InícioPós-graduaçãoGestãoO que é metodologia ágil e quais são os seus ganhos?

O que é metodologia ágil e quais são os seus ganhos?

Falar em metodologia ágil tornou-se comum em blogs de gestão de negócios. Até porque essa é uma metodologia que busca guiar ações de todos os segmentos da empresa com o objetivo de melhorar resultados e aumentar a produtividade.

Por isso, muitos negócios de todos os ramos e tamanhos estão adotando essa prática. E, algumas universidades já têm na sua grade curricular o ensino da metodologia ágil a fim de preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho.

As universidades Anhanguera, Unopar e Pitágoras, por exemplo, colocaram em seus currículos essa metodologia como disciplina para todos os cursos, incluindo as graduações em licenciatura. O que significa que seu uso pode ser praticado em muitos setores por causa dos seus benefícios.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre esse método. Assim, você já pode ficar preparado para a universidade e áreas de atuação da sua carreira.

O que é metodologia ágil?

Primeiro, vamos destruir alguns mitos. A metodologia ágil não é um sinônimo de fazer as coisas de maneira veloz e rápida. Pensar dessa maneira pode prejudicar projetos e causar erros na sua efetivação.

Usar esse método significa trabalhar com eficiência, portanto, diminuir atritos, obstáculos e burocracias ineficazes. A finalidade é tornar os sistemas de trabalhos flexíveis, eficientes e dinâmicos. Desde a concepção de uma ideia até a realização do produto final: serviço, prática, produto, software, projeto escolar, vida pessoal, rotina profissional etc.

E para isso acontecer, é necessário um alto poder de adaptação e resposta às mudanças, habilidade de analisar processos e colocar em prática.

Além disso, a colaboração de todos os envolvidos é vital porque a metodologia ágil usada em projetos ou processos é dividida em fases. Cada etapa, na maioria das vezes, será efetuada por uma pessoa ou uma equipe. Então, a colaboração ajuda no planejamento, execução e avaliação.

Como surgiu a metodologia ágil?

Esse método e também prática não surgiu do nada. A metodologia ágil foi criada por 17 desenvolvedores de software, em 2001, nos Estados Unidos. Por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser usada ou só funciona na área de Tecnologia da Informação.

Entretanto, seus resultados tem sido tão produtivos que se estende para vários setores. A ideia inicial foi justamente criar uma nova metodologia que gerasse resultados melhores do que a metodologia em cascata utilizada na época.

As etapas dos projetos de softwares aconteciam de maneira linear, uma etapa só podia ser feita quando outra terminasse. Então, funcionava como uma cadeia de eventos, inflexível, resistente à mudanças e demorada. E desenvolver um software requer mudanças e otimizações na criação do produto. Logo, a metodologia em cascata só dificultava a inovação e ideias de melhoria.

Assim, foi criada a metodologia ágil com 12 princípios e 4 fundamentos. Confira:

Fundamentos:

  • Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;
  • Resposta às transformações/mudanças, mais do que seguir um plano;
  • Software funcionando acima de documentação abrangente;
  • Colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos.

Os 12 princípios:

  • Ser receptivo a alterações em qualquer fase do processo;
  • Realizar entregas frequentes (do produto ou serviço) no menor período de tempo possível;
  • Manter a colaboração das partes envolvidas em todo o projeto, diariamente;
  • Fornecer o ambiente, as ferramentas e o suporte necessários aos indivíduos do projeto, além de acreditar neles para realizar as atividades;
  • Estimular a comunicação pessoal, que transmite as informações necessárias ao time de colaboradores, sendo o meio mais eficiente;
  • Um produto final de trabalho corresponde à medida final do êxito. No caso da tecnologia, a medida primária de progresso consiste no software em funcionamento;
  • Os profissionais envolvidos no processo precisam manter um ritmo constante, de modo indefinido, pois fluxos ágeis estimulam um desenvolvimento sustentável;
  • Manter atenção frequente à excelência de design;
  • Eliminar o máximo de esforços que não geram valor ao produto;
  • Equipes auto-organizáveis propiciam os melhores designs e arquiteturas, além de atenderem aos requisitos do projeto,
  • Em intervalos regulares, colaboradores refletem sobre como melhorar a eficiência e eficácia.

Como aplicar a metodologia ágil na empresa e na vida pessoal?

Algumas dicas de como a metodologia ágil pode ser aplicada em uma empresa e até na rotina pessoal. Lembrando que são abordagens e, como a própria metodologia preconiza, permitem adaptações conforme a realidade do negócio ou vida pessoal.

Empresas

Primeiro, comece pequeno, transformações e mudanças levam tempo e engajamento de todas as pessoas. Escolha algumas equipes para aplicar o método. A intenção é sempre obter aprendizado e ter feedbacks e, claro, adaptar e mudar quando necessário.

Depois de escolher a equipe, selecione um projeto específico. Faça uma reunião com essa equipe, explique a metodologia ágil e quais resultados está tentando obter. Ainda, abra espaço para dúvidas e sugestões. Peça que a diretoria converse com a equipe para dar apoio.

Siga os passos abaixo:

  • Reunião diária;
  • Exemplificar as tarefas do projeto;
  • Sugerir às pessoas que leiam sobre metodologia ágil;
  • Compartilhar artigos sobre comunicação com as equipes;
  • Mudar a estrutura das equipes para quebrar os silos e criar times multifuncionais;
  • Fazer os experimentos.

Os projetos que serviram como experimento não trouxeram o resultado desejado? Então, descubra o que aconteceu e faça as devidas mudanças. Gerou resultado, mas poderia ser melhor? Evolua. O experimento foi comprovado e gerou resultados eficazes? Adote como parte do modelo de gestão.

Rotina pessoal

Na rotina pessoal não é tão diferente. Por isso, comece com pequenos passos e veja quais são as grandes tarefas que você precisa fazer. Depois, divida-a em pequenas tarefas e responsabilidades. Fazer isso deixa tudo mais gerenciável. Além de ajudar na motivação.

A metodologia ágil valoriza as pessoas sobre o processo. Tem alguma tarefa difícil de fazer, que tal procurar conselhos de pessoas que você vê que se organizam bem diariamente? Outra coisa, tudo é um teste. Então, se não funcionar, não fique frustrado e tente refazer por uma nova abordagem para dar certo.

Quais são os ganhos?

Os benefícios da metodologia ágil estão com a economia de tempo, já que elimina burocracia e tarefas ineficazes. Ainda, aumento no engajamento das equipes, pois considera a visão e colaboração de todos antes do processo.

E, claro, a satisfação do cliente é garantida com o envolvimento em todas as iterações, com testes contínuos e aprimoramento do produto a cada ciclo. Quando você adota a metodologia ágil na sua vida ou a empresa faz essa transformação, vocês ficam prontos a lidar com as mudanças e com melhores insights para inovar.

A partir do momento que a cultura da organização se torna ágil, a melhoria contínua passa a integrar o pensamento de todos e guiar o crescimento do negócio.

Quer saber sobre mais mudanças no mercado de trabalho? Preparamos uma matéria com 5 principais transformações que você deve acompanhar. Confira aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.