De maneira geral, o UX Writing é a arte de elaborar os textos que costumam aparecer em toda a interface dos produtos digitais. Entre esses incluem: sites, aplicativos móveis e outros programas correlatos. O profissional responsável é o UX Writer.
Assim como no mundo das publicações tradicionais, esse texto é chamado de cópia ou ‘copy’. Mas, a escrita do UX Writing é diferente do copywriting, pois sua finalidade é guiar o usuário por meio de sua interface interativa. Nesse sentido, enquanto os aplicativos ficam cada vez mais complexos, a procura por uma orientação clara dentro deles também aumenta.
Na realidade, ocorre mais do que apenas isso. Enquanto esses produtos digitais se tornam parte importante de nossa rotina, nós, os usuários, procuramos aquele que nos proporciona a experiência mais fluída e natural. Então, essas mudanças na forma como interagimos com a tecnologia nos levaram à criação da profissão UX Writing, hoje tratada como disciplina e curso por si só.
Por fim, essa nova posição no mercado tem uma barreira baixa de entrada, com um enorme potencial de carreira, se você está interessado na profissão, conheça um pouco mais a fundo o profissional Ux Writer.
O que um UX Writer faz?
Inicialmente, o UX Writer cria um texto encontrado em um produto digital. Isso inclui o texto em botões, mensagens de erro, zieres no menu e muito mais. Estes são os chamados microcópias do texto.
De forma geral, os UX Writers têm a função de entregar as mensagens do produto de dentro para fora. Desde páginas de produtos e e-mails até alterações de botão e pequenos pedaços de microcópias do texto. Para simplificar, esses profissionais precisam entender de maneira profunda e completa o usuário, muitas vezes realizando pesquisas extensas para isso.
Também conhecido como redator UX, é aquela pessoa que cria microcópias intuitivas para os usuários. Isso de modo a sempre seguir a orientação da marca ou produto para o qual trabalha. Aqui o intuito é fazer com que as tecnologias e plataformas fiquem intuitivas para todo o tipo de usuários. Isso inclui pessoas de diferentes habilidades, identidades de gênero e origens.
Logo, você pode pensar no UX Writing como um subconjunto do UX Design, assim como os designers de interface do usuário (UI), que naturalmente se concentram nas partes gráficas do Design de UX.
Por consequência, a profissão de UX Writer se concentra nos pequenos bits escritos – havendo muita sobreposição com o Design de UX. Da mesma forma que os designers, os redatores de UX podem testar várias versões de seu serviço. E também interagir com as equipes e produtos enquanto encontram novas maneiras de deixar sua escrita mais útil.
Como é a rotina deste profissional?
De maneira simples, muitos escritores UX ou UX Writer são redatores antigos ou atuais. Porém, enquanto o trabalho de um redator é auxiliar a vender algum produto, um redator UX faz bem mais do que apenas isso. Eles buscam validar suas cópias, criando uma experiência do usuário que poderá melhorar a vida de seus clientes finais.
Ao mesmo tempo, o trabalho do UX Writer é guiar o usuário pela experiência digital de forma intuitiva. Sempre com a intenção de construir uma ponte entre o que o usuário precisa e os objetivos da empresa em questão.
No entanto, estes profissionais não passam o dia todo escrevendo microcópias. Sua tarefa também é ajudar a criar a voz da marca e garantir que os criadores de conteúdo da organização possam entender e usar ativamente essa voz.
Para gerar isso, os profissionais de UX Writing normalmente criam um guia de estilo e conteúdo. Trata-se de um documento usado para toda organização que busca explicar as diretrizes de redação para copy e o conteúdo dos produtos de uma empresa.
Por outro lado, no sentido um pouco mais filosófico, os trabalhadores dessa profissão devem ser os verdadeiros advogados dos usuários. Então, sempre que algum designer, gerente, ou desenvolvedor sugerir algo que pode não estar claro para o usuário, o UX Writer é quem deve se opor e tentar melhorar o recurso.
Isso pode ser uma tarefa ou projeto, onde o profissional pode requisitar aos colegas um pouco mais de rapidez, clareza ou movimento específico. Ou seja, no mundo do Design de Produto ou Product Design, conseguir um UX Writer é como comprar o primeiro smartphone: você nunca soube o quanto precisava até ter o primeiro. A mesma coisa pode se aplicar ao fato de se encontrar um talentoso UX Writer para muitas empresas.
Quais são as principais habilidades de um UX Writer?
Desde já, é preciso saber que suas habilidades estão muito relacionadas com as palavras. Então, é preciso estar com as habilidades de escrita afiadas. Além de estar ciente das convenções gramaticais e de escrita em português e inglês, que irão facilitar a sua vida.
Mas, se você não possui nenhuma experiência na escrita, é uma ótima ideia começar avaliando seus conhecimentos em escrita e considerar se existe a necessidade de desenvolvê-las. A partir desse ponto, você pode começar a estudar UX Writing, que é muito diferente dos outros trabalhos de escrita.
Ocasionalmente, quando você vem de uma profissão de Marketing ou Jornalismo, a escrita UX ajudará você a enxergar as palavras como parte do design. Ademais, as habilidades de um UX Writer envolvem usar textos que ressoam com os usuários. Além de testar o efeito que eles podem ter sobre os usuários. Outro conhecimento importante do setor é a escrita conversacional.
Por fim, se você pretende trabalhar nessa profissão, o recomendado é que aprenda o básico fazendo um curso especializado. Isso lhe dará muitas vantagens se houver ansiedade para seguir em frente. Ao realizá-lo mostrará aos seus futuros empregadores que você se esforçou para aprender. Ao mesmo tempo, se você é novo no UX Writing, uma forma de obter experiência é começar a produzir peças para criar um portfólio.
Então, se você quer realmente aprender a ser um UX Writer, terá que estudar diversos elementos de pesquisas UX. Ferramentas de design, testes e toneladas de exercícios práticos de UX Writing. É possível começar com a sua nota do ENEM e inscrições gratuitas.