InícioCursinhos pré-vestibularO que estudar para o vestibular de Medicina Veterinária?

O que estudar para o vestibular de Medicina Veterinária?

Ingressar no curso de Medicina Veterinária é o sonho de milhares de estudantes brasileiros. Por isso, os vestibulares para entrar nas instituições de ensino que oferecem a graduação de Medicina Veterinária são concorridos no país. 

Dessa forma, os vestibulandos que sonham com o curso de Medicina Veterinária devem se preparar muito bem para enfrentar a disputa pelas vagas na graduação desejada. Então, se você quer ingressar na faculdade de Medicina Veterinária, contudo está confuso com quais matérias deve focar durante a rotina de estudos, esse artigo é perfeito para você! 

Sendo assim, separamos as principais dicas para você conseguir se preparar para o vestibular de Medicina Veterinária e alcançar a tão sonhada vaga na universidade. 

Por isso, siga a leitura do artigo e entenda o que deve estudar para o vestibular do curso de Medicina Veterinária!

Como é o curso de Medicina Veterinária?

Em primeiro lugar, é importante saber como é o curso de Medicina Veterinária e quais os principais assuntos debatidos durante a graduação universitária. Dessa forma, o curso de Medicina Veterinária é no formato bacharelado e tem duração total de 5 anos. 

A grade curricular da graduação da área de ciências biológicas é divida em 10 semestres. O curso é ofertado pelas instituições de ensino no formato presencial. 

Além disso, a graduação tem o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar com assistência clínica e cirúrgica de animais domésticos e silvestres; prestar serviços de atenção à saúde animal em sistemas de criação e de manejo e dar apoio na reprodução e no melhoramento genético de diferentes espécies.

Por isso, o curso universitário conta com um aprofundamento nas matérias da área de Ciências Biológicas. Além disso, a graduação de Medicina Veterinária conta com duas grandes divisões de ensino durante os 10 semestres. 

Dessa forma, o estudante que opta pela graduação participa de aulas com conteúdos voltados para formação básica de um veterinário. Como, por exemplo, conhecimentos gerais em saúde e em biologia, estudo da anatomia animal e de questões humanísticas, comportamentais e ecológicas. 

O curso ainda conta com disciplinas mais aprofundadas na prática da profissão e em conteúdos mais específicos da área de trabalho. Tais como estudo da reprodução animal, clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e inspeção de produtos de origem animal. 

Após concluir a graduação, o profissional conta com um campo de trabalho variado. Dessa forma, pode atuar em instituições privadas e públicas, ser profissional liberal, ou trabalhar na área acadêmica.

Entre as áreas de atuação do veterinário estão: 

  • Clínica Veterinária;
  • Inspeção alimentar;
  • Laboratório Veterinário;
  • Fiscalização sanitária;
  • Aprimoramento genético;
  • Zoológico;
  • Tratamentos para animais de grande porte.

Qual a grade curricular do curso de Medicina Veterinária?

Como dito anteriormente, o curso de Medicina Veterinária conta com disciplinas básicas relacionadas à área de Ciências Biológicas.  Além disso, conta com conteúdos específicos da área. 

Por isso, se você quer conhecer o que é estudado durante os semestres da graduação, confira abaixo algumas das matérias ministradas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

  • Ciências moleculares e celulares;
  • Microbiologia e imunologia aplicadas a medicina veterinária;
  •  Microbiologia veterinária aplicada;
  •  Melhoramento genético animal;
  •  Patologia veterinária geral;
  • Nutrição animal;
  • Medicina veterinária preventiva e defesa sanitária animal; Manejo e clínica de animais silvestres;
  •  Técnica cirúrgica e anestesiologia aplicadas à medicina veterinária;
  •  Prática hospitalar em clínica médica de pequenos animais;
  • Prática hospitalar em clínica médica de grandes animais, laboratórios e saúde pública;
  •  Ciências da bioética e do bem-estar animal.

Como descobrir o que estudar para o vestibular de Medicina Veterinária?

Primeiramente, um requisito importante para organizar a rotina de estudo é ficar atento aos editais das instituições de ensino. Sendo assim, por meio do edital do vestibular é possível conhecer o  formato do processo seletivo e quais conteúdos serão cobrados na prova. 

O estudante deve se atentar ao documento oficial das instituições de ensino porque a maioria dos vestibulares cobram conteúdos diversos na avaliação. Contudo, na hora da nota de corte, usam pesos diferentes para avaliar as questões, principalmente o de Ciências da Natureza, e trabalham com pontuações específicas. Por isso, é essencial ler o edital e esclarecer todas as dúvidas sobre o vestibular que o estudante vai participar. 

Dicas importantes para se preparar para o vestibular

Após conhecer quais conteúdos cobrados no vestibular pela instituição de ensino escolhida pelo estudante, é importante montar uma rotina de estudos. Por isso, separamos as principais dicas para você se preparar para o vestibular do curso de Medicina Veterinária. 

Refaça exames anteriores 

Então, é importante durante a preparação para o vestibular de Medicina Veterinária fazer simulados com as provas anteriores. Para ir bem no exame, é importante conhecer a prova. Por isso, é essencial ter contato com avaliações anteriores durante toda a preparação para sua vez de realizar o exame. 

Além disso, por meio da correção dos simulados o estudante tem a oportunidade de descobrir quais conteúdos têm mais facilidade e quais contam com maiores dificuldades. 

Preste atenção ao noticiário 

Uma parte importante de todo vestibular é a redação! Dessa forma, uma dica importante para o estudante ir bem na hora de escrever a redação é prestar atenção nas notícias do país e do mundo.  Sendo assim, conhecer quais as pautas estão em discussão no país e a opinião dos principais especialistas pode contribuir na hora de formular o texto. 

Faça grupos de estudo 

Uma ótima ferramenta que as mídias digitais proporcionam aos vestibulandos é criar uma comunidade com outras pessoas que estão se dedicando a preparação para os vestibulares. 

Por fim, você pode montar com os amigos ou pesquisar por grupos temáticos de estudo nas redes sociais. Como, por exemplo, Whatsapp, Telegram, Instagram e até mesmo no Twitter. Através das plataformas, é possível compartilhar materiais didáticos, dicas de estudo e tirar dúvidas tanto com colegas quanto com os professores. 

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre como estudar para o vestibular de Medicina Veterinária. Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.