InícioGraduaçãoComércio ExteriorCurso de Comércio Exterior: tudo o que você precisa saber

Curso de Comércio Exterior: tudo o que você precisa saber

Você já procurou saber mais sobre o curso de Comércio Exterior? Aprender todos os detalhes básicos, e mais alguns outros, sobre a graduação desejada é algo de extrema importância para qualquer vestibulando. Afinal, saber mais sobre algo ajuda a evitar sofrer decepções e ter dores de cabeça ao longo do curso.

Dito isso, saiba que essa é uma graduação em alta no mercado atualmente. Além do mais, ela possui muitas áreas de atuação e, consequentemente, diversas oportunidades de carreira e salários acima da média.

Quer saber mais? Então continue lendo, pois a Voomp trouxe para você tudo o que você precisa saber sobre esse curso. Tudo para esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter. Confira!

Como é o curso de Comércio Exterior?

Em primeiro lugar é preciso saber que a graduação em Comércio Exterior é um Curso Superior Tecnólogo, ou simplesmente CST. Isso significa que ele tem o objetivo de preparar o estudante para ingressar no mercado de trabalho em menos tempo, quando comparado com um bacharelado. Esse, em específico, tem uma duração média de dois anos (oito semestres).

Nele, o aluno irá ser capacitado para trabalhar em coisas como importação e exportação, legislação e logística. Operações operações cambiais e em negociações com empresas de fora do Brasil também entram nessa lista. Por isso, é voltado para pessoas que já possuem interesse nesses temas.

Como essa é uma graduação de nível superior, é preciso que o vestibulando interessado em ingressar nela tenha concluído o Ensino Médio. Também é requerido que ele passe por algum dos processos de seleção disponíveis na faculdade escolhida.

Quais são as modalidades permitidas no Brasil?

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão que define quais as modalidades de ensino de um curso são permitidas no Brasil. No caso da faculdade de Comércio Exterior, ela pode ser oferecida tanto na modalidade presencial quanto na de Educação à Distância (EAD). Essa última, podendo até mesmo ser no estilo 100% online.

Isso significa que o aluno irá ver a grande maioria das disciplinas e submeter as atividades e trabalhos através de uma plataforma online. Porém, ainda pode ser necessário ir ao campus ou polo da instituição algumas vezes durante o curso.

Essa modalidade se enquadra bem na área pois esse é um curso que não possui disciplinas que necessitem de prática. Logo, o estudante não perde nada se optar pela praticidade do EAD.

Inclusive, ele só tem a ganhar com a questão da praticidade, versatilidade de horários. Os preços são outro diferencial, pois costumam ser mais acessíveis.

Quais as áreas de conhecimento abordadas no curso superior tecnólogo de Comércio Exterior?

Ao pensar no curso de Comércio Exterior você já imagina que a área é cheia de cálculos? Pois saiba que você está certo. Essa é uma graduação que depende fortemente da área de conhecimento das Ciências Exatas.

No entanto, não é apenas isso, já que o profissional também lidará com pessoas. Por conta disso, conhecimentos da área das Ciências Humanas também são importantes. Afinal, o profissional da área trabalha com marketing e legislação, por exemplo.

Como é a grade curricular dele?

O fato desse ser um curso que depende de mais de uma área de conhecimento faz com que a grade curricular dele seja o que conhecemos por multidisciplinar. O objetivo dela é preparar o graduando para desempenhar todas as funções que serão esperadas dele no futuro. Dito isso, as matérias vistas nos dois anos de estudo são:

  • Direito Internacional
  • Ed. Desenvolvimento de Carreira
  • Homem, Cultura e Sociedade
  • Legislação e Prática Aduaneira
  • Legislação Social e Trabalhista
  • Ed. Lógica Matemática
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Projetos
  • Responsabilidade Social e Ambiental
  • Métodos Quantitativos
  • Atividade Complementar
  • Comercio Internacional
  • Ed. Empregabilidade
  • Ed. Interpretação de Textos
  • Siscomex
  • Negócios Internacionais
  • Planejamento Estratégico
  • Inglês Instrumental para Comércio Exterior
  • Modelos de Gestão
  • Logística e Gestão da Qualidade
  • Matemática Financeira
  • Negociação e Gestão de Conflitos
  • Raciocínio Lógico Matemático
  • Relações Econômicas Internacionais
  • Educação à Distância
  • Empreendedorismo

Quanto custa, em média, a faculdade de Comércio Exterior?

