InícioGraduaçãoEngenharia de ProduçãoConheça as principais linhas de pesquisa em Engenharia de Produção

Conheça as principais linhas de pesquisa em Engenharia de Produção

Aqui você vai ver as principais linhas de pesquisa em Engenharia de Produção que existem. Além disso, conheça algumas das opções disponíveis na área para os profissionais que querem seguir uma carreira acadêmica, confira.

O curso e as linhas de pesquisa em Engenharia de Produção

Essa graduação visa formar engenheiros capazes de desenvolver, bem como aplicar sistemas integrados. Logo, isso envolve pessoas, equipamentos e também matéria-prima.

O aluno desta faculdade pode seguir diversas linhas de pesquisa em Engenharia de Produção após o fim do ensino superior. Assim, ele pode liderar estudos, de modo a contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do setor.

Em geral, elas têm assuntos bem específicos e requerem muita investigação. Aliás, é possível escolher uma das opções ainda durante o curso.

Nos tópicos a seguir, você verá algumas delas e saberá mais sobre o perfil acadêmico desse profissional.

As características de quem escolhe a área acadêmica nessa graduação

Quem optar por seguir na carreira acadêmica, isto é, como professor ou pesquisador, precisa ter algumas habilidades, por exemplo:

  • Escrever bem;
  • Ter raciocínio lógico;
  • Aptidão em desenvolver projetos.

Esses são critérios essenciais para qualquer linha de pesquisa em Engenharia de Produção.

Para aprimorar essas características, é importante estudar em uma instituição de qualidade. Pois, assim, você terá mais oportunidades de entrar no mercado de trabalho pronto para colocar em prática tudo o que aprendeu.

A duração do curso é de 5 anos, contém 10 períodos, portanto, tempo o bastante para se preparar.

Como se tornar um pesquisador nesta área?

Para isso, ele terá que investir em muitas leituras na graduação, a fim de absorver o máximo possível de conteúdos tanto gerais quanto específicos do ramo.

As matérias aqui aliam disciplinas de outras Engenharias com as técnicas de gestão desse campo.

Os estágios são necessários, de modo que os alunos entendam mais sobre o lado prático da profissão.

Já o valor médio do salário de um profissional de Engenharia de Produção é de R$ 7.600,00, em um trabalho de 43 horas por semana.

A quantia pode aumentar, no entanto, se o engenheiro tiver boas experiências, bem como um currículo de destaque.

4 linhas de pesquisa em Engenharia de Produção

Para seguir nessa carreira de pesquisador, é essencial conhecer de forma mais profunda alguns assuntos da profissão. Por isso, o profissional precisa ser curioso e se dedicar muito, a fim de se destacar.

O ponto positivo é haver vários segmentos de pesquisa em Engenharia de Produção. Mas, para fazer a escolha certa, é bom conhecer os objetivos de cada uma delas.

Como em toda Engenharia, aqui também é preciso ter facilidade em cálculos, fórmulas e matemática. No entanto, o que difere essa das outras é o lado humano, já que esse colaborador está sempre em contato com outros profissionais.

Raciocínio lógico, ser bom com números, entender de gestão, bem como saber coordenar e organizar uma equipe são critérios essenciais em um engenheiro de produção.

Por fim, confira 4 linhas de pesquisa em Engenharia de Produção e suas principais características.

1 – Economia é um segmento de pesquisa em Engenharia de Produção

O profissional precisa lidar com pesquisas voltadas para a criação de projetos de economia, energia e tecnologia. Dessa maneira, a área conta com diversos assuntos sobre os temas a seguir:

  • Economia de sistemas e processos de produção;
  • Inovação;
  • Sustentabilidade;
  • Gestão das finanças de empresas;
  • Aplicações em modelagem matemática.

Fica claro então, que o pesquisador terá aqui duas linhas de pesquisa em Engenharia de Produção: a parte econômica e financeira.

Nessa primeira, o foco é nos problemas globais e modelos de negócios. Por outro lado, na segunda, o intuito é resolver questões sobre sistemas de informação gerencial.

2 – Organização e Gestão do Conhecimento

Nessa área de pesquisa em Engenharia de Produção, o engenheiro cria maneiras de melhorar os sistemas de organização, bem como a gestão de vários tipos de empresas.

Os assuntos dizem respeito a temáticas bem importantes para a carreira do profissional, por exemplo:

  • Mobilidade;
  • Ergonomia;
  • Gestão da inovação.

Aqui, o pesquisador também tem a oportunidade de atuar no campo de transformações digitais e seus impactos. Logo, ele se aprofunda nas mudanças que afetam as instituições, as nações e o mundo na totalidade.

3 – Outra linha de pesquisa em Engenharia de Produção é a de Processos

Seguindo nesse setor, o profissional pesquisará sobre métodos e práticas de gestão em negócios que lançam novos produtos, bem como serviços. Dessa forma, é papel do engenheiro:

  • Garantir a qualidade dos mesmos;
  • Participar dos projetos das mercadorias;
  • Desenvolver produtos confiáveis.

É ele que compreende tudo a respeito da gestão e de estratégias ligadas à parte de inovação nas empresas.

Aqui a estatística é uma aliada nessa linha de pesquisa em Engenharia de Produção. Afinal, é ela que torna possível solucionar problemas nas etapas do desenvolvimento dos produtos.

4 – Gestão de Operações

O profissional dessa área é responsável por planejar e gerir operações, bem como recursos que tenham a ver com:

  • A produção de indústrias;
  • Sistemas de logística;
  • E serviços.

Quem segue nessa linha de pesquisa em Engenharia de Produção usa ferramentas como modelagem matemática e também simulações. Tudo isso, a fim de solucionar questões sobre a infraestrutura da logística.

A missão desse colaborador é garantir a qualidade das operações, a boa gestão de custos e rapidez nas etapas de qualquer processo.

Busque uma graduação de excelência!

Para se destacar em qualquer uma dessas linhas de pesquisa em Engenharia de Produção é necessário ter uma formação de primeira. Afinal, é a faculdade que dá toda a base para o universitário seguir o lado acadêmico dessa profissão.

É função dela dar todo o suporte e preparação necessária para o aluno sair pronto para o mercado de trabalho.

As marcas do grupo Kroton investem pesado em ensino de qualidade. Além disso, são instituições bem conceituadas e de ótima estrutura.

Lá você aprende sobre Economia, Administração, matérias ligadas a Engenharia em geral, sempre com foco na gestão e no controle de produção.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.