InícioGraduaçãoEngenharia de ProduçãoQuais as vantagens de fazer Engenharia de Produção semipresencial?

Quais as vantagens de fazer Engenharia de Produção semipresencial?

O curso de Engenharia de Produção semipresencial oferece a chance de aprender através de uma modalidade que dispõe de diversas vantagens para quem deseja um ensino de qualidade.

Descubra quais são os benefícios desse curso na modalidade semipresencial e descubra algumas áreas de atuação para o engenheiro de produção.

Engenharia de produção semipresencial

A área tem o foco no desenvolvimento de especialistas para comando das bases de criação das empresas. Assim, o profissional poderá atuar nos Recursos Humanos, na área de finanças ou com materiais.

Além disso, o estudante de Engenharia de Produção, para se formar um profissional, conta com uma grade curricular multidisciplinar durante a graduação, como, por exemplo:

  • Administração;
  • Física;
  • Economia;
  • Eletricidade;
  • Método científico e suas tecnologias;

Portanto, é evidente que essas matérias – e outras muitas – garantem uma excelente bagagem teórica.

Como atuar na Engenharia de Produção?

As corporações precisam de um engenheiro de produção para realizar tarefas cruciais. Assim, entre essas tarefas estão:

  • Medir os níveis de produção dos setores;
  • Garantir que os custos da indústria abaixem;
  • Analisar os processos de perda de produtos;
  • Identificar os motivos dos problemas de manufatura;
  • Desenvolver sistemas de produtividade.

Além disso, o profissional de Engenharia de Produção também contribui para as questões ambientais em relação à empresa e à saúde de seus funcionários, atuando na área de segurança do trabalho. Ele ainda pode treinar novos contratados, gerenciar times e propor dinâmicas.

As vantagens da Engenharia de Produção semipresencial

A dinâmica do curso traz um diferencial que permite aos alunos estudarem em suas casas ou em qualquer outro lugar com acesso à internet.

Além disso, os estudantes podem ter a sorte de uma rotina mais flexível, que traz benefícios como:

  • Poder trabalhar e estudar;
  • Não possuir gastos de deslocamento até a faculdade;
  • Ter mais tempo para outros compromissos.

Por outro lado, a modalidade da Engenharia de Produção semipresencial também garante que a grade curricular seja apta às alterações de horário que o aluno deseja. Desse modo, veja mais sobre essas vantagens a seguir.

Acesso à outras realidades

Ao matricular-se no curso semipresencial, você encontrará pessoas de todo o país, com objetivos iguais aos seus. Por isso, a experiência de poder conhecer outras realidades além da sua será uma forma de colaborar com a sua evolução.

Por vezes, em muitas regiões do Brasil, é escasso encontrar uma boa universidade perto de casa, que ofereça uma educação de qualidade. Além disso, as chances de uma rotina complicada com deslocamentos de um local distante para outro são altas.

Sendo assim, o curso de Engenharia de Produção semipresencial se torna uma vantagem em comparação ao ensino presencial.

Rotina flexível

A rotina menos engessada permite que o aluno tenha mais formas de controlar o seu dia a dia, evitando uma sobrecarga de estudos.

Por exemplo, enquanto um graduando do módulo presencial tem hora e dia marcados para assistir às aulas, aquele que está em semipresencial não precisa ser “refém” disso.

Portanto, quem opta pela Engenharia de Produção semipresencial pode decidir o momento de se comprometer com cada tarefa em sua rotina.

Como funciona o curso semipresencial

A maior parte dos estudos são realizados em salas virtuais, com aulas online gravadas pelos professores, a fim de compor a parte de ensino remoto. Assim, isso promove a liberdade do aluno de participar quando quiser e puder.

Em geral, as atividades do curso de Engenharia de Produção semipresencial podem ser:

  • Materiais didáticos em texto digital;
  • Vídeos;
  • Conferências;
  • Exercícios de fixação.

Do mesmo modo, há alguns encontros presenciais na instituição de ensino. Assim, são marcados entre professores e alunos que, dentro dessa dinâmica, podem acontecer algumas poucas vezes durante o mês, mais comum durante a semana de provas.

Áreas de atuação na Engenharia de Produção semipresencial

Desde já, saiba que há diversos setores nos quais você poderá trabalhar como engenheiro de produção após se formar no curso de Engenharia de Produção semipresencial.

1. Logística

Você poderá gerir o transporte, o movimento e a forma de armazenar mercadorias do local no qual são fabricadas até seus usos. Ainda mais, nesse espaço, é importante verificar os custos de tráfego dos materiais, que devem ser os mais baixos possíveis para a empresa.

2. Engenharia da qualidade

Agora, nesse setor, a tarefa é verificar se as ferramentas de trabalho são boas e úteis para o uso. Assim, isso é feito por meio de métodos e sistemas de análise que verifiquem a qualidade dos produtos. Além disso, há também a testagem de projetos da empresa, a fim de manter uma gestão em alto nível de produção.

3. Engenharia do produto

Essa área é responsável por criar projetos para que os produtos, como ferramentas, sejam utilizados pelos funcionários em benefício dos processos de elaboração das indústrias. Então, para isso, os engenheiros fazem um design gráfico de seus planos para a construção das peças. Em seguida, desenvolvem a planta e fazem o preparo do produto.

4. Pesquisa operacional

Essa parte da Engenharia de Produção tem como objetivo resolver, através do  método científico, os problemas que surjam no cotidiano de uma indústria. Além disso, a criação de áreas executivas para a tomada de decisão nas empresas é feita através da pesquisa operacional.

5. Engenharia de operações e processos de produção

O trabalho realizado pelo profissional nesse setor é dimensionar os serviços e bens da empresa, gerindo sistemas de operação e produção, bem como a organização de estratégias industriais e procedimentos de instalação.

Por que escolher a Engenharia de Produção semipresencial?

Com todos os benefícios da modalidade de ensino à distância, como os citados no início do texto, a pergunta já tem sua resposta. Então, se você decidiu pelo curso, mas não sabe onde cursar, as faculdades do grupo Kroton  são boas opções.

Aliás, aqui vai mais um motivo para você optar por essa carreira: a mesma está em alta no Brasil. Portanto, o mercado de trabalho está carente de pessoas formadas em Engenharia de Produção e, por isso, a procura das empresas é enorme.

Logo, não deixe de estudar mais sobre o tema e de se informar sobre as opções de carreira. São muitas chances o esperando.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.