O custo mensal de um curso tecnólogo de Comércio Exterior é de em média R$1.000,00. Isso, quando avaliamos as mensalidades de várias instituições de ensino privadas do Brasil. Os valores cobrados, no entanto, podem variar bastante, por conta da influência de vários fatores.

Questões como localização, seja algum bairro ou região onde o custo de vida é mais alto, e até mesmo a reputação do local são coisas que podem fazer com que o custo final dessa graduação seja maior.

Mas não pense que as melhores opções sempre serão as mais caras, viu? A ideia de que apenas quem tem muito dinheiro disponível para pagar mensalidades altíssimas pode estudar ficou no passado há muito tempo. Atualmente é possível encontrar ótimas faculdades, com preços bem acessíveis, a partir de R$159,90.

Outra coisa que ajuda a reduzir os preços são benefícios como as bolsas de estudo e os descontos extras que muitos locais costumam oferecer. Os tipos de bolsas e os requisitos para concorrer a cada uma delas muda entre cada instituição. Porém, as mais populares e fáceis de conseguir são:

  • Desconto para quem fizer a pré-matrícula
  • Desconto para quem indicar a faculdade para os amigos
  • Desconto para quem pagar os boletos adiantados
  • Bolsa para pessoas de uma mesma família
  • Bolsa para funcionários de empresas conveniadas
  • Bolsa para servidores públicos e militares
  • Bolsa durante o primeiro semestre do curso
  • Bolsa de incentivo aos estudos
  • Bolsas para quem pontuou alto no Enem

Como saber se uma faculdade é realmente boa?

Escolher uma boa faculdade entre tantas opções disponíveis no mercado é o primeiro passo que qualquer vestibulando para construir uma carreira profissional de sucesso. Por esse motivo, as etapas de pesquisa e análise não podem ser negligenciadas.

Mas como fazer isso? Você pode estar se perguntando. Para te ajudar a fazer uma escolha consciente, a Voomp separou a seguir alguns pontos essenciais que devem ser estudados antes de se inscrever em uma faculdade de Comércio Exterior.

Um desses pontos é verificar se os locais que você está de olho possuem um autorização para oferecer essa graduação. Esse aval é dado pelo MEC e é a única coisa que garante que o diploma entregue no final dos dois anos de dedicação aos estudos será válido em todo o território nacional.

Outra coisa que pode ajudar você a definir se um curso é ou não de qualidade é a nota que a instituição recebe em provas de desempenho. Uma das principais é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, conhecido pela sigla Enade.

Ele acontece todos os anos e é dividido em ciclos. Logo, um curso costuma ser avaliado a cada três anos. O importante é sempre optar por um local que não apenas apresente notas altas, mas que elas sejam constantes.

Por fim, vale muito a pena procurar saber a opinião de estudantes e profissionais formados no local. Eles costumam falar a verdade e irão apontar pontos positivos e negativos que são percebidos apenas por quem está lá dentro diariamente.

A seguir, nós separamos três das melhores faculdades de Comércio Exterior do mercado atualmente  para que você possa conhecer um pouco sobre cada uma delas!

  • Anhanguera
  • Pitágoras
  • Unopar

Anhanguera

A Faculdade Anhanguera é uma das instituições com melhor custo-benefício do mercado nos dias de hoje. Ela foi fundada há mais de 25 e se tornou uma das referências no ensino à distância no Brasil. Portanto, não é de se espantar que a formação em Comércio Exterior apareça nessa lista.

Todo o corpo docente da graduação é composto por pessoas que entendem da área e a metodologia de ensino é efetiva. Outro ponto alto dela é a plataforma para as aulas online. Ela é bem completa e fácil de usar, podendo ser acessada de vários dispositivos.

Por último, todos os alunos da Anhanguera ganham, sem custos adicionais nas mensalidades, acesso ao Canal Conecta. Isso se trata de um tipo de site de empregos e estágios, no qual empresas de todo o Brasil podem anunciar as suas vagas. Legal, não é?

Pitágoras

Outro exemplo de faculdade que oferece um curso superior tecnólogo de Comércio Exterior de qualidade é a Pitágoras. Ela existe há mais de 20 e, além de também ser referência no campo educacional, está presente em diversos estados brasileiros.

Uma das vantagens dela é a aplicação de uma metodologia de ensino voltada para sempre estimular o estudante a aprender cada vez mais. Ela também possui uma plataforma para aulas online completa e com suporte constante e dá a oportunidade dos alunos procurarem vagas de estágio e emprego em um portal exclusivo e de uso gratuito para todos que se matricularem.

