InícioGraduaçãoCiência de DadosO que é Big Data Analytics e sua relação com a Inteligência Analítica?

O que é Big Data Analytics e sua relação com a Inteligência Analítica?

Uma das grandes transformações que a revolução da tecnologia promoveu foi a produção de dados digitais em abundância. A todo momento, em uma simples navegação na internet, cada usuário produz uma série de dados. No entanto, para extrair alguma informação útil a partir desses dados, é preciso de um trabalho rigoroso e que exige bastante conhecimento.

No post de hoje, falaremos exatamente sobre isso. Já ouviu falar em Big Data Analytics e Inteligência Artificial? Sabe o que um tem a ver com o outro? Acompanhe a leitura a seguir e expanda seus horizontes com a Voomp!

O que é Big Data Analytics?

De forma resumida, não é tão complicado de entender o que significa o termo Big Data. É o conceito utilizado para designar uma grande quantidade de dados, que são produzidos diariamente em uma larga escala e que podem ser muito úteis para empresas.

Pense no seguinte exemplo: você possui uma loja virtual, um e-commerce com um bom número de acessos diários. A partir desses acessos, é possível extrair um número muito grande de informações, como a taxa de conversão dos seus clientes, os itens mais vendidos, quais produtos são menos acessados, entre outras coisas importantes para o seu negócio.

No entanto, a informação pronta é o resultado final de um processo que começa com a coleta de dados e passa pelo seu armazenamento, processamento e a sua análise. No mercado contemporâneo, onde é preciso ser proativo e posicionar-se frente à concorrência, as práticas de Big Data vêm sendo implementadas em empresas de diversos setores.

Esse movimento, além de ser um reflexo do mundo digitalizado em que vivemos, também é uma maneira de não ficar para trás. Um bom sistema de Big Data pode fazer toda a diferença na saúde de uma empresa ou organização.

Inteligência Analítica: o que tem a ver com Big Data Analytics?

É bem comum que você veja com frequência os conceitos de Big Data Analytics e Inteligência Analítica andando juntos por aí. E não é por acaso, afinal, eles estão totalmente interligados. Como você viu, Big Data é um sistema de trabalho com dados digitais produzidos em larga escala. Mas e a Inteligência Analítica, o que é?

Se a inteligência humana não é capaz de dar conta de processar milhões de dados sozinha, também é fato que um sistema de Big Data precisa de um olhar humano para atribuir sentido aos seus resultados. Quando se fala em Inteligência Analítica, estamos falando justamente da capacidade de analisar e interpretar as informações geradas a partir do trabalho com bases de dados

Portanto, a relação entre Big Data Analytics e Inteligência Analítica é muito próxima. Sem uma boa estratégia de Big Data, os profissionais que atuam com Inteligência Analítica – muitas vezes conhecidos como business intelligence – não conseguem reunir as condições necessárias para uma tomada de decisão eficiente e que gere resultados positivos

Big Data e Inteligência Analítica: como é o mercado de trabalho nesta área?

É justamente em razão deste entrosamento necessário em Big Data e Inteligência Analítica que as empresas têm buscado investir, tanto em tecnologia para processamento de dados, como em profissionais com bom nível de capacitação profissional para atuar na área. 

Sem dúvida, estamos falando de um mercado que cresceu muito nos últimos anos e, ao que tudo indica, seguirá crescendo e se aperfeiçoando. Por outro lado, o número de profissionais especializados na área, embora tenha crescido, ainda é pequeno se comparado à demanda do mercado de trabalho.

E essa demanda, é claro, não é por acaso. Uma empresa que consegue controlar e armazenar dados, realizando uma boa análise das informações produzidas, consegue se antecipar frente à concorrência e tomar decisões mais assertivas, baseadas em tendências. 

Em uma organização, o trabalho com Big Data e Inteligência Analítica influencia o funcionamento de diferentes setores. É ela que dará diretrizes para campanhas de marketing, para controle de finanças,  para desenvolvimento de novas soluções e de busca por atender às demandas do público consumidor, entre outras coisas. 

Prepare-se para o mercado de trabalho com os cursos da Voomp!

Nos últimos anos, muitas pessoas têm demonstrado interesse em atuar na área de dados. Afinal, como você viu, é uma área promissora e que tem tido cada vez mais importância dentro das empresas. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual a melhor formação para se preparar profissionalmente. 

De forma geral, não há uma determinação legal sobre qual deve ser a formação ou curso a ser realizado. Neste sentido, você encontra cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciência de Dados e Big Data Analytics em boas instituições de ensino. 

Outra boa opção, isso para quem já possui uma boa base de conhecimento no uso de dados são cursos livres. Neste caso, o tempo de duração costuma ser menor e oferece aos alunos um direcionamento para a área em que desejam se aperfeiçoar. 

Na Voomp, você encontra as melhores opções de cursos para atuar com Big Data. Através dos cursos da plataforma, você se prepara com o que há de mais atual em Big Data e destaca seu currículo no mercado de trabalho. Aqui, você se torna um craque em técnicas de Machine Learning, ciência de dados, modelagem e arquitetura de data warehouse, programação e muito mais!  Não perca tempo e torne-se um voomper você também! Construa a sua carreira e conte com o apoio de quem acredita em você e no seu potencial. A Voomp está de portas abertas para dar aquele empurrãozinho na sua vida profissional. Conte com a gente, até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.