InícioPós-graduaçãoDesign de ProdutoO que é UX e o que tem a ver com Design?

O que é UX e o que tem a ver com Design?

A princípio, o UX é uma técnica em que os times de Design utilizam como base para se criar produtos que proporcionam experiências significativas para os usuários. Conheça um pouco mais sobre esse mundo logo abaixo!

Costuma envolver o processo de design de integração e aquisição dos produtos. Isso inclui todas as etapas como os aspectos de branding, design, função e usabilidade. Logo, o termo “User Experience Design”, ou “Design de Experiência do Usuário”, é usado de maneira frequente quando se está preocupado com todo o processo de aquisição de algum produto.

Ou seja, é basicamente uma história que começa muito antes do aparelho estar nas mãos das pessoas por aí. Então, podemos partir do princípio que o UX Design é muito mais do que apenas a criação de um serviço ou produto. Pois, desde as interações iniciais até as ações finais, juntamente com os serviços de ajuda e manutenção, são feitas aplicações para tudo funcionar perfeitamente.

Além disso, podemos citar várias marcas que oferecem produtos com uma ótima experiência do usuário, como o iPhone da Apple, por exemplo. Dessa forma, é mais fácil compreender que quando o UX Design é utilizado, se pensa muito mais do que apenas o consumo de um produto.

Por outro lado, os designers de UX não se focam apenas na criação de produtos utilizáveis. Esse tipo de profissional não se concentra apenas na criação de produtos que são úteis para as pessoas, aqui são focados outros aspectos ligados à experiência do usuário.

Dessa forma, também não existe uma única definição do que é uma boa experiência do usuário. Então, em vez disso, normalmente ela envolve tudo aquilo que atende às necessidades de um usuário específico na hora certa em que o produto é usado.

O que é UX?

De certa maneira, o UX é um conceito que tem diversas dimensões e disciplinas distintas. Como, por exemplo, o design de interação, arquitetura da informação, design visual, usabilidade e interação entre humano e computador.

Por analogia, segundo o Oxford Journal Interacting With Computers, o objetivo do UX Design nas empresas é melhorar a satisfação e a fidelidade do cliente por meio de utilidade, facilidade de uso e prazer proporcionados na interação com um produto.

Nesse sentido, o UX é focado no procedimento de criar produtos digitais ou físicos que são úteis, agradáveis de interagir e fáceis de usar. Do mesmo modo, se trata de aprimorar a experiência que o usuário tem ao interagir com seu produto e garantir que elas encontrem o valor no que está fornecendo.

Similarmente, o UX Design é usado para determinar como será a experiência do usuário quando interagir com determinado produto. Logo, se isso é verdade, por definição, o processo pelo qual determinamos qual será essa experiência.

Então, o UX Design sempre acontece, seja de forma intencional ou não. Assim, alguém sempre acaba tomando as decisões sobre como o humano e o produto irão interagir. Então, um excelente profissional dessa área busca tomar decisões de uma maneira que atenda às necessidades de nossos usuários e negócios.

Em suma, o design da experiência do usuário é uma abordagem do design que procura levar o usuário em conta sempre, desde o começo.

O que é o Design aplicado no UX?

De maneira geral, o Design no UX trabalha de forma a resolver os problemas do usuário por meio da empatia. Ou seja, os recursos são usados com o direcionamento na empatia, guiando sempre o comportamento humano de modo a resolver os seus problemas.

Assim, o Design de experiência do usuário é um processo onde o único objetivo é projetar um sistema que ofereça uma ótima experiência. Logo, o UX Design abrange teorias de vários assuntos e a cada dia que passa, mais conhecimentos são adicionados à matéria.

Contudo, quando um UX Design é projetado existe a aplicação intencional de lógica. Para criar experiências que ofereçam utilidade e valor ao usuário final. E para resolver essas questões da melhor maneira, o Design no UX raramente fica centrado em apenas uma tela.

Isso quer dizer que diversas interações e experiências são criadas para abranger toda uma jornada do usuário. Seja em uma determinada experiência de produto. Ao mesmo tempo em que aderem aos padrões de marca, design e usabilidade.

O UX Design é totalmente centrado no usuário

Inicialmente, como esse assunto abrange toda a jornada do usuário, é um campo inerentemente interdisciplinar. Assim, os designers de UX vêm de uma variedade de origens. Como Design Visual, Psicologia, Programação e o Design de Interação.

Além disso, projetar para seres humanos significa você precisa trabalhar com um escopo maior no assunto é a acessibilidade. Junto com o fato de acomodar limitações físicas de muitos usuários em potencial, como ler textos pequenos por exemplo. Deste modo, as tarefas típicas de um UX Designer costumam variar. Porém, incluem pesquisa de usuários, criação de personas, design de wireframes e protótipos interativos.

Atualmente, essas tarefas podem variar bastante de uma organização para outra. Mas, sempre exigem que os designers sejam os defensores dos usuários. Além de manter as necessidades dos usuários no centro de todas as atividades. Então, todos os esforços de projeto e desenvolvimento são voltados e centralizados exclusivamente para o usuário final.

É também por isso, que a maioria dos designers de UX trabalha em alguma forma de se centrar no usuário. E canaliza seus esforços até abordar todos os problemas relevantes e as necessidades do usuário de maneira otimizada.

Vire um UX Designer a partir do Design

Por fim, se existe uma profissão que está ligada à ideia do público sobre o que é o Design Gráfico. Desde os arcos dourados conhecidos pela marca MCDonald’s à tipografia e cores dos posters de filmes. Os designers gráficos criam alguns dos designs mais icônicos e onipresentes ao nosso redor.

Então, porque mudar a carreira de um designer gráfico para o UX? Primeiro, que pode ser muito satisfatória a sensação de se estar “debaixo do capô” dos produtos em que você trabalha. Mas, principalmente por questões salariais. Com o avanço da tecnologia, o salário de um profissional de UX Design aumenta exponencialmente em detrimento da outra .

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.