Unopar

A Unopar também entra nessa nossa lista. Ela foi fundada em 1972 e hoje em dia é possível encontrar unidades por todo o Brasil. A graduação de Comércio Exterior dela é reconhecida pela qualidade e por preparar os estudantes para enfrentar todos os desafios do mercado de trabalho.

Além disso, ela conta com a possibilidade de ter acesso a um portal que permite procurar, e se candidatar, a vagas de estágio e trabalho na área, após formado, em empresas de todo o país. O melhor? Todos os alunos têm acesso a ele de maneira gratuita.

Quais as maneiras de ingressar na graduação em Comércio Exterior?

Como já mencionamos no artigo, para começar o curso tecnólogo de Comércio Exterior é preciso que o vestibulando seja aprovado em um processo seletivo, que é pensado para testar o conhecimento dos mesmos nos assuntos vistos nos três anos de Ensino Médio.

Cada local tem certa autonomia para escolher a melhor opção. Existem, no entanto, alguns processos que são mais comuns e encontrados em todas elas. Confira a seguir quais são e algumas das características deles!

  • Nota do Enem
  • Vestibulares

Nota do Enem

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser utilizada por muitas faculdades para selecionar os candidatos para os seus cursos. Isso porque ela é mais prática e poupa tempo de todo mundo, uma vez que não há necessidade do vestibulando passar horas fazendo uma nova avaliação.

Esse método avaliativo, normalmente, funciona de maneira bem simples: o candidato assinala essa opção no momento em que estiver fazendo a inscrição no vestibular e informa os dados para que o local tenha acesso à pontuação que ele conseguiu nas últimas edições do Enem.

A melhor parte é que, dependendo da nota alcançada, é possível conseguir bolsas de estudos com descontos que ultrapassam os 80%.

Vestibulares

Os vestibulares, porque existe mais de um tipo, são outro tipo de avaliação mais comum e é a que quase todo mundo conhece. Basicamente, o aluno que optar por ela precisa fazer uma prova, que será corrigida pela instituição e os que alcançaram as pontuações mais altas são convocados. Simples de entender, não é?

Existem basicamente três modelos, que funcionam de maneira parecida, mas possuem algumas diferenças. O primeiro é o tradicional, que existe há anos e funciona muito bem. Nele, o vestibulando precisa ir a um local preparado para aplicar a prova em um dia e horário marcados.

O segundo modelo é o agendado. Nesse a avaliação também é feita impressa e presencialmente, mas existe a possibilidade do estudante escolher o melhor dia e horário para participar. É necessário apenas escolher essa modalidade no momento da inscrição.

Por fim, existe o vestibular online, que é um modelo vem se tornando cada vez mais popular, principalmente durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Ele ganha pontos pela praticidade, uma vez que é necessário apenas que o aluno tenha um computador com acesso estável à internet e tempo disponível para fazer.

Em todos os casos, os nomes dos selecionados são divulgados no site da instituição após a correção de todas as provas. Após isso é preciso apenas ficar atento aos prazos para realizar a matrícula e em começar a estudar.

Qual é o perfil do estudante de Comércio Exterior?

Existem algumas habilidades que, quando reunidas, formam um tipo de perfil que ajuda o profissional a se destacar na sua área de trabalho. Dito isso, um estudante de Comércio Exterior costuma:

  • Ser organizado
  • Gostar de números
  • Se manter atualizado com as novas tecnologias
  • Ser atento aos detalhes
  • Saber trabalhar e tomar decisões sob pressão
  • Gostar de aprender novos idiomas
  • Ser bom em negociações
  • Gostar de trabalhar com pessoas
  • Ser comunicativo

Ao longo do dia a dia da profissão, você vai perceber que possuir essas características traz muitas vantagens. “Eu não acho que tenho todas, e agora?” Não precisa se desesperar ou pensar em desistir de um sonho. Afinal, ninguém entra na faculdade totalmente preparado e muitas dessas habilidades você vai adquirindo com o tempo. Basta se esforçar e se dedicar aos estudos!

O que faz um profissional formado nessa área?

O curso de Comércio Exterior capacita os estudantes para fazer muitas coisas. Entre as principais estão o controle de transações comerciais internacionais, tais como exportação e importação, pagamentos, logística de transporte e até a elaboração de documentos.

O profissional da área também pode criar estratégias para empresas que desejam expandir os seus negócios para outros países, fazer consultorias, montar relatórios de controle econômicos e até mesmo assessorar empresas estrangeiras que queiram investir em solo nacional.

Navio carregado com containers atracado em um porto

Foto: Julius Silver do Pexels

Quais as possibilidades de carreira para um profissional de Comércio Exterior?

