InícioGraduaçãoQuais as principais áreas de atuação do biomédico?

Quais as principais áreas de atuação do biomédico?

Você está pensando em cursar Biomedicina mas tudo o que ouve é que vai ficar restrito a trabalhar em laboratórios? Saiba que as possibilidades de atuação vão muito além do trabalho em laboratórios clínicos. Por isso, preparamos para você as principais áreas de atuação do biomédico. Bora conferir?! 

Principais áreas de atuação do biomédico

Antecipadamente, a profissão de biomédico pode ser exercida amplamente em diferentes campos. Desde a indústria até a tomografia computadorizada. Passa através das análises estéticas e ambientais. Logo, você poderá escolher um campo de atuação que bate com o seu perfil. 

Assim, vejamos a seguir as principais áreas de atuação para o biomédico. São elas: 

 Análises Clínicas

Sim, falamos no início que a profissão não se resume em trabalhar em laboratórios clínicos. Mesmo assim, as análises clínicas ainda são umas das principais áreas de atuação do biomédico. 

Desde já, esse profissional faz exames diversos, processamento de sangue e sorologia. Além disso, também é responsável pelos laudos, execução de procedimentos e coordenação de atividades. 

Ainda mais, saiba que esse profissional pode se encarregar de diversos cargos, conforme nível de experiência. 

Banco de sangue

Antecipadamente, o profissional de Biomedicina é um dos mais qualificados para realizar os processamentos e exames  semi-industrial e industrial do sangue. Bem como em hemoderivados e correlatos. 

Ainda mais, além de executar exames de transfusão de sangue, eles ainda podem trabalhar com células-tronco, para transplantes de medula. 

Enfim, podem até mesmo assumir chefias técnicas, assessorias e direção nas atividades desempenhadas.

Biologia Molecular

De antemão, essa área é ligada à genética. Uma das principais atividades desempenhadas aqui é o estudo do material genético, bem como nos elementos das células e como elas interagem entre si. 

 O objetivo? A prevenção de doenças hereditárias e de anormalidades perigosas.

Reprodução Humana

Aqui, o profissional pode trabalhar no estudo de gametas, identificação de problemas de infertilidade e na preservação de material genético. 

Assim, quem deseja atuar nessa área pode trabalhar em clínicas de fertilidade, bem como em outras instalações médicas que ofereçam serviços de reprodução humana. 

Ainda mais, vale ressaltar que nos últimos anos muitos casais apresentaram problemas de fertilidade. O que fez com que a área de fertilidade crescesse no Brasil. Além disso, essa área costuma atender pessoas com alto poder aquisitivo.

Pesquisa científica 

Antecipadamente, é uma área promissora. Esse profissional poderá seguir nas pesquisas e até na docência.

Neste campo, seu trabalho poderá ser desenvolver pesquisas específicas em diversas áreas. Estas podem ser: parasitologia, hematologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, biologia molecular e várias outras.

Assim, essa área é ideal para aqueles que curtem os ares acadêmicos e a pesquisa. 

Estética

Desde já, essa é uma das principais áreas de atuação do biomédico. Claro, de certa forma, essa área vem sendo cada dia mais valorizada. O biomédico é capacitado para fazer alguns procedimentos considerados invasivos, que alguns esteticistas convencionais não podem realizar. 

Nesse ínterim, esse profissional pode fazer procedimentos como peelings químicos, mecânicos, laserterapia e intradermoterapia. Bem como outros protocolos e abordagens como a eletroterapia e a acupuntura. 

Enfim, considerando-se o crescimento e alta procura por procedimentos estéticos, é uma área com amplo mercado de trabalho. 

Ambiental e indústrial

Locais como prefeituras, governos e indústrias de saneamento precisam de biomédicos para diversas atividades. Por exemplo, análises físico-químicas, microbiológicas relacionadas à testagem e qualidade da água.

Ainda mais, na parte industrial, esse profissional entra na criação de reagentes, vacinas, soros e outros produtos.  Objetivando colaborar com a qualidade de vida, evitando doenças, riscos e prejuízos advindos de enfermidades e áreas confinadas. 

Perícia Criminal 

Outra área em que muitos biomédicos ingressam é a perícia criminal. Atuando principalmente como investigadores ou papiloscopista, a admissão é feita por meio de concurso público. 

Imagenologia

De antemão, como o nome sugere, a área investiga doenças em exames de imagem. Como as tomografias, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e muitos outros. 

Nesse ínterim, o biomédico opera os equipamentos e também desenvolve os melhores protocolos de estudo para tais exames. 

Citologia Oncótica

Desde já, neste campo, o biomédico analisa as células e suas características. Um dos principais objetivos é descobrir, ou não, tumores, câncer e prevenir contra alguns tipos de câncer. 

O que faz um biomédico? 

Antes de mais nada, vimos as principais áreas de atuação do biomédico. Mas já parou para pensar o que, de fato, faz o profissional de biomedicina? 

Primeiramente, seja de forma direta ou indireta, o biomédico trabalha com pesquisas ligadas à saúde humana. 

Nesse ínterim, o principal do biomédico é: 

  • investigar  doenças;
  • identificar os causadores de patologias humanas;
  • desenvolver novos tratamentos;
  • elaborar outros métodos de diagnóstico;
  • realizar exames;
  • criar medicamentos e vacinas.

Mercado de trabalho para Biomedicina

De antemão, a carreira de biomédico é promissora. Além disso, está em expansão, especialmente pelo aumento na expectativa de vida da população. Ou seja, cada vez mais exames e cuidados preventivos são necessários. 

Dessa forma, o mercado de trabalho apresenta uma boa projeção não apenas atual mas também para o futuro. 

Ainda mais, as possibilidades de atuação incluem os setores público e privado. A saber: hospitais, centros clínicos, laboratórios, indústrias, bancos de sangue e universidades. 

Como é o curso de Biomedicina? 

Antecipadamente, o curso de Biomedicina possui duração média de 4 anos e é oferecido como bacharelado. 

As disciplinas estudadas englobam as ciências biológicas, química e até física. Tais disciplinas são a base do curso. Além disso, também há discussões sobre biossegurança, ética, legislação e saúde pública. 

Ainda mais, nem só de teorias se constitui o curso. Há uma quantidade considerável de horas dedicadas ao laboratório, ou seja, aulas práticas. 

Enfim, para a conclusão do curso é preciso cumprir algumas horas de estágio obrigatório e realizar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). 

Nesse ínterim, é de grande importância escolher um curso e instituição de qualidade. Mas não se preocupe, pois isso não significa investir nas universidades mais caras. Há faculdades, como a Anhanguera, Unopar e Uninove que oferecem preços acessíveis. Bem como uma excelente estrutura – que é essencial para a qualidade das aulas práticas. 

Você já se identificou com alguma das principais áreas de atuação do biomédico? Então confira agora a grade curricular do curso de biomedicina e prepare-se para iniciar sua trajetória acadêmica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.