InícioDicasFIESFies: qual é o valor a ser pago nas mensalidades depois de formado?

Fies: qual é o valor a ser pago nas mensalidades depois de formado?

Entrar em uma universidade é o sonho de muitos estudantes. Mas a pergunta que se faz é: como vou fazer para pagar as mensalidades? O Fies é uma opção: é um programa de financiamento do governo federal, no qual o aluno paga parte da mensalidade e, depois de formado, paga a dívida restante.

Mas pode solicitar o Fies logo no primeiro ano do curso? Quais são os documentos necessários? E como as parcelas do Fies são pagas depois de formado? É o que você vai ver neste post.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, é uma espécie de financiamento que o governo federal dá ao aluno que estuda em faculdade privada. Ele existe desde 2001, e a faixa de financiamento vai de 50% a 100% do valor da mensalidade. Mas isso depende de vários fatores, que veremos mais à frente.

Com o Fies, o aluno que teria dificuldade para pagar as mensalidades da faculdade tem uma bela de uma ajuda do governo. Depois de formado, ele pagará o saldo devedor em um prazo estendido.

O Fies financia todos os cursos?

Sim, desde que ele tenha conceito maior ou igual a 3 no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior). Uma vez que a faculdade e o curso tenham essa nota, o Fies poderá ser concedido ao aluno de um determinado curso. Por outro lado, se o curso ainda não foi avaliado, mas é autorizado pelo ministério da Educação (MEC), ele também está apto a ser financiado.

Quais são as condições para conseguir?

O aluno que tiver concluído o ensino médio depois de 2010 devem ter feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para quem terminou antes disso, o aluno deve apresentar algum documento que comprove a data da conclusão. Pode ser um diploma ou histórico escolar. Ele precisa apresentar este documento à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade. É ela quem vai analisar o caso.

O segundo passo para se inscrever no Fies é se inscrever no portal do Fies. O aluno deve fornecer o número do seu CPF, data de nascimento, um e-mail e cadastrar uma senha. Depois disso, o estudante receberá uma mensagem no seu e-mail para validar a inscrição. Por fim, o aluno preenche o formulário com seus dados pessoais, familiares, renda familiar e da instituição onde estuda.

Depois disso, o aluno tem até dez dias para ir até a CPSA da faculdade para validar sua inscrição e ter o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). É depois disso que o aluno deve ir ao agente financeiro do Fies (atualmente são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal) com o DRI e os documentos listados abaixo.

O agente financeiro faz a avaliação para o Fies

O aluno tem até dez dias para ir ao banco e levar a documentação solicitada: o DRI, o documento de identidade e CPF próprio. Caso o estudante tenha menos de 18 anos e não for emancipado, deve levar também o CPF do seu representante legal. No caso de o estudante ser casado, deve levar também a certidão de casamento, RG e CPF do cônjuge. Por fim, o comprovante de residência.

Para conseguir o Fies, é necessário também ter um fiador. É ele quem garante o pagamento das parcelas da mensalidade caso o aluno tenha alguma dificuldade. Os documentos do fiador são RG, CPF, certidão de casamento, RG e CPF do cônjuge (caso ele seja casado), comprovante de residência e de rendimentos.

O aluno deve levar também documentos que comprovem a renda familiar mensal que ele informou na inscrição. Entram aqui holerites e demonstrações de pagamento de benefício (no caso de aposentados ou pensionistas do INSS). Vale também declaração do Imposto de Renda e extratos bancários. Todos estes documentos são dos últimos três meses.

Consegui o Fies, o que acontece agora?

Conseguindo 50%, 75% ou 100% do financiamento, o aluno poderá fazer seu curso superior pagando apenas parte do valor da faculdade. A cada três meses, contudo, o Fies cobra uma taxa de R$ 150 além do valor da mensalidade. O contrato de financiamento tem juros de 3,4% ao ano para todos os cursos.

O contrato deve ser atualizado semestralmente. É na CPSA da sua faculdade que você tem as informações necessárias para dar andamento no processo. Quando o estudante termina a faculdade, ele deve pagar o saldo devedor em condições que estejam de acordo com a situação do aluno. Ele tem até 14 anos para quitar a dívida com o governo.

Como é calculado as mensalidades depois do fim do curso?

Para quem terminou o curso até 2017, o aluno tem um prazo de carência de até 18 meses para começar a pagar. Mas, para quem se formou depois disso, o pagamento começa logo depois da formatura.

Se você é assalariado (trabalha com carteira assinada), há o desconto direto no seu salário. Afinal, isso ajuda muito, porque o aluno não precisa se preocupar com o pagamento. Mas, caso ele seja autônomo, ele deve pagar o financiamento via boleto, em qualquer agência bancária ou lotérica. Os valores são calculados com base nos rendimentos do estudante.

De onde vêm os recursos

Parte do dinheiro que financia os contratos do Fies vem do MEC. Mas tem uma outra fonte de renda bastante peculiar. Trinta por cento da renda das Loterias Federais são destinados ao Fies, além dos prêmios ‘esquecidos’ pelos apostadores. Ou seja, toda vez que você fizer uma aposta na lotérica, está contribuindo, em parte, para o financiamento estudantil.

Importância do Fies na sociedade

O financiamento estudantil ajuda a garantir o acesso ao nível superior de alunos de baixa renda. Assim, eles conseguem pagar as mensalidades, têm uma formação profissional e poderão trabalhar nas áreas que desejam. Uma vez formado, ele tem grandes chances de ter uma renda maior, e de quitar a dívida com o governo. Com isso, temos mais alunos graduados, trabalhando em prol da sociedade. Assim, vale a pena se inscrever no Fies e garantir seu estudo e formação profissional!

Gostou deste conteúdo? Pois continue com a gente e leia mais sobre formação profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.9 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.