InícioIdiomasO que é Business English?

O que é Business English?

Cada vez mais as fronteiras do mundo vão se dispersando. A tecnologia, a internet e o desenvolvimento econômico são exemplos de fatores que conectam pessoas de todas as partes do mundo, seja por laços sociais ou relações profissionais. Mas isso não significa que você tenha que dominar 5 idiomas diferentes para se conectar em nível global.

Neste caso, o inglês pode assumir o papel de língua universal, conectando você com pessoas de qualquer lugar do planeta e aumentando suas possibilidades de experiências, relações e negócios.

Neste post, você irá conhecer o que é Business English e o que você tem a ganhar aprendendo inglês voltado para o trabalho. Confira!

Você sabe o que é Business English?

Saber falar inglês está deixando de ser um diferencial quando você procura pelas melhores vagas de emprego. Hoje em dia, ter um segundo idioma é praticamente um requisito. Mas você sabia que existe um nicho da língua inglesa voltado especificamente para o mundo corporativo e para o mercado de trabalho?

O Business English, ou “Inglês para Negócios”, é uma parte do idioma especializada para tratar de assuntos de trabalho, comércio, finanças e relações internacionais. Em um mundo globalizado e com comércio internacional muito forte, o inglês cumpre o papel de intermediar as negociações, que podem ocorrer entre pessoas de qualquer parte do planeta.

Neste caso, o Business English é muito procurado por quem atua no exterior e busca dominar os termos mais frequentes do universo dos negócios, embora não se limite somente a isso. Outros perfis profissionais também podem aprender este ramo do inglês. 

Desta forma, o objetivo é se familiarizar com expressões cotidianas e que são características do trabalho, como enviar e-mails, atender telefonemas, receber clientes. Em hotéis, por exemplo, o Business English é essencial na equipe de funcionários. Afinal, eles irão receber, acomodar e prestar serviços para pessoas de diferentes nacionalidades. 

Qual a importância de aprender Business English?

Assim como ocorre em qualquer língua, existem diferentes tipos de fluência no inglês. Você pode ser extremamente articulado e ter um vocabulário muito rico, ou então, conhecer o suficiente para apresentar uma comunicação clara e coesa. Ou seja, você pode ter um inglês entre médio e bom, mas algumas expressões podem faltar no mundo do trabalho.

O Business English é importante justamente por esta razão: para que você não passe por perrengues na hora de se comunicar no trabalho. Afinal, independentemente da língua, a boa comunicação é um dos pilares do bom funcionamento de um espaço de trabalho.

Obviamente, não há como aprender somente “uma parte” do inglês. Quando você estuda Business English, com foco no mundo dos negócios, você está estudando a língua inglesa como um todo. Isso significa que você acaba aprimorando suas habilidades para dominar normas gramaticais, conjugação de verbos, pronúncia e escuta.

Como já mencionamos, existem lugares onde o Business English é essencial e praticamente um requisito, como no caso de grandes hotéis. O mesmo serve para trabalhos em aeroportos, agências de turismo e restaurantes. Ou seja, ao aprender inglês com foco no mercado de trabalho, você multiplica as suas possibilidades de atuação profissional. 

Quais as vantagens de aprender Business English?

As vantagens de aprender inglês como foco nos negócios e no mercado de trabalho não são pequenas. Além de expandir seus horizontes profissionais, você naturalmente acaba vivenciando novas experiências, conhecendo novas culturas e se reinventando a todo momento.

Suas chances de conseguir um emprego bom aumentam significativamente ao dominar a língua inglesa. Mas e se você já estiver empregado? Tudo ok! Você também sai ganhando. Saber falar inglês faz com que aumentem suas chances de ser promovido e, consequentemente, conquistar salários melhores.

E, claro, uma das vantagens mais bacanas: você está apto para viajar pelo mundo a trabalho. Você pode representar sua empresa em feiras, em treinamentos no exterior, fazendo negócios, parcerias e trocando experiências. De quebra, você pode conhecer novos lugares e viver experiências incríveis!

Por essas razões, a gente super incentiva você a aprender inglês. Pode ser do seu jeito, da sua forma, como você quiser. Ou então, você pode contar com apoio especializado. Um curso de idiomas como o English Career, da Carnegie Brasil, é voltado especialmente para você dar um up na sua carreira.

Business English na prática

Mas afinal, quais são as expressões frequentes e características do inglês voltado aos negócios? Ao procurar por uma vaga de emprego, é comum que você encontre na descrição diversos termos em inglês. São palavras que, mesmo em um texto em português, não são traduzidas, pois representam bem o conceito e a ideia. Vamos conferir algumas?

B2B – Em inglês, a sigla representa a expressão Business to Business. Ou seja, representa as interações feitas entre empresas, o que pode contemplar vendas, parcerias e relacionamento.

Brainstorming – Na tradução literal, significa uma “tempestade de ideias”. Você verá o termo ser aplicado para nomear dinâmicas de grupos, com objetivo de produzir novas ideias, soluções e promover a criatividade, tanto coletiva como individual.

Case – Um case diz respeito a uma experiência profissional muito positiva na sua carreira, geralmente envolvendo clientes. Quando você apresenta um case, você compartilha um serviço que tenha prestado, junto com suas ideias, estratégias e resultados. 

CRM – A sigla significa Customer Relationship Manager, que em português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Geralmente, é um trabalho feito com softwares, com objetivo de analisar e planejar as interações com clientes.

Feedback – Uma das palavras mais utilizadas na rotina de trabalho, feedback significa uma etapa da comunicação onde uma pessoa apresenta um retorno ou uma avaliação. Pode ser de alguma tarefa, algum resultado ou algum comportamento. 

UX – O termo tem crescido bastante no mercado de trabalho e significa User Experience, ou seja, a experiência do usuário. Trata-se de uma área que pensa em como aprimorar a experiência dos consumidores com seus produtos. 

Enfim, agora que você já está conhecendo alguns termos, que tal investir para valer na sua carreira dominar de vez a língua inglesa? Nós achamos uma ótima ideia! 

Continue acompanhando a página da Voomp para mais conteúdos como este, estamos juntos na sua caminhada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.