Deu para perceber que o profissional de Comércio Exterior faz bastante coisa, não é mesmo? Isso é algo que faz com que ele tenha várias oportunidades de carreira, seja em empresas da iniciativa privada, órgãos públicos ou até mesmo para trabalhar por conta própria. As principais são:

  • Importação e exportação
  • Consultoria e marketing internacional
  • Aduaneira
  • Gerenciamento financeiro e cambial
  • Logística e gerenciamento de cargas

Importação e exportação

Nessa área, o profissional trabalha diretamente com o setor de importação e exportação de produtos ou matérias-primas. Isso pode parecer simples, mas envolve bastante coisa, como ser responsável por garantir que o transporte seja feito de maneira correta e rápida e dentro das leis dos países envolvidos na negociação.

Ele também irá mexer diretamente com documentação, por isso precisa ter um bom entendimento de legislação e outras questões legais, e com taxas de câmbio.

Consultoria e marketing internacional

Pode-se dizer que essa, que está se tornando bem popular, são duas carreiras em uma. O profissional que escolhe criar uma carreira nessa área irá fazer análises de mercados, tanto nacionais quanto internacionais e estudos de produtos. O objetivo principal é verificar a viabilidade de um investimento internacional.

Na parte de marketing, esse tipo de pesquisa serve para definir as melhores maneiras de divulgação, possíveis alterações nos produtos para melhorar as vendas e até mesmo a definição das embalagens que serão utilizadas.

Aduaneira

A carreira na área aduaneira é outra que está sempre em alta. Esse profissional atua nas aduanas, também chamadas de alfândega, fazendo o controle de tudo o que chega ou sai do país. Isso envolve a verificação de cargas e documentos e envolve um time de profissionais de vários outros setores.

Os postos de trabalho são, normalmente, em fronteiras, portos e aeroportos. Essa é uma das opções para quem sonha em passar em um concurso público e ter uma carreira estável.

Gerenciamento financeiro e cambial

Quando uma empresa resolve expandir os seus negócios para outros países, ela precisa de um profissional para fazer o gerenciamento financeiro. Nisso surge mais uma oportunidade de carreira para os formados no curso de Comércio Exterior.

As principais atribuições desse profissional na área são acompanhar e controlar toda a movimentação financeira, como questões de pagamentos e empréstimos. Ele também pode fazer pesquisas para descobrir quais são as melhores taxas para câmbio e até mesmo de novos setores para investimento.

Logística e gerenciamento de cargas

Outra área em que é possível seguir carreira após se formar na faculdade de Comércio Exterior é no setor de logística e gerenciamento de cargas. Nela, o profissional fica responsável por definir as maneiras mais adequadas de transporte de cada tipo de produto e fazer o controle do fluxo de chegada e partida dos mesmos.

Além disso, ele verifica ou preenche os documentos necessários para o transporte. Por esse motivo costuma trabalhar colocando mesmo a mão na massa e em contato direto com uma equipe multidisciplinar.

Como é o mercado de trabalho?

Quem se forma no curso superior tecnólogo de Comércio Exterior encontra um mercado de trabalho cheio de oportunidades e com uma necessidade constante de mão de obra especializada. O resultado é que as chances de já sair da faculdade empregado são bem grandes.

A perspectiva melhora ainda mais pelo fato desse profissional pode trabalhar em muitos locais. Desde empresas privadas, dos mais diversos setores e tamanhos, até em órgãos públicos e por conta própria, prestando serviços como autônomo.

Como são os salários para a profissão?

Os salários para a área de Comércio Exterior são bons, até mesmo para pessoas que estão iniciando a carreira e variam bastante. Isso porque a remuneração é influenciada pelo setor, cargo, tempo de experiência, tamanho da empresa e até pela região do país.

Só para exemplificar, alguém que escolha atuar no cargo de analista de Comércio Exterior recebe em média R$3.407,00 mensais, enquanto que o salário médio de um consultor é de R$4.495,00 e o de um despachante aduaneiro pode ultrapassar os R$6.000,00.

Como é o dia a dia de alguém formado no curso de Comércio Exterior?

Não existe uma rotina única para alguém que fez uma graduação em Comércio Exterior, já que o dia a dia irá depender muito da área e do local onde ele trabalhar. Profissionais que atuam como Marketing ou negociações internacionais, por exemplo, irão perceber que reuniões e encontros com pessoas de outras pessoas é algo comum da rotina.

Já aquelas pessoas que trabalham com gestão ou logística costumam lidar mais com a equipe interna. Em ambos os casos, você não vai conhecer o tédio. Isso porque essa é uma carreira bem dinâmica e com novidades todos os dias.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.