InícioGraduaçãoComércio ExteriorFaculdade de Comércio Exterior: saiba como é o curso

Faculdade de Comércio Exterior: saiba como é o curso

A formação na faculdade de Comércio Exterior é muito importante para o avanço dos países. Sua meta é unir as nações por meio do mercado. Confira neste artigo tudo o que é necessário saber sobre esse curso tão importante para a economia nacional e mundial.

O que é Comércio Exterior?

O Comércio Exterior é a compra e venda de produtos ou troca de bens entre países. Esse tipo de mercado evoluiu ao longo dos anos com o crescimento gigantesco que a globalização proporcionou. É tão importante que representa grande parte do PIB dos países.

Seu valor é econômico, político, social e cresce ainda mais com o avanço da indústria e do setor de serviços. Mas o intercâmbio entre povos não é algo novo. Historicamente, temos o exemplo da famosa Rota da Seda, caminho extenso que cruzava praticamente toda a Ásia e era considerado um elo entre o Oriente e a Europa.

Como é o curso de Comércio Exterior?

O curso de Comércio Exterior tem uma característica interdisciplinar, pois tem disciplinas da área de gestão, exatas e humanas. Veja em seguida os temas centrais do curso:

  • Direito
  • Gestão Aduaneira
  • Exportações e Importações
  • Negociação
  • Câmbio e Financiamentos
  • Gestão de Distribuição
  • Controle de Transportes
  • Marketing Internacional
  • Economia

Não são só as grandes companhias que fazem operações no exterior. Hoje em dia, com o surgimento dos sites de compra e venda (market places), pequenas e médias empresas podem vender seus produtos e serviços em escala global. Para tanto, precisam de um perito e é nesse momento que o candidato em Comércio Exterior aumenta suas chances de conseguir um bom emprego.

Quanto tempo tem a faculdade de Comércio Exterior?

Para atuar em Comércio Exterior, deve-se considerar duas modalidades: bacharelado ou tecnólogo. A primeira possui tempo médio de oito semestres, ou seja, quatro anos de estudo. Já a segunda é de dois anos e mais indicada para quem deseja entrar rápido no mercado de trabalho.

Quanto custa um curso de Comércio Exterior?

Em muitas faculdades a mensalidade de um curso de Comércio Exterior pode atingir valores altos, o que muitas vezes desestimula o aluno a ingressar numa carreira de sucesso. Contudo, na plataforma da Voomp, os cursos são acessíveis, com parcelas mensais a partir de R$ 150. Ou seja: não tem desculpa para não investir no seu crescimento profissional!

Melhores universidades para fazer faculdade de Comércio Exterior

É vital escolher uma boa faculdade na hora de estudar em curso superior. Assim, ao saber as mais aprovadas, é mais fácil se adequar ao curso. A Voomp mostra para você as melhores instituições para ingressar na carreira de Comércio Exterior:

Principais áreas de atuação em Comércio Exterior

Depois de saber o que é e onde cursar, o próximo passo é compreender como é o mercado de trabalho e as respectivas áreas de atuação, que, como qualquer segmento, possui suas particularidades. Assim, o profissional que fez faculdade de Comércio Exterior pode escolher onde trabalhar de acordo com suas preferências e aptidões.

Consultoria

Na área de Comércio Exterior, o consultor é o profissional que, com base em sua experiência e conhecimento técnico, assessora o cliente nas tomadas de decisões. Suas atribuições são de buscar clientes, avaliar cenários, calcular riscos demais questões burocráticas, como taxas e impostos. 

Análise

O analista planeja toda a questão de importação e exportação, além de controlar o fluxo de operações. Dessa forma, é quem decide o meio mais adequado, identifica perspectivas do mercado e participa do fechamento de contratos.

Despacho aduaneiro

O desembaraço aduaneiro é o nome dado para a liberação de mercadorias pela alfândega, ou seja, a documentação para entrada ou saída do produto. O item a ser transportado só pode ser entregue após ter emitido o comprovante de pagamento de impostos.

O profissional que trabalha com questões aduaneiras atua, portanto, ligado aos órgãos de fiscalização. Por isso, deve conhecer bem toda rede de serviço e produção dos seus clientes.

Como é o mercado de trabalho em Comércio Exterior?

O mercado de trabalho em Comércio Exterior torna-se cada vez mais amplo nos dias atuais. Além disso, com um bom nível de qualificação, é totalmente viável receber salários mais altos. Do mesmo modo, a chance de ganhar em dólar anima os alunos e torna o mercado mais concorrido.

Principais habilidades de um profissional

Como todo o curso, para ser um bom profissional após concluir a faculdade de Comércio Exterior, é preciso ter algumas aptidões. Entre elas, estão:

  • Saber Técnico Avançado
  • Eficácia em Fazer Acordos
  • Proficiência em Outras Línguas
  • Interesse em Cultura e Política Global
  • Afinidade com Tecnologia

O aluno do curso de Comércio Exterior precisa ter, em resumo, boa comunicação e conhecimentos básicos em idiomas mais comuns, como inglês e espanhol. Isso é muito importante quando a meta é unir as nações por meio do mercado.

Vale a pena fazer a faculdade de Comércio Exterior?

Com certeza a faculdade de Comércio Exterior é um curso promissor. Ao investir nessa carreira, o aluno obtém muitos espaços de atuação. Contudo, ficar ligado nas tendências de mercado e estar aberto a aprender é crucial para ter êxito na carreira.

Conhecer a cultura de outros países também é vital nos acordos comerciais. É muito bom saber sobre os modos de vida em outras nações para exercer o ofício com respeito. Além disso, é benéfico também estar em dia com o noticiário internacional.

Outras vantagens do curso de Comércio Exterior

Há muitas vantagens em fazer a faculdade de Comércio Exterior. Como a legislação brasileira nessa área é complexa, existe uma demanda alta de cargos especializados a serem ocupados. Desse modo, entre os prós de fazer esse curso, os centrais são:

  • Vasta Área de Atuação
  • Rotina de Trabalho Dinâmica
  • Aquisição de Novas Habilidades
  • Perspectiva de Atuar Fora do País
  • Valorização Profissional

Se quiser mais informações sobre cursos de graduação, livres ou pós-graduação, visite o nosso site. Temos as melhores opções para melhorar sua carreira profissional. Então, conte com a Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.