Como escolher o melhor cursinho pré-vestibular para ingressar na USP?

Matheus Donay
Colaborador do Voomp

Crédito: Fotorreportagem da USP na Cidade Universitária. Local: São Paulo/SP. Data: 26/07/2018. Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) é considerada a maior universidade brasileira e uma das mais prestigiadas na América Latina e no mundo. Todos os anos, milhares de pessoas vão em busca de realizar o sonho de ingressar na USP, mirando uma formação de qualidade.

Os processos seletivos, no entanto, são um tanto concorridos. Por isso, é muito importante estar bem preparado na hora de enfrentar o vestibular. Pensando nisso, a Voomp preparou um conteúdo para você escolher o melhor cursinho para ir atrás do seu sonho de ser aprovado na USP. Bora conferir?

Quais as formas de ingressar na USP?

Atualmente, existem duas maneiras de conquistar uma vaga nos cursos da USP. O ingresso pode ocorrer através da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), que é um órgão autônomo vinculado à universidade, e através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Existem diferenças significativas entre um processo seletivo e outro.

Através do vestibular da FUVEST, os candidatos realizam uma prova elaborada pela própria instituição. A grande maioria das vagas é reservada para o acesso via vestibular e os concorrentes realizam a prova em cidades do estado de São Paulo, uma vez que USP é administrada pelo governo estadual. 

Através do SiSU, a avaliação ocorre através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O sistema foi aprovado a partir de 2015 e representa a menor parte da oferta de vagas. No processo seletivo de 2022, pouco mais de 25% das vagas foram destinadas ao SiSU. No entanto, qualquer candidato que tenha realizado ENEM pode concorrer às vagas, não sendo necessário realizar a prova no Estado de São Paulo. 

Em ambos os processos, as vagas costumam ser bastante concorridas pelos candidatos. Afinal, trata-se de uma instituição muito bem conceituada e com uma grande estrutura. 

Como é o vestibular da FUVEST?

Antes de se preparar para enfrentar o desafio do vestibular, é muito importante conhecer bem a estrutura da prova que você irá fazer. O processo seletivo da FUVEST é um tanto complexo e dura alguns dias, portanto, conhecer bem a prova garantirá que você não seja surpreendido. 

A seleção da FUVEST ocorre em duas fases. Na primeira fase, 90 questões compõem a prova, que tem 5 horas de duração. São questões gerais sobre conteúdos do ensino médio e a prova é padrão para todos os inscritos. 

Já na segunda fase, são dois dias de provas e as questões são dissertativas, variando de acordo com a graduação escolhida. Ou seja, o curso que você escolhe influencia diretamente nas matérias que serão abordadas na segunda etapa. Ao todo, a segunda fase é composta por 22 questões e uma redação. 

Ou seja, é preciso estar bem preparado para ingressar na USP. Além de ser um processo seletivo extenso, o candidato responde questões objetivas, subjetivas e ainda deve focar em matérias específicas de acordo com o que almeja. Visando dar um salto na preparação, muitos candidatos optam por fazer cursinhos pré-vestibulares. Confira algumas dicas para que você escolha o melhor cursinho! 

Dicas para você escolher um cursinho para ingressar na USP

Muitos fatores pesam na balança no momento de escolher o melhor pré-vestibular para passar na USP. Você pode levar em conta a sua disponibilidade de tempo, a duração do curso e os preços cobrados. No entanto, frente a um vestibular concorrido, é importante avaliar as vantagens que os cursinhos oferecem.

Flexibilidade

Se você não dispõe de muito tempo livre e precisa estudar no seu tempo livre, cursinhos que oferecem aulas assíncronas são ótimas opções. Assim, você pode assistir aulas gravadas, estudar a qualquer momento e, em caso de dúvidas, consultar serviços de monitoria e tira-dúvidas caso o cursinho ofereça.

Qualidade dos conteúdos

Muitos cursinhos disponibilizam materiais de livre acesso para que você conheça a qualidade dos materiais fornecidos. Você pode avaliar a qualidade de videoaulas, apostilas, resumos e esquemas. 

O estudo para o vestibular é um tanto diferente do estudo escolar. Portanto, conteúdos de fácil acesso e que auxiliem na fixação das matérias são muito bem-vindos. 

Exercícios e simulados

Quando o assunto é preparação para o vestibular, o treinamento com questões é um tema obrigatório! Portanto, opte por cursinhos que entendam a importância da prática e não poupem na bateria de exercícios e simulados. Assim, você estará muito bem familiarizado com a extensa prova da USP.

Redações corrigidas

A redação é uma matéria crucial e que pode fazer toda a diferença na sua classificação. Assim como ocorre com a resolução de questões, quanto mais você pratica, mais craque você fica! 

Por isso, procure por cursinhos que ofereçam serviço de correção de redações por professores especialistas. Você poderá analisar sua escrita e identificar onde pode melhorar. 

Serviço completo!

Um bom cursinho vai além dos conteúdos de sala de aula. Hoje em dia, muitos têm se reinventado utilizando a tecnologia, criando plataformas próprias e canais interativos. Alguns cursinhos oferecem cronogramas de estudo personalizados, o que é uma ótima ideia para manter-se organizado.

Você também encontra serviços de análise do seu desempenho em simulados. Assim, o cursinho aponta em quais temas você está mandando bem e em quais precisa estudar com mais atenção. Legal, né? 

Valores

Logicamente, quanto mais recursos o cursinho oferece e quanto maior a qualidade, a tendência é que os preços sejam maiores. Mas fique tranquilo, você encontra opções bem equilibradas no mercado, que unem preços acessíveis com bons conteúdos.

Na Stoodi, você acessa mais de 6 mil aulas, plantões tira-dúvidas, relatórios de desempenho e mais de 30 mil exercícios. O valor da mensalidade fica em torno de 50 reais, ou seja, uma boa relação custo-benefício.

Depois que você escolher o melhor cursinho, o desafio está com você! Aqui na Voomp acreditamos na sua (R)evolução. Bons estudos e até mais!


Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.