses. Isso acontece devido à chegada constante e cada vez mais frequente de novas tendências e tecnologias.

Por isso, é importante para o profissional, não importa de qual área, estar sempre atualizado. Isso vai torná-lo mais competitivo e presente em relação aos seus concorrentes. E essa realidade não vale apenas para os empregados, mas também para as empresas. Empresas perdidas no tempo tendem a atrair profissionais presos ao passado – o que é ruim para ambos.

Outro fator importante é que colaboradores atualizados são produtivos e motivados.

 

Quais são as principais tendências atuais no mercado de trabalho?

Antes de sair por aí procurando cursos, é importante saber onde investir a sua energia. Assim, você não gasta seu tempo ou seus recursos investindo em algo ruim. Conheça algumas das tendências mais atuais.

Atuação aliada a um propósito

Empresas que visam apenas o lucro, sem se importar com seus colaboradores, estão definitivamente no passado. Empresas e funcionários precisam trabalhar tendo um propósito, para que caminhem juntos em direção ao sucesso. Já ouviu falar de pessoas que caminham sem ter um ponto de chegada em vista? Essa é a ideia de uma pessoa que trabalha sem um propósito. Traçar metas e objetivos é necessário para que o profissional possa trabalhar mantendo seu bem-estar e alcançando resultados.

No entanto, é preciso cautela: deve-se tomar cuidado para que os funcionários não fiquem desmotivados ou perdidos. É preciso que os líderes deixem bem claro para suas equipes quais são os valores e propósitos da empresa. Isso pode ser feito através de reuniões e treinamentos regulares, que fazem parte da rotina do trabalhador.

Flexibilização da jornada de trabalho

A flexibilização da jornada de trabalho surgiu como uma solução para tentar equilibrar a vida pessoal e a profissional. Afinal, não se vive apenas de trabalho o tempo todo. O objetivo principal aqui é o foco na entrega, ou seja, na otimização do tempo trabalhado. Um funcionário que trabalha menos horas, mas entrega mais pode ser considerado como de alto rendimento.

As duas formas mais comuns de flexibilização conhecidas são a redução da carga horária e o home office. Essa tendência vem tão forte que as próprias leis trabalhistas já começaram a se adaptar. Além disso, a pandemia de COVID-19 acelerou o processo de home office para muitas empresas. Inclusive, essa aceleração gerou tanta economia que algumas pensam em manter o sistema.

Trabalho remoto e jornada híbrida

Primeiro, cabe aqui explicar como funciona cada um desses dois sistemas de operação. No sistema remoto, o trabalhador opera de fora da empresa, seja em casa ou em algum outro local. Já no sistema híbrido, ele precisa comparecer à empresa alguns dias na semana, revezando com o home office.

Como dissemos anteriormente, a pandemia de COVID-19 acelerou esse processo em muitas empresas. A adaptação variou muito de acordo com o ramo de atuação e as atividades de cada empreendimento. Outro fator importante foi o quanto os próprios profissionais estavam preparados. O fato é que muitas empresas estão repensando suas relações com escritórios fixos.

Investimento em tecnologia

O investimento em novas tecnologias visa sempre a maximização dos resultados (e dos lucros) de uma empresa. Atualmente, os principais investimentos tecnológicos são feitos nas seguintes áreas:

– inteligência artificial

– integração de dados;

– automatização de processos;

Big Data e Analytics;

– computação em nuvem.

Além disso, se você está para entrar na faculdade, fique atento aos cursos da área da tecnologia da informação. Outras cadeiras em destaque são as ligadas à logística e gestão de marcas e tecnologias. Para saber mais sobre, acesse nosso artigo “Por que a área de TI está em expansão?

Diversidade e inclusão

Atualmente, as empresas têm buscado atingir públicos cada vez mais diversificados. Para conversar com um público diverso, no entanto, é preciso que o discurso também seja produzido por uma equipe diversa. Por isso, é essencial que as empresas busquem um quadro de colaboradores que possua diversidade. O uso de experiências e perspectivas de vida diferentes influenciando em um mesmo processo pode melhorar as decisões e aumentar a lucratividade.

Além disso, existem outras vantagens, tais como:

– aumento da reputação da marca

– funcionários mais engajados

– melhor aproveitamento

É importante ressaltar que a verdadeira inclusão está em todos os lugares da empresa. Ou seja, é preciso ter diversidade de etnias, gêneros, opções sexuais, religiões e culturais e todos os cargos da empresa, dos mais altos aos mais baixos.

Rede de contatos

Um conceito antigo, mas que ganha mais força a cada dia: o networking. As tendências de mercado apontam para uma nova forma de estabilidade e potencial de empregabilidade. A previsão para o futuro é de que, quanto mais qualificado um profissional, mais as empresas o disputarão. Assim, os contratos de trabalho passarão a ser de curto prazo, feitos sob demanda. Devido a todo esse novo cenário, o uso da rede de contatos será essencial.

Vale ressaltar que todos esses processos têm se tornado cada vez mais digitais. Apesar de ser uma tendência há anos, também é mais um fator acelerado pela pandemia de COVID-19. Por isso, aproveite o momento para usar e abusar dos meios virtuais. Softwares e redes sociais ajudam não só no recrutamento, mas a manter, expandir e fortalecer essa rede de contatos. Além disso, facilitam a participação em atividades como congressos, eventos e lives.

Criatividade e inovação

Hoje em dia as empresas cobram dos funcionários mais do que um agir diferente. Eles precisam ser diferentes e carregar esse diferencial na sua forma de pensar. Profissionais que apresentam soluções com espírito de inovação para problemas e conflitos ganham destaque no mercado de trabalho. A inovação precisa ser uma busca constante: é preciso estar sempre atento às necessidades do mercado.

E como posso me preparar para esse novo mercado?

Diante desses tópicos, o profissional recém-formado pode ficar assustado. Mas, não se preocupe: vamos indicar alguns caminhos no meio de tantas tendências.

– Capacitação constante

Um bom profissional é aquele que nunca para de estudar. É preciso estar sempre atualizado não só sobre o mercado, mas sobre as tendências da sua área de atuação.

– Habilidades de gestão

Desenvolver habilidades de liderança e gestão pode ser seu diferencial dentro de uma equipe. Segundo um levantamento da consultoria de gestão Muttare, líderes autoritários, modeladores e que evitam conflitos são os mais comuns dentro das empresas brasileiras.

– Desenvolvimento de soft skills

As soft skill são as habilidades ligadas à forma como lidamos com as pessoas ao nosso redor. Ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho é importante para mantê-lo saudável e produtivo.

Mais do que não se perder, você precisa encontrar seu próprio caminho. Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado. Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.