InícioPós-graduaçãoDireitoMelhores pós-graduações em Direito: veja as especialidades mais cursadas

Melhores pós-graduações em Direito: veja as especialidades mais cursadas

Atualmente, além de cursar uma faculdade, fazer um curso de pós-graduação é o sonho de muita gente. Afinal, ao se especializar em uma determinada área do conhecimento, você dá um grande passo para se tornar um profissional de destaque no mercado de trabalho.

Na área do Direito, as opções de especialização são muito diversificadas. Sendo assim, a Voomp preparou um conteúdo especial para você conhecer algumas das pós-graduações mais procuradas pelos estudantes de Direito. Vamos conferir?

O que são especializações? 

Cursos de especialização são pós-graduações lato sensu, cujo objetivo principal é aprimorar os conhecimentos profissionais em uma determinada área. Ou seja, para cursar uma especialização, é exigido que o aluno possua diploma de nível superior

De forma geral, especializações não são cursos muito extensos. Os conteúdos programados para as especializações costumam ser objetivos, com foco direcionado para a atuação prática do profissional. Desta forma, são cursos que duram, em média, de 6 meses a 2 anos. 

A área do Direito é bem ampla e permite que os profissionais atuem em diversas frentes, trabalhando com temas muito diversos. Na graduação, praticamente todas as especialidades do Direito são abordadas, porém, de um modo generalista, para que o aluno tenha conhecimento de tudo. 

No entanto, quando o bacharel em Direito entra no mercado de trabalho, é comum que sua atuação seja focada em uma determinada especialidade. Este cenário faz com que o Direito seja uma das formações que mais estimula os alunos a buscarem maior qualificação para exercer seu papel profissional com excelência. 

Enfim, agora que você já sabe o que é uma especialização, vamos conferir as especializações que estão em alta na área do Direito?

Quais são as especializações mais cursadas na área do Direito?

  1. Direito Ambiental

Atualmente, a questão ambiental tem despertado bastante a atenção de profissionais de diversas formações. No Direito, os profissionais são capacitados para aplicar medidas legais frente aos problemas ambientais, assessorar e orientar empresas e debater medidas de proteção para o meio ambiente.

Entre os temas estudados nesta especialização, estão Planejamento Urbano e Ambiental, Legislação e Direito Ambiental, Ecologia e Sustentabilidade e Direitos Humanos e Cidadania.

Instituições que oferecem pós-graduação em Direito Ambiental

  1. Direito Trabalhista e Previdenciário

As recentes mudanças e debates ocorridos sobre legislação brasileira tornaram o Direito Trabalhista e Previdenciário uma especialidade em evidência. É o ramo que estuda contratos, obrigações e direitos relacionados ao mundo do trabalho. 

Isso inclui conhecimentos sobre jornadas de trabalho, férias, remuneração e obrigações envolvendo trabalhadores e empregadores.

Instituições que oferecem pós-graduação em Direito Trabalhista e Previdenciário

  1. Direito Imobiliário

A especialização em Direito Imobiliário lida com um setor que costuma estar sempre aquecido. Nesta área, os profissionais se especializam para trabalhar com questões contratuais, com direito à propriedade, regularização de imóveis e tudo o que envolve a questão da moradia.

Esta especialidade é considerada multidisciplinar, pois acaba se relacionando com outras áreas do Direito, como Civil e de Família e Sucessões.

Instituições que oferecem pós-graduação em Direito Imobiliário

  1. Direito Familiar e Sucessório

Trata-se de uma das especializações mais procuradas e que trabalha com questões jurídicas relacionadas aos núcleos familiares. Dentro dos temas estudados nesta pós-graduação, estão casamentos, divisão de bens, guarda de crianças, heranças e divisão de bens. 

Em muitos casos, os processos judiciais neste ramo podem conter momentos de tensão e de sensibilidade, o que sugere que o advogado deva ter competências adequadas para lidar com conflitos familiares. 

Instituições que oferecem pós-graduação em Direito Familiar e Sucessório

  1. Direito, Inovação e Tecnologia

O Direito aplicado à Inovação e Tecnologia é, sem dúvidas, uma das especializações que mais crescem, semelhante ao Direito Digital. Apesar de consolidada na sociedade, a internet ainda apresenta muitos desafios emergentes e que dialogam com o Direito nas redes.

Sendo assim, a especialização busca abordar temas relacionados às problemáticas modernas da tecnologia. São estudos sobre propriedade intelectual na internet, proteção de dados e privacidade na Era Digital. 

Instituições que oferecem pós-graduação em Direito, Inovação e Tecnologia

  1. Direito Tributário

A especialização em Direito Tributário, também conhecida como Direito Fiscal, tem como principal tema de estudo as obrigações tributárias do país, tanto em nível de pessoas físicas como de pessoas jurídicas. 

Trata-se de uma pós-graduação que aborda princípios tributários e tudo que a ele está relacionado, como isenções, obrigações e créditos. 

Instituições que oferecem pós-graduação em Direito Tributário

  1. Direito Civil

No Direito Civil, o profissional estuda as normas jurídicas que incidem sobre a esfera privada de pessoas físicas e jurídicas. Isso significa que o advogado especialista nesta área trata de temas como relações pessoais, patrimoniais e obrigações sociais. 

É o ramo do Direito que busca estabelecer uma relação de bem-estar entre indivíduo e sociedade.

Instituições que oferecem pós-graduação em Direito Civil

  1. Direito Administrativo

A especialização em direito administrativo e gestão pública dispõe sobre conhecimentos jurídicos no âmbito das ações administrativas na esfera pública. Temas como administração pública, auditoria, gestão de recursos e finanças públicas. Com esta especialização, profissionais desenvolvem habilidades de compreensão jurídica e administrativa no espaço público, além de supervisionar processos de gestão.

Instituições que oferecem pós-graduação em Direito Administrativo

Como posso cursar uma especialização em Direito?

Se você possui diploma de nível superior, você pode cursar uma pós-graduação em Direito. Como demonstramos, existem diversas especialidades nesta área, o que se reflete na oferta de cursos de especialização. 

Você pode cursar uma especialização tanto de maneira presencial quanto no formato de ensino a distância (EAD). Muitas das principais especializações que listamos são oferecidas por instituições reconhecidas como a Unopar, Uniderp e a Ampli.  

Confira as durações dos cursos, as matérias programadas em cada um e escolha o que mais tem a ver com a sua carreira!

Nosso post fica por aqui, mas você pode continuar acessando mais conteúdos como este aqui na Voomp. Vamos caminhar juntos! 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.