InícioIdiomasInglêsCursos de inglês para crianças: como funcionam?

Cursos de inglês para crianças: como funcionam?

É muito comum que a maioria das pessoas passe pelos primeiros anos de vida em contato com somente um idioma, que é o idioma nativo. À medida que as pessoas crescem e tomam conhecimento da importância de saber falar inglês, aprender o idioma se torna um grande objetivo.

Aqui na Voomp, vamos compartilhar com você como incentivar as crianças a aprender inglês desde cedo!

Existe idade mínima para aprender inglês?

Você sabia que o processo de aprendizagem de um novo idioma pode ser bem mais fácil se você tiver contato com ele desde a infância? Isso ocorre, pois, nos primeiros anos de vida, o desenvolvimento da linguagem é uma característica marcante. É quando os bebês começam a identificar e pronunciar as primeiras palavras, geralmente aprendidas através da repetição.

Quando uma criança é estimulada a entrar em contato com a língua inglesa desde os primeiros anos, é natural que ela aprenda a assimilar alguns termos. Se o contato com a língua for regular e sistemático, é bem provável que a criança se torne fluente em inglês bem cedo.

Ou seja, não há uma idade mínima. Qualquer criança, independente da faixa etária, pode aprender a falar inglês, inclusive, de forma simultânea ao aprendizado da língua nativa. Aprender duas línguas ao mesmo tempo pode parecer confuso, mas conforme a criança se desenvolve, vai aprendendo a organizar o pensamento e a utilizar os termos adequados.

Por que aprender inglês desde cedo?

Atualmente, dominar uma segunda língua é muito mais que um diferencial, é quase uma exigência nas principais oportunidades educacionais e profissionais. Apesar de ser perfeitamente possível, estudar inglês sem ter tido muito contato prévio com a língua é mais desafiador. Afinal, é preciso de bastante treino para evitar traduções e passar a pensar em inglês.

Contudo, quando você aprende inglês desde os primeiros anos de vida, as etapas do aprendizado tendem a ser mais naturais e fluidas. Deste modo, é evidente a facilidade que crianças possuem para assimilar fonemas e pronunciar as palavras em inglês sem a presença de sotaques. Isso ocorre justamente por ser um período de desenvolvimento da linguagem das crianças.

Além disso, ao conhecer a língua inglesa na infância, você possibilita um enriquecimento cultural muito significativo e que fará diferença no futuro. Com os limites da comunicação expandidos desde cedo, as crianças entram em contato com mais histórias, mais culturas e ampliam a capacidade de compreensão do mundo

E claro, vale lembrar: aprender inglês é um estímulo e tanto para o cérebro! Quando se aprende desde cedo, é comum apresentar maior facilidade para assimilar outros conhecimentos. Ou seja, vale a pena investir no inglês dos pequenos, não acha?

Como funciona um cursinho para inglês para crianças?

O público infantil tem características bem singulares, o que faz com que os pais fiquem bem curiosos na hora de conhecer como funcionam os serviços voltados às crianças. Faz todo sentido, afinal, um curso de inglês para adultos possui diferenças comparado ao oferecido aos jovens. 

Deste modo, os cursos de inglês costumam utilizar metodologias específicas para o ensino de crianças, unindo o aprendizado com a diversão. Elementos como vídeos, jogos, cantigas, estímulo à escrita e pronúncia são muito frequentes nos cursinhos.

Além das aulas em si, os cursinhos oferecem outros serviços para auxiliar na avaliação do aprendizado. No curso Young Learners, oferecido pela Carnegie Brasil, os pequenos alunos possuem acompanhamento de tutores especializados e disponíveis para avaliar a evolução individual. Dúvidas técnicas e pedagógicas também podem ser sanadas com os monitores disponíveis. 

Apesar de as crianças aprenderem se divertindo, ficar fluente em inglês é coisa séria! Nos cursos voltados ao público infantil, todas as atividades são planejadas visando explorar ao máximo as potencialidades dos jovens, de maneira natural e progressiva.

Além do cursinho, você pode incentivar o aprendizado do inglês em outros momentos. Confira algumas dicas que preparamos para você!

Dicas para estimular o aprendizado de inglês em crianças

Antes de qualquer coisa, aprender é algo natural

A infância é uma fase muito especial da vida, que contempla recém-nascidos e pré-adolescentes. Nesta etapa, é interessante introduzir o inglês no cotidiano de forma espontânea e gradual, sem que isso se torne uma pressão. 

Por isso, é sempre importante associar o aprendizado com a diversão, o que é perfeitamente possível!

Brincar e aprender

Se as crianças têm um compromisso, esse compromisso é brincar. Por isso, associar aprendizado e momentos de lazer é uma ótima estratégia para introduzir a língua inglesa no dia a dia e de forma natural.

A diversidade de brincadeiras é grande. As mais tradicionais e que contam com canções permitem que a música seja adaptada ao inglês. Outras brincadeiras envolvendo pronúncia de letras e palavras em inglês também são muito bem-vindas. 

Desenhos animados

Os pequenos educandos adoram passar algum tempinho em frente às telinhas olhando um filme infantil ou um desenho animado, não é verdade? Pois este momento pode ser de muita aprendizagem! 

Hoje em dia, aplicativos de vídeos e streaming possibilitam que você escolha o idioma da dublagem e das legendas. Que tal aprender inglês com a Frozen ou com o Homem-Aranha? Nós achamos uma ótima ideia!

Ouvir, cantar, jogar

Algumas ferramentas permitem com que a língua inglesa seja introduzida no dia a dia de uma forma totalmente espontânea e divertida. Estimular a audição de músicas em inglês é um desses momentos em que as crianças podem ouvir pronúncia e repetir a letra, mesmo que com alguns erros. 

E claro, os pequenos adoram jogar. Seja no celular ou em um tabuleiro. Jogos destinados ao público infantil costumam ser bem intuitivos, portanto, uma boa oportunidade para associar termos e pronúncias com determinadas situações.

Instituições bilíngues

Se você tiver a oportunidade, procure inserir as crianças em uma instituição de ensino que ofereça uma educação bilíngue. Não são todas as escolas infantis que oferecem esse serviço, é verdade. No entanto, é um ótimo investimento para que possam absorver os conhecimentos em inglês.  

Enfim, agora que você já conhece as nossas dicas, o que acha de incentivar as crianças a aprender inglês? O futuro começa agora! 

Obrigado por acompanhar nosso conteúdo, até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.