InícioGraduaçãoGestão de NegóciosQual o perfil do estudante de Negócios Imobiliários?

Qual o perfil do estudante de Negócios Imobiliários?

Você já se questionou sobre qual o perfil do estudante de Negócios Imobiliários, nem que seja para descobrir se se encaixa na profissão? Se a resposta for sim, saiba que essa é uma dúvida até que bem comum.

Afinal, é completamente normal escolher uma carreira levando em consideração as próprias afinidades, uma vez que isso poderá tornar todo o processo de estudos bem mais leve.

Pensando nisso, nós da Voomp separamos algumas das principais características dos estudantes dessa área para você. Confira e descubra!

Afinal, qual é o perfil do estudante de Negócios Imobiliários?

Ao procurar uma dentre as várias opções de cursos de nível superior disponíveis atualmente, é comum que os candidatos escolham um que eles consigam se identificar. Isso acaba fazendo com que a maioria compartilhe algumas características em comum, que quando combinadas formam um certo perfil.

Por causa disso, é comum que o perfil do estudante de Negócios Imobiliários tenha alguns aspectos bem característicos. Mas não precisa entrar em pânico caso cogite seguir carreira na área, mas não se enquadre perfeitamente nele.

As faculdades existem justamente para preparar os alunos para o mercado de trabalho e isso inclui exercitar certos tratos. Logo, com dedicação é possível cultivá-las. Dito isso, um estudante de Negócios Imobiliários precisa:

  • Gostar de trabalhar em equipe
  • Ter boas capacidades de comunicação
  • Ser bom em negociações
  • Ser detalhista
  • Ser paciente
  • Gostar se manter por dentro das tendências do mercado

Gostar de trabalhar em equipe

Isso é válido tanto para o período da graduação, quanto para depois de formado, uma vez que o corretor de imóveis – nome do profissional – terá que, muitas vezes, trabalhar em equipe.

Saber se comunicar bem e evitar discussões desnecessárias, expressar suas opiniões e pontos de vista de maneira respeitosa são coisas essenciais a serem cultivadas em quem sonha em ingressar na área. Além do mais, é importante ter espírito de liderança, para tomar à frente quando necessário.

Ter boas capacidades de comunicação

Um corretor de imóveis trabalha lidando diretamente com o público. Por causa disso é importante que ele saiba se comunicar bem. Isso não vale apenas para conversas presenciais, viu? Escrever com clareza e sem erros gramaticais também é algo essencial para ter sucesso na profissão.

Afinal, hoje em dia é bem comum ter negociações inteiras feitas através de canais digitais, como e-mails e aplicativos de mensagens.

Ser bom em negociações

Essa característica é uma das mais importantes e o estudante vai treiná-la durante a graduação. Saber negociar e também vender, ou seja, oferecer o seu negócio de uma maneira atrativa para o clientes, são coisas que o profissional de Negócios Imobiliários fará diariamente.

Mas por que negociação? Bem, é essencial, muitas vezes, para conseguir oferecer o melhor negócio e garantir a venda. Isso também inclui muita pesquisa, para saber qual o menor preço possível para um imóvel e como oferecê-lo ao cliente certo e para expor as vantagens para o dono do local.

Ser detalhista

É muito importante ser uma pessoa que se atenta aos menores detalhes de qualquer situação. Isso é útil para a hora dos estudos e para a carreira profissional.

Isso é necessário para saber avaliar as condições de um imóvel, por exemplo. Também pode ser incluído prestar atenção aos seus clientes, para conseguir apresentar as melhores propostas para os mesmos.

Ser paciente

Sim, qualquer pessoa que deseje trabalhar com atendimento ao público precisa ser bastante paciente. Afinal, pessoas são diferentes e é necessário saber lidar com elas, sem perder a compostura.

Gostar se manter por dentro das tendências do mercado

Por último, todo estudante de Negócios Imobiliários precisa se manter atualizado com as principais tendências do mercado. Através disso ele poderá encontrar, no futuro, novas oportunidades de venda.

Só para exemplificar, saber qual o bairro ou região da cidade de atuação mostra crescimento de oportunidades ou de pessoas interessadas em se mudar para lá, qual estilo de imóvel está sendo mais procurado. Tudo isso poderá ser fator decisivo no aumento das vendas.

Como trabalhar com Negócios Imobiliários?

Para trabalhar como corretor de imóveis no Brasil é necessário ser registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do estado onde deseja exercer a profissão.

Tecnicamente não é preciso ter uma graduação para fazer isso. Porém, um curso superior abre muitas oportunidades no mercado de trabalho, ainda mais porque permite que o profissional faça uma especialização e se torne ainda mais qualificado.

Além do mais, o conselho pede um mínimo de 128 horas de estágio assinado para fazer o registro e isso é algo bem mais fácil de conseguir quando se é um estudante da área.

“Mas como é esse curso?” A graduação em Negócios Imobiliários é do tipo CST, sigla para Curso Superior em Tecnologia. Esse tipo tem uma duração bem menor que um bacharelado, sendo concluído em cerca de 18 meses. Portanto, permite que o estudante ingresse no mercado o quanto antes.

Nele, que pode ser feito totalmente à distância (EAD), os alunos aprendem a identificar oportunidades de venda, fazer o controle e gerenciamento de todo o processo e até avaliar e emitir pareceres técnicos, entre outras competências que serão requeridas no futuro.

É possível encontrar esse curso, com mensalidades que cabem no bolso e ótima qualidade, em instituições reconhecidas nacionalmente como a Anhanguera, a Unopar e a Pitágoras, por exemplo.

Como é o mercado de trabalho e os salários para a área?

Essa é uma área que está em crescimento e em busca de profissionais qualificados para ocupar os postos de trabalho disponíveis. Para você ter uma pequena noção, dados do site Salários.com mostram um aumento de mais de 11% nas contratações entre agosto de 2020 e julho de 2021.

Isso acontece, principalmente, pela possibilidade desse profissional poder atuar em vários cargos. Os mais comuns são como corretor, consultor ou administrador de condomínios.

A média salarial para um corretor de imóveis no Brasil é de R$1.819,31. No entanto, a remuneração pode ser muito mais alta, principalmente para quem escolhe empreender ou oferecer os serviços como autônomo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.