InícioPós-graduaçãoComércio ExteriorQual o perfil do estudante de Comércio Exterior?

Qual o perfil do estudante de Comércio Exterior?

Se você chegou até esse artigo é porque quer saber qual o perfil do estudante de Comércio Exterior e se ele combina com você. Então, logo de cara, vamos pontuar duas habilidades necessárias: matemática e organização.

Sim, na sua trajetória, tanto estudando comércio exterior quanto trabalhando na área, matemática financeira e organização estarão no seu cotidiano. Prepare-se também para lidar com muita burocracia e leis.

Portanto, paciência para ler, entender essas leis e verificar se as documentações estão corretas são tarefas obrigatórias. Essas atividades formarão a base do perfil do estudante de Comércio Exterior.

Vamos primeiro explicar rapidamente o que é comércio exterior, também apelidado carinhosamente de comex. Provavelmente, quando você começar a sua graduação, poderá falar: Eu faço comex!

O que é comércio exterior?

Resumidamente, comércio exterior é toda atividade de compra e venda entre países. Por isso, envolve a exportação, quando o país vende os produtos e/ou serviços, e a importação, a compra de produtos. Por exemplo, o Brasil é um grande exportador de soja, então ele vende para outros países esse grão. Segundo o site Farmnews, no 1º trimestre de 2021, um dos maiores compradores de soja foi a China.

No entanto, nós também compramos produtos e serviços, ou seja, importamos. Em 2019, a compra de óleo combustível representou 7,3% do total de importações do país. Esses tipos de dados fazem parte da rotina do perfil do estudante de Comércio Exterior. Logo, você precisa gostar de analisar dados e fazer esse tipo de levantamento.

Perfil do estudante de comércio exterior: organizado e detalhista

No comecinho desse artigo, falamos da organização ser um perfil do estudante de comércio. Agora vamos explicar o porquê isso é necessário. Em sua futura rotina de trabalho será comum o controle de prazos de mercadorias e a logística delas.

Além disso, verificar junto com outros profissionais, agente de cargas e despachantes aduaneiros, se a quantidade que foi acordada está correta. Pois é, ser organizado e detalhista ajudará você a não se perder no meio disso tudo. Até porque você não vai lidar com um tipo só de mercadoria e nem com pequenas quantidades.

Prepare-se para utilizar muitas planilhas de Excel. Aliás, você sabe fazer alguma coisa em Excel? Para um profissional de comércio exterior, um nível avançado é mais do que necessário: é essencial.

Perfil comércio exterior: gostar de matemática financeira

Lidar com transações legais de mercadorias que envolvem exportação e importação significa lidar com tributação. Dessa maneira, a matemática financeira ajudará você no cálculo da tributação, o quanto é necessário para pagar e o quanto se deve receber.

A matemática financeira faz parte do perfil do estudante de comércio exterior e da sua vida. Quando você pensa em comprar um carro e calcula juros sobre as parcelas, tempo de pagamento, se é melhor pagar à vista ou parcelado, já está usando esse recurso.

No cálculo de preços de insumos de produtos para importação, por exemplo, e na verificação de qual preço é mais vantajoso entre os fornecedores que estão em diferentes países, consequentemente em outras moedas. Portanto, a matemática financeira será uma ferramenta de decisão de negócios.

Perfil do estudante de Comércio Exterior: lidar com legislação

A importação e exportação entre países é uma troca comercial que obedece muitas leis. O perfil do estudante de Comércio Exterior precisa ter paciência de ler essa legislação, não só a brasileira, mas também de outros países.

Acima de tudo, aplica-las no dia a dia, para que tudo esteja dentro das normas. Caso algo esteja fora da conformidade, pode acarretar em multas para a empresa. Além disso, a operação da empresa deve estar de acordo com a legislação referente à sua atividade.

Vamos dizer que você trabalhe em uma empresa que exporta produtos químicos. Suas transações comerciais devem estar dentro da legislação específica dessa atividade.

Perfil comércio exterior: domínio de outras línguas

Nenhum profissional hoje em dia foge da necessidade de aprender outras línguas. Para algumas funções pode não ser muito necessário quanto é para o perfil comércio exterior. Até porque, ao falarmos em exterior, já entendemos que a negociação será feita com outros países, ou seja, em línguas diferentes.

