InícioDicasOrientação vocacionalComo funciona a orientação de carreira online?

Como funciona a orientação de carreira online?

Gerenciar a carreira sozinho não é tarefa fácil. Por isso mesmo, quase todo mundo tem um amigo ou familiar que ajuda a dar passos importantes na sua vida profissional. Mas, nem sempre é assim. Há aqueles que não têm a quem recorrer e precisam de uma orientação para conseguir organizar sua vida profissional e alcançar seus sonhos. Entre as opções, está a orientação de carreira. Neste texto, vamos abordar como funciona a orientação de carreira online.

Antes, no entanto, convém refletir sobre a forma como lidamos com tais orientações. Isso porque, mesmo com a ajuda de um profissional, a decisão final será sempre nossa. 

Aliás, nas palavras escritas por Descartes, na abertura do seu livro Discurso do método, o pai da filosofia analisa justamente o fato de que todos pensam estar bem providos do bom senso e possuem a mesma capacidade de distinguir o verdadeiro do falso.

Justamente por isso, as pessoas têm opiniões diversas sobre as coisas e isso faz parte. Afinal, “a diversidade de nossas opiniões não se deve a uns serem mais racionais que os outros, mas apenas que conduzimos nossos pensamentos por vias diversas e não consideramos as mesmas coisas”, escreveu.

Entenda a diferença entre orientação de carreira e profissional

Enquanto a orientação de carreira direciona um profissional em seu trabalho, a orientação profissional ajuda os jovens na escolha de uma carreira  Justamente em função dessas diferenças, as sessões terão objetivos distintos.

Por isso, podemos dizer que na orientação de carreira o profissional apresenta, ao orientador, sua demanda inicial. Então, com base nas expectativas do cliente, o orientador elabora um cronograma de trabalho.

Em suma, segundo o Terapiano, a orientação de carreira não se concluiu rapidamente.  Em vez disso, trata-se de um processo que visa direcionar um profissional dentro da sua área de atuação ou até mesmo em um novo direcionamento profissional e pessoal.

Por outro lado, a orientação profissional é mais focada nos interesses e aptidões do cliente. Nesse caso, todo o processo está focado em ajudar o cliente a fazer a sua própria escolha com segurança.

Espera-se assim que por meio da Orientação Profissional o individuo possa assumir o papel de agente capaz de tomar as ações seguras e significativas para obter os seus objetivos de vida.

Saiba como funciona a orientação de carreira online

Geralmente, esse tipo de atendimento funciona de modo semelhante à dinâmica de consultório. A diferença reside no fato de as sessões remotas serem mais focadas, em razão da ausência de uma interação mais próxima entre o cliente e o orientador.

Ainda assim, são utilizadas as mesmas ferramentas adotadas nas consultas presenciais. Já o aplicativo escolhido varia conforme o profissional, podendo ser por Whatsapp, Zoom, Meet ou semelhante.

Algumas ferramentas adotadas:

  • Hipnose Conversacional
  • Programação Neurolinguística
  • Ferramentas de Coaching

Conheça a regulamentação para o atendimento online

Em 2018, o Conselho Federal de Psicologia aprovou nova resolução para tratar da prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação.

Sendo assim, a Resolução CFP Nº 11/2018 apresentou critérios para uma série de serviços psicológicos, entre os quais podemos enquadrar a orientação de carreira online. Por isso, antes de escolher um profissional, é fundamental conhecer os termos da lei. 

Isso porque o profissional graduado em psicologia estará mais bem preparado para um atendimento de qualidade. Antes da mudança, para poder atender online os profissionais de psicologia precisam se cadastrar em um site.  Agora, basta que se adequem aos métodos e técnicas exigidos para a prestação do serviço, realizando cadastro individual prévio junto ao Conselho Regional de Psicologia.

Quer saber mais?  Entenda a resolução sobre atendimento psicológico on-line.

Orientação de carreira é atendimento psicológico?

O Conselho Federal de Psicologia entende por consulta e/ou atendimento psicológico um conjunto sistemático de procedimentos que se utilizam de métodos e técnicas psicológicas.

Tais profissionais, das mais diferentes áreas de atuação da Psicologia, podem, assim, atuar com vistas à avaliação, orientação e/ou intervenção em processos individuais e grupais. Ou seja: o atendimento psicoterápico não é a única forma de atuação de uma psicólogos.

Esses profissionais da área da saúde também podem atuar na orientação de carreira. Em outras palavras, a orientação de carreira, quando exercida por um psicólogo, pode ser enquadrada como atendimento psicológico.

Orientação de carreira e coaching são a mesma coisa?

Não. Embora seja muito fácil confundir as duas formas de atuação, orientação de carreira e coaching são distintas. Embora o coaching possa ser utilizado por psicólogos que atuam com orientação de carreira, é preciso destacar as diferenças entre ambos. Enquanto a orientação de carreira busca auxiliar alguém que está desorientado e precisa de ajuda para se guiar, o coaching de carreira está apoiado em metas definidas.

No primeiro caso, a orientação considera aspectos psicológicos. Ou seja, os pacientes são orientados de forma mais ampla para que seja possível melhorar o aspecto da vida profissional. No segundo caso, o foco será o planejamento para atingir uma meta específica, que pode estar relacionada, por exemplo, ao desejo de mudar de trabalho ou dar uma guinada na carreira.

Além disso, o profissional de coaching não precisa, necessariamente, ter concluído a graduação em psicologia para fornecer o serviço. Saiba mais sobre a diferença entre coaching de carreira e orientação vocacional.

Como o guia de orientação pode ajudar?

Alguns materiais podem subsidiar um processo de orientação de carreira. Entre eles está o GOPC, um instrumento de avaliação para ajudar profissionais na orientação de carreira. 

Trata-se de uma ferramenta que auxilia na  obtenção de informações educacionais, pessoais e profissionais do orientador. Além, é claro, de identificar suas preferências.  Para isso, o material possui um checklist específico, além de questionários de preferência profissional e preferência de atividades.

A vantagem é que a aplicação do teste não está restrita a psicólogos. Pedagogos, psicopedagogos, coaches e qualquer outro profissional que trabalhe com o processo de orientação de carreira também podem utilizá-lo.

Clique aqui para saber mais sobre o GOPC Orientação Carreira – Aplicação Informatizada.

Conheça o passo a passo da orientação de carreira online

A diferença entre a aplicação do teste de carreira online e presencial está, principalmente, no número de sessões. No modo presencial, o teste pode levar até 5 sessões. No formato virtual, o processo é feito de uma vez só, não havendo pausa entre as sessões.

No último caso, a aplicação pode ser feita de forma online (sem a presença do profissional) ou remotamente. Já a correção se dá de forma automática.

Quer aprender mais? Leia sobre a importância da graduação para a sua carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.