InícioGraduaçãoComércio ExteriorO que é o curso de Comércio Exterior?

O que é o curso de Comércio Exterior?

Você gosta da ideia de trabalhar com comércio e negociações? Sabe o que é o curso de Comércio Exterior? Caso a resposta seja negativa, saiba que você veio ao lugar certo para descobrir mais sobre essa área em expansão e de grande importância para a economia.

Esse é um curso superior de nível tecnólogo e o objetivo dele é preparar os estudantes para atuar em todas as questões ligadas ao comércio com empresas de fora do Brasil.

Quer saber mais? Então, continue a leitura, pois, nós trouxemos as principais características dele para te ajudar na decisão e dicas de como escolher o melhor local para estudar.

O curso de Comércio Exterior

O Curso Superior Tecnólogo, ou simplesmente CST, de Comércio Exterior é uma graduação que prepara os estudantes para trabalhar em áreas como serviços de importação e exportação, logística, legislação e operações cambiais ligadas ao comércio com empresas alocadas fora do Brasil.

Por ser de nível tecnólogo, ele tem duração menor que a de um bacharelado, sendo de em média dois anos, ou quatro semestres. Essa característica faz com que ele seja mais voltado para preparar o aluno para trabalhar em empresas dos mais diversos segmentos.

No Brasil, ele pode ser ofertado pelas instituições tanto na modalidade presencial quanto na de Educação à Distância (EAD). Sendo que nessa última, o aluno tem o benefício da praticidade e do investimento ser mais baixo.

Por ser um curso que entrega um diploma de nível superior após a conclusão, para ingressar nele é necessário que o estudante tenha concluído o Ensino Médio, ou apresente um documento equivalente. É preciso também ter sido aprovado em algum processo de seleção, como o vestibular ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A grade curricular

O curso de Comércio Exterior lida diretamente com questões econômicas. Por isso, a grade curricular dele é multidisciplinar, ou seja, tenha disciplina de diversas áreas do conhecimento. Como das Ciências Exatas e das Ciências Humanas.

Afinal, após formado o profissional irá trabalhar em contato direto com pessoas. Por esse motivo, o estudante verá história, legislação e matemática. Bastante matemática, até porque essa é uma área que lida com dinheiro e, consequentemente, com cálculos. Dito isso, confira algumas das principais matérias encontradas na grade curricular dele!

  • Comércio Internacional
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Projetos
  • Matemática Financeira
  • Negócios Internacionais
  • Negociação e Gestão de Conflitos
  • Planejamento Estratégico
  • Raciocínio Lógico Matemático
  • Relações Econômicas Internacionais
  • Direito Internacional

Como escolher um bom local para estudar?

A área de Comércio Exterior está cada vez mais em alta no mercado. Por esse motivo, é possível encontrá-lo sendo oferecido por diversas instituições e, devido a isso, é necessário tomar alguns cuidados na hora de escolher um local para estudar. Afinal, ninguém quer perceber que um investimento foi ruim, não é?

Mas calma, que a Voomp separou algumas dicas para ajudar você nessa etapa tão importante. A primeira, e uma das mais importantes, é sempre verificar se a instituição que você escolheu tem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso de Comércio Exterior. Isso é o que garantirá um diploma válido.

No entanto, não é apenas isso que precisa ser considerado no momento da escolha. A qualidade do ensino também é de extrema importância e existem duas maneiras de sondar essa questão.

A primeira é conferir quais as notas que a faculdade recebe em testes como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ele serve para verificar o nível de aprendizado dos alunos concluintes. Sempre procure locais com notas altas e constantes.

A segunda maneira de avaliar a qualidade de ensino de um local é mais simples, falar com alunos e ex-alunos. Esses dois costumam ser fontes seguras de informação, já que geralmente falam o que realmente acham do local. Durante a conversa aproveite para perguntar sobre a estrutura que a instituição oferece, seja para as aulas presenciais ou online.

Sim, nós sabemos que é bastante coisa para adicionar na vida, que já é tão corrida, de um vestibulando. Por isso, separamos três instituições que contam com esse curso na grade e cumprem todos esses requisitos, além de terem mensalidades acessíveis. São elas:

O que o profissional dessa área faz?

Uma pessoa que se formou no curso de Comércio Exterior pode fazer muita coisa e em vários locais diferentes. Uma das principais atribuições desse profissional é lidar com questões referentes às transações comerciais internacionais. Isso inclui importação e exportação de mercadorias, conversão de moedas e a logística por trás do transporte das cargas.

No entanto, ele também monta estratégias para empresas que querem se aventurar no mercado de outros países, mantém o controle e elabora relatórios econômicos e orienta os clientes sobre as melhores maneiras de atrair clientes estrangeiros.

Fora isso, ele também pode prestar consultorias para pessoas de fora que desejam investir em negócios no Brasil e cuidar da documentação de empresas que lidam diariamente com a entrada ou saída de produtos do país.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Comércio Exterior?

A pandemia causada pelo novo coronavírus mexeu com a economia mundial. Contudo, a área de Comércio Exterior continua em alta e a expectativa é que ela ofereça ainda mais oportunidades de emprego, dado que a situação econômica melhore.

Além disso, ela é bem ampla e conta com vagas ótimas até mesmo para os recém-saídos da faculdade. Junto a isso, é possível encontrar uma remuneração bem alta, de uma média de R$3.407,00 para quem atua como analista e de R$4.495,00 para consultores.

Mas existe a possibilidade do profissional receber salários ainda maiores. Tudo depende do setor escolhido, tamanho da empresa, tempo de experiência e até mesmo da região do país.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.