InícioDicasFIESComo funciona a lista de espera do FIES?

Como funciona a lista de espera do FIES?

Você deseja ingressar em uma instituição de educação superior não gratuita e não sabe como funciona a lista de espera do FIES? Confira aqui, todos os detalhes e o passo a passo para inscrever-se nesse programa.

Ainda, vale pontuar que o FIES tem passado por mudanças. Então, além das informações sobre o financiamento e a sua lista de espera, falaremos também sobre quais são as mudanças do Fundo de Financiamento Estudantil.

Vamos lá?

O que é o FIES?

O FIES, sigla do Fundo de Financiamento Estudantil, diz respeito a um programa federal de incentivo ao ingresso no ensino superior. Este, é especificamente conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, os processos que envolvem o ingresso e os seus pré-requisitos, dependem unicamente dos critérios instituídos pelo MEC.

Em 12 de julho de 2001, o FIES se consolidou por meio da Lei nº 10.260. Em suma, o programa concede financiamentos estudantis divididos em diferentes modalidades. Assim, há uma escala de financiamentos conforme a renda familiar.

Ainda, usar desta ferramenta disposta por lei, pode ser uma forma democrática de inserção ao ensino superior. Desse modo, usar destes recursos garantem a existência do programa e viabiliza, de certo modo, o acesso à educação aos estudantes que necessitam de ajuda financeira para estudar.

Na prática, o FIES funciona como uma espécie de crédito universitário. Assim, não se deve confundi-lo com bolsas, por exemplo, pois, o estudante deverá pagar todas as parcelas da mensalidade, mas em um prazo maior. Ou seja, várias parcelas menores que no final das contas, a sua soma resultará no valor do curso integral.

Por fim, apesar do FIES ser uma iniciativa pública, pode ser efetivado de modo privado ou com uma parceria bancária. Sendo assim, para diferenciar os dois processos, cada um deles têm as suas taxas de juros e especificidades contratuais.

Como participar?

O FIES realiza edições semestrais. Assim, você pode fazer a inscrição tanto no primeiro, quanto no segundo semestre do ano. Também, sobre as inscrições, vale pontuar que estas são gratuitas, basta acessar o site e criar o cadastro.

Ainda, sobre os pré-requisitos, o Novo FIES alega que o estudante não mais necessita ter uma renda mínima para se inscrever no programa. No entanto, ainda se faz necessário realizar o ENEM e obter uma pontuação mínima de 450 pontos. Também, conforme as mudanças no FIES, a nota de corte da redação subiu para 400, antes bastava não zerá-la.

No mais, os alunos que irão “disputar” o financiamento, tem de ter realizado a inscrição para o mesmo curso, turno e instituição. Desse modo, aos que não obtiveram a maior pontuação, ficarão na lista de espera.

Também, há outro aspecto importante: nem todo curso dispõe do financiamento. Apenas os cursos presenciais e com o conceito igual a 3 ou mais no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), poderão tornar-se uma instituição participante. Fique atento!

Tipos de financiamento

Há duas categorias de financiamento dispostos pelo programa. A primeira delas, envolve renda mínima. A outra, um agente financiador.

No caso da renda mínima, o FIES tem de oferecer vagas cujos juros sejam zerados, ao depender da renda per capita familiar. Ainda, nesta categoria, o aluno tem por direito pagar as prestações diante das suas possibilidades financeiras e o seu limite de renda.

Ademais, a modalidade que envolve um agente financiador, é chamada de P-Fies. Esta, destina-se aos estudantes com uma renda mensal familiar de até cinco salários mínimos, totalizando R$ 5.225. E, há uma escala para esta categoria de financiamento, dependendo, portanto, da renda familiar do estudante. Por fim, os recursos vêm de fundos governamentais para o combate à desigualdade social e também dos bancos privados que optarem por participar do programa.

Mas, afinal, como funciona a lista de espera do FIES?

Após todos os processos e etapas anteriores, vejamos como funciona a lista de espera.

Bem, em primeiro lugar, a lista de espera forma-se assim que os resultados do ENEM são disponibilizados. Desse modo, a seleção torna-se automática. Então, o candidato não precisa realizar uma solicitação para fazer parte da lista.

Neste contexto, a sua pré-aprovação depende da sua posição na prova. Assim sendo, dada a pontuação e os pré-requisitos necessários, o estudante poderá realizar as etapas antes mencionadas (cadastro, comprovação de renda e afins).

Mas, caso o candidato não tenha atingido a pontuação necessária na pré-aprovação, ficará na lista de espera. Ainda, é fundamental verificar qual a sua posição, para assim saber como caminhará o seu processo de cadastro e uso do financiamento.

Aprovação e chamada

Também, vale pontuar que o FIES não convoca ou entra em contato. Pertencendo ao estudante, a responsabilidade de atentar-se aos canais de comunicação do governo. Assim, faça o seu cadastro no gov.com.br e use a senha para entrar no sistema do FIES.

Ademais, a lista de espera se dá de forma gradual. Ou seja, conforme a pontuação e a medida que os estudantes cumprem os prazos para envio de documentos, a lista vai sendo liberada. Então, caso um estudante tenha ficado com uma pontuação acima da sua, por exemplo, mas perdeu os prazos determinados pelo FIES, você que estaria atrás do candidato na lista de espera, acaba por ocupar o lugar.

Mas, tenha atenção! Fique muito atento ao sistema e aos prazos, pois são curtíssimos e não há a possibilidade de recorrer caso seja perdida a vaga.

Por fim, antes mesmo de esperar ser contemplado, já deixe os documentos separados. Desse modo, caso a lista tenha girado e a sua vez tenha chegado, corra para enviar as documentações à instituição de ensino, assine o contrato do seu financiamento e fique atento com questões contratuais.

Até logo, querido leitor!

Leia também: ENEM 2021 ocorrerá apenas em 2022?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.