Conheça os melhores cursinhos pré-vestibular para entrar na UNESP

Matheus Donay
Colaborador do Voomp

Entrar na faculdade é um sonho de muita gente. Poder viver a vida universitária, adquirir uma formação de qualidade e ter sucesso no mercado de trabalho. No entanto, é muito comum que os vestibulares sejam super concorridos e exijam bastante estudo até a aprovação.

O vestibular para ingressar na UNESP é um deles. Por isso, a Voomp preparou esse post para que você consiga escolher a melhor forma de preparação e alcance seus objetivos. Vamos nessa!

Você conhece a UNESP?

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) é uma das principais faculdades públicas do Brasil, estando ligada ao governo do Estado de São Paulo. A universidade possui ao todo 24 campis em cidades diferentes, distribuídas entre a capital e o interior do Estado. 

Seu vestibular é conhecido por Vunesp, sigla referente à Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, órgão vinculado à UNESP e responsável por todo o processo de execução do vestibular.

Como é o vestibular da UNESP?

O vestibular da UNESP é dividido em duas etapas. Na primeira fase, a prova é composta por 90 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas em 5 horas. As 90 questões são divididas em três áreas do conhecimento, são elas: 

Linguagens e Códigos: Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literatura.

Ciências Humanas: Filosofia, História, Geografia e Sociologia. 

Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Matemática e Química. 

A primeira etapa possui caráter eliminatório, ou seja, avançam para a segunda fase os candidatos que obtiverem as notas mais altas para cada curso. No total, podem ser convocados para a segunda fase candidatos que correspondam até 10x o número de vagas ofertadas.

Nesta próxima fase, a avaliação passa a ser discursiva. Ao todo, são 36 questões (12 sobre cada área do conhecimento) e mais uma redação. Diferentemente do ENEM, por exemplo, no Vunesp cada questão tem o mesmo peso. Ou seja, ao sair da prova e conferir o gabarito, você já sabe quantas questões de múltipla escolha acertou. A nota final é composta pela média simples entre a nota obtida na primeira e na segunda fase.

Além de a prova ocorrer em diversas cidades do Estado de São Paulo, outras cidades do Brasil também recebem a prova, como Brasília e Curitiba. 

Como se preparar para a UNESP?

Fazer um vestibular concorrido como o da UNESP é um grande desafio. É preciso ter muita disciplina, organização e foco para atingir seus objetivos. O primeiro passo é conhecer bem a prova da Vunesp. Saber quais conteúdos costumam ser mais cobrados em cada matéria, quanto tempo você tem para resolver as questões. Apesar de serem informações que não caem na prova, ajudarão você a traçar sua estratégia.

Você também pode estipular um período de preparo e planejá-lo da melhor maneira para você. Ninguém melhor do que você para conhecer sua rotina, seus limites e seus sonhos. Portanto, planeje seus estudos com antecedência, para que possa chegar no vestibular com o conteúdo na ponta da língua. 

Você pode estudar de muitas formas. Sozinho, em turma, com vídeos, livros, enfim. No entanto, frente ao elevado nível de concorrência, muitos candidatos optam por fazer um cursinho pré-vestibular. Afinal, a grande missão dos cursinhos é preparar os alunos da melhor maneira possível para que possam realizar provas de vestibulares, incluindo o da UNESP. 

No entanto, muitos candidatos acabam tendo a mesma dúvida: o que levar em conta na hora de escolher o melhor cursinho para entrar na UNESP?

Quais os melhores cursinhos pré-vestibulares para passar na UNESP?

Um bom cursinho está condicionado a vários fatores. Neste sentido, é sempre importante encontrar um equilíbrio entre qualidade, vantagens oferecidas e um preço que caiba no orçamento. 

Cursinhos que estimulam a prática

Somando as duas fases, o vestibular da UNESP reúne ao todo 126 questões e uma redação. Embora seja menos questões que o ENEM, que tem 180 no total, ainda é um número considerável. Para estar bem preparado para encarar uma longa bateria de questões, é preciso bastante prática. 

Por isso, é recomendado que você escolha um cursinho que propicie bastante exercícios durante sua preparação. Além de ser uma técnica de estudos, você também se prepara para o desgaste na hora do vestibular. Na Stoodi, por exemplo, todos os planos disponibilizam mais de 30 mil exercícios para você praticar, além de correção de redações. 

O cursinho ideal para o seu tempo de preparação

Nem sempre o tempo de preparo entre os candidatos é o mesmo. Alguns começam a estudar ao longo do ano, outros intensificam a rotina de estudos conforme o vestibular vai se aproximando. Para cada caso, a escolha do cursinho deve ser adequada.

Algumas instituições oferecem diferentes planos, com preparações intensivas (de 3 a 6 meses) e anuais, ao longo do ano inteiro. Se o seu tempo for curto, um curso intensivo pode ser mais proveitoso para que você reforce os principais conteúdos da prova. 

Um cursinho com a sua cara

A gente sabe que a rotina muitas vezes é corrida e nem sempre é tão simples acompanhar um cursinho de forma presencial ao longo do ano. No entanto, atualmente, os cursinhos têm oferecido uma grande variedade de serviços além das aulas e que podem te ajudar bastante. 

Se seus horários não são regulares, a dica é fazer um curso pré-vestibular online, assim você estuda como e onde quiser. Você também pode aproveitar cursinhos que oferecem cronogramas de estudos personalizados e relatórios de desempenho. 

Em resumo, o melhor cursinho é aquele que mais combina com você, com o seu tempo, seus objetivos e que oferece todo o suporte para que você os atinja. 

Bons estudos e conte sempre com a Voomp! Até mais!


Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.