InícioGraduaçãoAdministração5 cursos recomendados para trabalhar na Bolsa de Valores

5 cursos recomendados para trabalhar na Bolsa de Valores

Bolsa de Valores: Será que essa área de trabalho realmente interessa a um estudante? Existe um curso de ensino superior com foco nisso? Ao contrário de estudar medicina, agronomia, enfermagem, entre outras graduações que possuem atribuições já reconhecidas pela sociedade, o mercado financeiro ainda desperta muitas dúvidas nas pessoas. 

Entretanto, e no movimento contrário do que diversas delas costumam pensar, existem inúmeros indivíduos que não somente entendem, assim como investem no mercado de valores imobiliários. Sejam esses valores renda fixa (títulos do governo, fundos de bancos, etc) ou renda variável (ações, fundos imobiliários, entre outros papéis).

Com o fim de ilustrar e deixar o assunto mais fácil de entender, trazemos alguns dados para cada leitor enxergar como a Bolsa de Valores está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Sem falar no seu papel como polo de empregabilidade dentro da economia do país.

Investidores brasileiros

De acordo com os dados da B3, a bolsa de valores brasileira, e postados em seu portal, o perfil médio dos investidores é jovem (média de 32 anos), sem filhos (60%), com renda mensal de até R$ 5 mil (56%) e com trabalho em tempo integral (62%). 

Apesar da maioria (74%) ainda ser formada por homens, chama a atenção o crescimento das mulheres (26%) investindo na bolsa, saltando de 179.392 em 2018 para 809.533 em 2020.

5 cursos recomendados para trabalhar na Bolsa de Valores

Uma das coisas que a pesquisa não mostra são os jovens com idade de vestibular que investem o seu dinheiro no mercado financeiro, já que o estudo abrangeu investidores entre 18 a 65 anos. Ou seja, os jovens, além de investir e compreenderem o seu funcionamento, também planejam ingressar neste mercado de trabalho. 

Pensando nisso, o Voomp trouxe 5 cursos recomendados para quem deseja trabalhar na Bolsa de Valores. Antes que você pense que determinadas opções abaixo estão distantes da realidade do mercado financeiro, é importante destacar que a formação dos profissionais que atuam na área é bastante ampla. 

Logo, abrange desde economistas, administradores, auditores, profissionais liberais, como advogados e jornalistas, e também, especialistas com origem no segmento de tecnologia e inovação. Em síntese, essas são apenas algumas entre as dezenas de graduações de quem hoje opera na bolsa trabalhando em corretoras e escritórios de investimento, etc.

Confira cada um dos cursos

Administração

Empreendedorismo, marketing, finanças, recursos humanos, despesas e investimentos. Tudo isso e muito mais faz parte do dia a dia dos alunos do curso de Administração.

O curso de Administração tem em sua estrutura curricular conteúdos que permitem ao aluno atuar nas grandes áreas produtivas da economia global, como Finanças, Marketing, Produção, Logística e Pessoas. Engloba ainda as áreas emergentes, como Economia Solidária, Gestão de Arranjos Produtivos, Sustentabilidade, Gestão Tecnológica e da Informação, Gestão da Inovação e Empreendedorismo.

Sendo assim, fornece subsídios de sobra para os futuros corretores. E também, gestores de carteiras e demais especialistas. Ou seja, pessoas que irão atuar direta ou indiretamente com o setor financeiro.

Ciências Econômicas

O estudo dos sistemas econômicos e todas as suas influências, como a sociedade e o comportamento humano. Certamente, o Curso de Ciências Econômicas é um dos mais completos quando o assunto é mercado financeiro. 

Isso acontece porque durante o curso são ofertadas diversas disciplinas ligadas à macroeconomia e finanças. Definitivamente, elas são importantes para os futuros profissionais da Bolsa de Valores.

Um dos aspectos mais importantes da formação em Ciências Econômicas é que ela abrange os muitos fenômenos ocorridos dentro dos setores e períodos econômicos. Em síntese, se trata de um diploma no qual o mundo das finanças é abordado em todos os seus detalhes.

Jornalismo

Nunca foi tão importante estar bem informado e com dados sempre atualizados. Afinal, informação é poder, e podemos considerá-la o novo petróleo. Ou melhor, o combustível que move todo o mercado financeiro. Com destaque para as bolsas de valores do mundo todo.

Política, saúde, economia e outras editorias, criação de novas empresas e a divulgação de suas estratégicas, notícias de faturamento e perdas, e também ligadas à meteorologia, sem falar nos anúncios de relatórios anuais financeiros das empresas. Essas e outras informações fazem com que ações e títulos subam e desçam de valor todos os dias.

Logo, a profissão de jornalista é uma das mais influentes em relação ao mercado de títulos e valores imobiliários. Enfim, o Curso de Jornalismo tem levado à Bolsa de Valores brasileira diversos profissionais, sem falar nas corretoras, fintechs, bancos, etc.

Ciências Contábeis

O aluno do Curso de Ciências Contábeis tem uma formação focada em finanças. 

Durante o curso, o aluno passa a ter uma formação generalista, compreendendo conhecimentos ao exercício da profissão de contador. Dentre as disciplinas, podemos destacar administração, economia, direito, métodos quantitativos, matemática e estatística.

Contudo, entre as diversas disciplinas, ele terá noções focadas para a sua atuação profissional. Logo, o mercado financeiro, funções atuariais, auditoria, perícias, arbitragens e controladoria. 

Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Gráficos que sobem e descem. Milhares de dados, informações e a necessidade de profissionais que tenham condição de organizá-los e, logo, interpretá-los.

Uma das graduações oferecidas pelo projeto Academia Tech é bastante útil para quem almeja trabalhar na Bolsa de Valores.

Em suma, o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados foi desenvolvido para preparar profissionais com competências relevantes para elaborar análises de riscos. Ele fará isso utilizando conceitos de governança corporativa e estruturar projetos de TI com métodos ágeis. Aplicará programação orientada a objetos para dados, e conceitos de probabilidade e estatística para análise de dados.

Resumindo, o especialista em Inteligência de Mercado e Análise de Dados está para atuar com inovação. Além disso, trabalha com projeções e análise de informações ricas em insights. Questões que correspondem às necessidades do dia a dia da Bolsa de Valores.

Para finalizar, os cursos acima citados têm muita ligação com as bolsas de valores, além das dezenas de empresas de investimentos e outros players.

Logo, tenha certeza de que as oportunidades são muitas, e a busca por futuros profissionais é ainda maior.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.