Saiba tudo sobre os cursinhos pré-vestibular para o ENEM!

Matheus Donay
Colaborador do Voomp

Crédito: Conhecer os temas e personagens pode ajudar os estudantes a focar na hora do estudo. Foto: Canva.com

Participar de um processo seletivo como o ENEM sempre dá um friozinho na barriga, não é mesmo? Afinal, é preciso estar bem preparado para se destacar em um exame super concorrido e atingir seus objetivos.  

Uma das formas mais tradicionais de se preparar é realizar um cursinho pré-vestibular voltado para o ENEM. Mas você sabe como funciona e quais as vantagens? Pensando em ajudar você, a Voomp vai te explicar direitinho como funciona. Acompanhe!

Você sabe o que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado no final dos anos 1990 no Brasil e, ano após ano, foi crescendo e ganhando novas características. Atualmente, é uma das principais formas de acesso às universidades públicas e privadas

Como o nome indica, o ENEM é uma prova nacional. Ou seja, os candidatos de norte a sul realizam a mesma prova em todo território brasileiro. Desta forma, todos os vestibulandos podem concorrer às vagas disponíveis em instituições que possuem o ENEM como forma de entrada. 

Além disso, é possível utilizar a nota do exame para obter bolsas de estudo em universidades privadas através do PROUNI, ou então financiar as mensalidades com o programa FIES. 

As boas oportunidades que o exame oferece para cursar uma faculdade chamaram a atenção dos estudantes, tornando-se uma prova super importante e que mobiliza os estudos durante o ano. Buscando preparar-se da melhor maneira, os cursinhos pré-ENEM surgem como uma boa alternativa. Você sabe como funciona um cursinho?

Pré-vestibular para o ENEM: como funciona?

O principal objetivo dos cursinhos pré-vestibular para o ENEM é preparar os alunos para que tenham um bom desempenho na prova e possam conquistar o sonho de cursar uma faculdade. Por isso, os cursos preparatórios possuem metodologias de ensino próprias, voltadas para a resolução de questões e conhecimento da prova.

Existe uma boa variedade de tipos de cursinhos e você pode avaliar qual combina mais com você. Com o aperfeiçoamento dos recursos tecnológicos, hoje em dia é plenamente possível realizar um cursinho de forma remota, no sistema de ensino a distância (EAD). Em relação aos cursos presenciais, a grande diferença é o caráter virtual. Neste formato, os alunos também conseguem acessar questões, simulados e plantões de tira-dúvidas.

Além da modalidade, você pode optar entre diferentes durações de cursos. É comum que as instituições ofereçam cursos intensivos e extensivos. Nos cursos intensivos, a ideia é relembrar de forma dinâmica todo o conteúdo, reforçando os principais temas, conceitos e fórmulas. Já no curso extensivo, os alunos estudam as matérias ao longo de um ano, de forma mais distribuída. 

Como é a prova do ENEM?

A prova é o grande momento para o candidato que se prepara durante o ano. É através dela que o aluno irá demonstrar todo o conhecimento adquirido ao longo dos meses de estudo. Nos cursos pré-vestibulares, o formato da prova do ENEM é bastante levado em conta, pois implica em estratégias específicas para resolver as questões. Você sabe como funciona a prova?

O ENEM é conhecido por ser um exame extenso, com a presença de muitos gráficos, mapas, charges e que estimula a capacidade interpretativa dos concorrentes. O exame é composto por 180 questões e uma redação, sendo os conteúdos divididos em 4 áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Ciências Humanas. 

Portanto, é preciso ter muita atenção e estar bem preparado para a prova. Estudar bastante é importante, mas estar bem fisicamente e mentalmente é essencial para realizar o exame com tranquilidade. Por focar em um bom desempenho na prova, os cursinhos preparatórios, além de trabalhar as matérias, costumam abordar técnicas de como lidar com o exame. 

Vale a pena fazer um cursinho para se preparar para o ENEM?

Qualquer atitude que você adote visando se preparar melhor é válida. Pode ser a realização de simulados, escrever redações ou assistir videoaulas. No entanto, em um cursinho, você encontra todas essas possibilidades reunidas. 

Na Stoodi, por exemplo, você tem acesso a simulados, correções detalhadas de redações, cronogramas personalizados de estudos e o acompanhamento do seu desempenho. Assim, você pode ter controle sobre o seu progresso no curso e sobre sua taxa de acertos em questões. Bacana, não é mesmo?

Além disso, você conta com todo o apoio especializado de quem entende do assunto. Com acesso às aulas de professores especialistas em cada matéria, você tem a possibilidade de assistir os vídeos quantas vezes quiser.

E o mais interessante é que você pode escolher um cursinho que mais se encaixe com as suas necessidades. Se você deseja apenas reforçar o conteúdo e dar aquele último gás antes da prova, um curso intensivo de 3 a 6 meses é uma ótima pedida. No entanto, se você precisa começar a estudar desde antes para fixar bem as matérias, existem boas ofertas de cursos anuais. 

Ou seja, podemos perceber que não faltam motivos para concluir um cursinho pré-vestibular para o ENEM. Eles têm muito a contribuir na sua preparação para o ENEM. 🙂 

Quanto custa um pré-vestibular ENEM?

Uma dúvida comum entre os vestibulandos é o valor de um cursinho pré-ENEM. Afinal, ninguém deseja gastar uma fortuna para estar bem preparado para realizar o exame, não é verdade?

Quanto a isso, você pode ficar tranquilo. Os preços das instituições podem oscilar, mas você encontra ótimos cursos anuais como os da Stoodi com mensalidades abaixo de R$ 100. Com todos os materiais didáticos disponíveis, dificilmente você precisará adquirir livros ou materiais extras. Ou seja, cursos pré-ENEM não são tão caros assim

O nosso post fica por aqui hoje. Esperamos ter ajudado você a conhecer um pouco melhor como é um cursinho pré-ENEM. A Voomp deseja bons estudos para você e acredita nos seus sonhos junto com você. Até a próxima!


Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.