Assim, aprender inglês e outros idiomas deve sempre fazer parte da sua vida. O inglês é o mais exigido. Entretanto, o espanhol está ganhando cada vez mais espaço, e muitas vagas estão pedindo esses dois idiomas.

Se tiver um tempinho livre, aprenda outra língua. Você só estará aumentando as suas possibilidades de desenvolvimento de carreira.

Um estudante de comex está sempre atualizado

Não só o estudante, mas o profissional de Comércio Exterior deve sempre estar atualizado sobre as novas tendências de exportação e importação. Como a rotina envolve processos de compra e venda, estar atento às atualizações e mudanças econômicas, culturais e políticas é primordial.

Isso é fundamental até mesmo para entender qual impacto elas terão na sua área de atuação e nas necessidades da sua empresa. Além de tudo, ter um perfil em comércio exterior atualizado te deixará com o olhar treinado para novas oportunidades de intercâmbio entre produtos e serviços de alta qualidade.

Um exemplo ainda atual é a pandemia do coronavírus, que fez muitas empresas aderirem à novas tecnologias para o comércio exterior, mesmo com algumas delas não estando preparadas. Todo cenário econômico mudou, e tivemos que nos adaptar a esse contexto. Então, agora, a computação em nuvem e automatização de processos tornaram-se essenciais para a redução de custos internos.

Além disso, desde 2014 o projeto Portal Único, criado pela Receita Federal e pela Secretaria do Comercio Exterior, está diminuindo a burocracia, o tempo e os custos das exportações e importações brasileiras.

Mais transformações estão vindo, acontecendo, e isso nunca vai parar.

Sites para se manter atualizado em comex

Para ajudar no seu perfil do estudante de Comércio Exterior, preparamos uma lista de sites para você se manter atualizado. Confira!

  • InfoMoney – site especializado em finanças, investimentos e notícias e previsões de mercado.
  • Comex Stat– aqui você vai ficar por dentro sobre a balança comercial e outros fatores sobre importação e exportação.
  • Banco Central do Brasil (BCB) – um dos principais órgãos da economia brasileira que influenciam o mercado. Muito utilizado na rotina do profissional de Comércio Exterior na busca de taxas e índices da inflação.
  • Valor Econômico – site sobre economia que traz um panorama sobre o Brasil e o mundo.
  • Comex do Brasil – principais notícias sobre o comércio exterior e o agronegócio.

O que você vai estudar no curso de Comércio Exterior?

O tecnólogo de Comércio Exterior vai preparar você em apenas dois anos para praticar atividades de importação e exportação, operações cambiais, logística internacional, legislação e prática aduaneira.

Nesse tempo, você terá a oportunidade de explorar conteúdos gerais, como civilidade, legislação, gestão, ética, matemática, economia e inglês, além de conhecimentos específicos ligados à análise e estudos de operações, gestão, consultoria e planejamento. Confira a grade curricular.

  • Atividade Complementar
  • Comercio Internacional
  • Direito Internacional
  • Desenvolvimento De Carreira
  • Empregabilidade
  • Interpretação De Textos
  • Lógica Matemática
  • Educação A Distância
  • Empreendedorismo
  • Gestão De Pessoas
  • Gestão De Projetos
  • Homem, Cultura E Sociedade
  • Inglês Instrumental Para Comércio Exterior
  • Legislação E Prática Aduaneira
  • Legislação Social E Trabalhista
  • Logística E Gestão Da Qualidade
  • Matemática Financeira
  • Métodos Quantitativos
  • Modelos De Gestão
  • Negociação E Gestão De Conflitos
  • Negócios Internacionais
  • Planejamento Estratégico
  • Raciocínio Lógico Matemático
  • Relações Econômicas Internacionais
  • Responsabilidade Social E Ambiental
  • Siscomex

Vale lembrar que, o curso de Comércio Exterior não é a mesma coisa que Relações Internacionais, embora eles sejam parecidos e haja alguns pontos de conexão. Por isso, sugerimos depois da leitura do perfil do estudante de Comércio Exterior, a leitura deste artigo que explica em detalhes a diferença entre esses dois cursos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.